Autoconhecimento Coaching

Paciência

Sergio Giavoni
Escrito por Sergio Giavoni
Por definição, ‘paciência’ é entender que tudo tem o seu tempo, que tudo vem ao seu tempo. Dar o tempo necessário, para crescer, brotar e florescer. Aceitar o ciclo da vida. Respeitar o fluxo do tempo. Observar o tempo passar. Esperar o tempo certo para plantar, para colher, para agir, para seguir e para aprender.

Flores

Uma virtude, mas que às vezes esquecemos e, então, surge a ansiedade, o desespero e a frustração. Mas nada como se lembrar da paciência e praticá-la. Um dia destes li o seguinte: “As coisas acontecem quando você menos espera”.

O fato de entender melhor a paciência, praticá-la, cultivá- la e propagá-la vem, de certa forma, com a maturidade. Crianças, adolescentes e jovens, em sua maioria, querem as coisas tudo para ontem. Isto quando são coisas que lhes convém, ou seja, “prazeres”.

Quando são coisas chamadas “deveres”, não têm paciência para execução e não querem executar. Já com as experiências da vida, as decisões tomadas, as expectativas vividas, a paciência torna-se mais presente em nosso dia a dia.

A paciência é rara, ela acalma o coração e faz a mente brilhar.

Os conflitos são comuns: eles doem no coração e distorcem os pensamentos. A paciência é rara, ela acalma o coração e faz a mente brilhar. É preciso postura, firmeza e confiança em si próprio para manter a calma em todos os momentos e ser meticuloso e paciente com os dissabores do meio em que se vive. Afinal, o mundo é uma sociedade. A paciência vence. A paciência vence a oposição. Ela controla você e suas conquistas.

E isto realmente funciona: “As coisas acontecem quando você menos espera”. Respire profundamente 3 vezes. Assuma a responsabilidade e o controle de sua vida. O universo respeita essa lei. Tudo ao seu tempo. É preciso plantar para colher… Agora, se você quer que algo muito importante e relevante em sua vida aconteça, você precisa entrar em ação e “plantar”. E depois, é só esperar e “regar”. Faça o melhor que você pode em todo esse processo e espere. Muitos dirão que você tem sorte, mas na realidade você plantou e regou melhor que os “outros”.

E como diz o líder religioso tibetano Dalai Lama: “Nem o ontem, nem o amanhã, apenas o hoje”. Hoje, nos encontramos onde nossos pensamentos nos fizeram chegar. Tenha paciência!

Sucesso! Felicidades! Prosperidade! Vamos em frente!

Sua opinião é bem-vinda, sempre que colocada com a educação e o respeito que todos merecem. Os comentários deixados neste artigo são de exclusiva responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site.

Sobre o autor

Sergio Giavoni

Sergio Giavoni

Sócio Diretor da Harmonia Consultoria e Assessoria em Pessoas. É Economista com MBA Executivo em Administração de Empresas, Certificado em Capacitação Gerencial, Gestão Estratégica das Pessoas, Gestão Estratégica de Negócios, Palestrante Profissional, Personal & Profissional Coach, Leadership Coach, Carrer Coach, Alpha Coach, Executive Coach, Business Coach, e Analista PDA – Personal Development Analysis (Avaliação de Perfil Comportamental).

Experiência profissional executiva em bancos, ocupando por último o cargo de Superintendente Comercial da rede de agências.

Desempenha a função de Coach Pessoal, Profissional, Executivo e Business, com diversas atuações no desenvolvimento de objetivos, resultados e performance de pessoas, equipes e empresas.

Desempenha também a função de palestrante e instrutor em assuntos pertinentes à Liderança, Motivação, Engajamento, Atendimento à Clientes e Vendas.

Coordenador de Mentoria do Grupo BNI (Business Network International) Exponencial – São Bernardo do Campo – SP.

Coautor do livro “Planejamento Estratégico para a Vida” – Editora Ser Mais – Dez/2015.

Telefone: 11 4427-9604 e 11 99979-7050
E-mail
[email protected]
Sites
www.harmoniaconsultoria.com.br/
Blog
www.harmoniaconsultoriaeassessoria.com.br
LinkedIN
Sergio Giavoni
Instagram
@sergiogiavoni
Facebook
facebook.com/sergiogiavoni
Twitter
@SGiavoni