Autoconhecimento

Persistência e paciência

Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Vivemos em um mundo em que, claramente, nos estressamos com pequenas coisas do dia a dia. Sempre que estamos enfrentando momentos mais turbulentos ou nos sentimos mais sobrecarregados, acabamos não tendo paciência e persistência para resolver nossos problemas da maneira mais fácil.

Como todos nós sabemos, falar é fácil, não é mesmo? O problema está na hora de colocarmos em prática nossos valores e conceitos. Você já deve ter observado que quando passamos por este tipo de situação no nosso trabalho, por exemplo, diversas pessoas, que estão vendo o problema por outro ângulo, nos oferecem dicas e ainda nos mostram uma maneira de aplicação desses conselhos em nossa vida (como se fosse a coisa mais fácil do mundo).

Um bom exemplo disso pode ser ilustrado pela competição e imediatismo presente no mercado de trabalho. O mundo em que vivemos é estimulado por uma compensação quase que imediata e uma grande necessidade de reconhecimento. Por isso, a persistência e a paciência são consideradas valores chave para alcançarmos o tão sonhado sucesso.

Sempre almejamos algo a mais, como um carro mais moderno, uma casa maior, uma promoção, etc. Sendo assim, não é nada difícil tentarmos entender o porquê de tantos funcionários e empregados possuírem tantas dificuldades para esperar de maneira paciente que todo o seu trabalho e esforço sejam enfim, recompensados. Queremos sempre o imediato, o agora, a aprovação de forma instantânea e sempre queremos receber elogios que elevem o nosso ego.

Os efeitos positivos desses valores não se dão de maneira imediata, eles demandam um tempo determinado para que possam se tornar palpáveis e reais. Em geral, para que alcancemos sucesso em negócios, temos de trabalhar arduamente em um longo caminho pré-determinado.

Podemos definir a persistência como sendo a habilidade de continuar nos esforçando, mesmo quando obstáculos ou desafios desanimadores nos atingem. Em um mundo em que a maioria dos indivíduos acaba desistindo do sonho ao dar de frente com alguma dificuldade, quem possui essa qualidade acaba se destacando e alcançando mais facilmente o sucesso. Podemos dizer ainda que esta característica faz com que o indivíduo que a possui consiga desenvolver mais habilidades, capacidades e vencer com destreza suas limitações.

Algumas coisas realmente fazem valer a pena toda a espera. Por isso, é essencial que você saiba usar com discernimento esses valores. Se puder lhe dar algum conselho, eis aqui um que considero importante: sempre faça o que estiver ao seu alcance e também o que não estiver, se deseja alcançar algum objetivo ou sonho. Procure se abster de críticas mais negativas e aproveite as positivas para melhorar seus pontos mais fracos. Lembre-se sempre de manter a paciência naqueles momentos mais conturbados. O importante mesmo é nunca desistir. O sucesso um dia vem.

Não custa nada tentar, não é mesmo?


Texto escrito por Flávia Faria da Equipe Eu Sem Fronteiras.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]