Autoconhecimento Coaching

A paciência é uma decisão

Sergio Giavoni
Escrito por Sergio Giavoni

Em dias cada vez mais corridos escolher ser paciente é difícil. Como fazê-lo então?

A paciência é uma decisão que escolhemos tomar não apenas uma vez, mas repetidamente. A paciência não é simplesmente algo que temos ou não temos. Ela é uma decisão que tomamos, uma opção que fazemos repetidamente. Quanto mais tivermos consciência de que a paciência é uma decisão, mais livres estaremos para tomá-la.

Decidimos ser pacientes quando queremos perder peso e, em vez de tentar perder “cinquenta quilos em um mês”, nos empenhamos com persistência para atingir nosso objetivo e para aumentar a probabilidade de um sucesso duradouro. Casais escolhem a paciência quando têm dificuldade para engravidar, pessoas que querem abandonar um vício e para se formar em um curso superior, apoiam-se e decidem-se pela paciência.

Quando encaramos a paciência como uma decisão, compreendemos que precisaremos escolhê-la inúmeras vezes, talvez não somente em circunstâncias tão difíceis e extremas, mas em opções pequenas e cotidianas que nos farão mais livres e certamente mais felizes.

shutterstock_137327828Quando nos lembramos que qualquer coisa que estamos esperando – mesmo as que nos deixam enlouquecidos – vai demorar o tempo que for necessário para chegar, é mais fácil ter paciência. Passamos a nos harmonizar com o ritmo do tempo em vez de insistir para que ele se materialize imediatamente.

A beleza da opção pela paciência se encontra no fato de que, mesmo que sejamos pessoas impacientes, sempre teremos uma outra oportunidade para escolher! Em qualquer circunstância que estejamos vivenciando, somos capazes de escolher a serenidade.

Quanto mais nos convencemos de que a vida se move em seu próprio ritmo, mais paciência teremos. Esse tipo de paciência faz bem à alma. Esperar com paciência nos faz permitir que a vida se mova e nos transforme, enquanto nos envergamos como árvores ao vento, dobrando e contorcendo sem quebrar, e, apesar de tudo, sobrevivendo.

Dia após dia, momento após momento, a decisão é sua.

A fé significa crença no desconhecido, a serena convicção de que, embora você possa imaginar como, em algum momento, em algum lugar, e de maneira correta, aquilo que você deseja irá acontecer.

Daphne Rose Kingma

Sucesso! Felicidades! Vamos em frente!

Sobre o autor

Sergio Giavoni

Sergio Giavoni

Sócio Diretor da Harmonia Consultoria e Assessoria em Pessoas. É Economista com MBA Executivo em Administração de Empresas, Certificado em Capacitação Gerencial, Gestão Estratégica das Pessoas, Gestão Estratégica de Negócios, Palestrante Profissional, Personal & Profissional Coach, Leadership Coach, Carrer Coach, Alpha Coach, Executive Coach, Business Coach, e Analista PDA – Personal Development Analysis (Avaliação de Perfil Comportamental).

Experiência profissional executiva em bancos, ocupando por último o cargo de Superintendente Comercial da rede de agências.

Desempenha a função de Coach Pessoal, Profissional, Executivo e Business, com diversas atuações no desenvolvimento de objetivos, resultados e performance de pessoas, equipes e empresas.

Desempenha também a função de palestrante e instrutor em assuntos pertinentes à Liderança, Motivação, Engajamento, Atendimento à Clientes e Vendas.

Coordenador de Mentoria do Grupo BNI (Business Network International) Exponencial – São Bernardo do Campo – SP.

Coautor do livro “Planejamento Estratégico para a Vida” – Editora Ser Mais – Dez/2015.

Telefone: 11 4427-9604 e 11 99979-7050
E-mail
[email protected]
Sites
www.harmoniaconsultoria.com.br/
Blog
www.harmoniaconsultoriaeassessoria.com.br
LinkedIN
Sergio Giavoni
Instagram
@sergiogiavoni
Facebook
facebook.com/sergiogiavoni
Twitter
@SGiavoni