Autoconhecimento

Quando o maior obstáculo se encontra no espelho: a autossabotagem

Homem branco cortando tronco de árvore.
photoschmidt / Shutterstock
Escrito por Carla Marçal

A autossabotagem é um mecanismo inconsciente que nos impede de alcançar o sucesso nas diversas áreas da vida.

Sabotar a si mesmo é limitar-se, criando desculpas e evitando fazer o que precisa ser feito, é impedir a própria evolução. Isso normalmente acontece quando estamos perto de conquistar algo positivo e passamos a nos questionar se realmente somos capazes e merecedores daquilo.

Muitas vezes usamos o medo para nos defender do que é desconhecido para nós. O medo de ser exposto do julgamento do outro. Assim, começamos a não só não assumir as responsabilidades, mas também a culpar o outro.

É comum utilizar frases como “Não consegui porque não tive tempo o suficiente” ou “Fulano não me ajudou; por isso, não deu certo”.

E quando deveríamos nos levantar e tentar por outro caminho, superando os obstáculos, acabamos desistindo dos nossos sonhos.

Às vezes, por medo do julgamento dos outros, ou até mesmo de forma inconsciente, acabamos aceitando nos moldarmos para cabermos nos vários padrões que existem. Com isso, nos perdemos de nós mesmos e também nossa autenticidade.

Close em olho de homem branco.
Abbat / Unsplash

Você não precisa se colocar em uma caixinha. A verdade é que sempre haverá julgamentos, sendo você mesmo ou tentando se encaixar. Por isso, é importante valorizar mais a sua opinião do que a dos outros; afinal, quem sabe mais da sua vida além de você mesmo?

Para assumir quem você é em essência, sem tentar se encaixar nesses padrões, é preciso ter muita coragem, mas o fruto que se colhe disso é ter a vida feliz com que você sempre sonhou.

Você também pode gostar

A terapia pode te ajudar a ressignificar esses padrões. Entre em contato comigo e agende sua sessão, para eu poder te ajudar.

Agende um bate-papo comigo. No nosso primeiro encontro, conversaremos, e será avaliada a melhor forma para conduzir o seu processo. Não se preocupe, pois eu não cobro por essa conversa.

Psicóloga Carla Marçal.

(11) 99916-1828.

Sobre o autor

Carla Marçal

Psicóloga por formação, com uma carreira profissional de sucesso já em nível diretivo em grandes corporações; conquistei tudo que rotulamos que devemos ter para ser feliz.

Paralelamente à minha carreira, sempre me dediquei a estudos para conhecer/entender o comportamento humano: me formei psicodramatista e estudei coaching, PNL, antroposofia e outras técnicas com o objetivo de ajudar pessoas e organizações a passarem com sucesso por processos de mudanças, humanização e desenvolvimento pessoal e profissional. Mas sempre faltava algo, nunca conseguia me sentir plenamente realizada. Em 2017, após a cura de um câncer de tireoide, decidi passar por um período sabático, me aprofundei em livros, cursos e materiais de diversos mentores, bem como me dediquei a descobrir meu verdadeiro propósito de vida.

Foi nessa jornada de autoconhecimento que encontrei o Thetahealig®, em que de cliente passei a terapeuta e instrutora oficial da técnica. Me formei operadora de mesa quântica estelar, de mesa quântica estelar-pets e professora de MQE.

Hoje atuo com verdadeira paixão pelo que faço e vivo de acordo com o meu verdadeiro propósito de propagar muita luz, boas vibrações, alegria e energias positivas para que as pessoas e o planeta tenham uma vida plena e feliz.

Minha realização é ajudar pessoas e animais a terem saúde mental, emocional e física.

Email: Camarcal67@lwmail.com.br
Site: linktr.ee/carlamarcal_
Facebook: carlamarcalpsicoterapeuta
Instagram: @carlamarcal_
Twitter: @carlamarcal
Youtube: Carla Marçal
Youtube: Carla Marçal