Já ouviu falar na “dragon fruit tree”? E se falarmos em pitaya? O nome em inglês é devido à semelhança com o dragão. A fruta nasce do cacto – Cactos epífitos e existem três tipos: casca rosa e polpa branca, casca amarela e polpa branca e casca rosa e polpa vermelha. Popular no México, a safra brasileira começa em dezembro. Conheça os benefícios da pitaya e coloque essa exótica fruta em sua dieta.
Pitaya fortalece o sistema imunológico
Ela é riquíssima em vitamina C. Esse nutriente também evita problemas oculares, fortalece os ossos e por ser um poderoso antioxidante, reduz os riscos de câncer.
Facilita a digestão
Fonte de fibras, a “fruta do dragão” melhora a saúde intestinal, por isso evita a prisão de ventre e o câncer colorretal. As sementes agem como laxante.
Evita doenças cardiovasculares
Suas sementes têm ômegas 3 e 6, o que diminui os riscos de ter pressão alta, reduz o colesterol ruim, melhora o bom e regula os níveis de açúcar no sangue.
É termogênica
Isso acelera o metabolismo, as gorduras são queimadas bem mais rápido e você emagrece. O hormônio glucagon traz sensação de saciedade e o aminoácido tiramina diminui a vontade de comer doces. Excelente opção para os lanches.
Deixa a pele saudável
Os antioxidantes retardam o envelhecimento. A fruta ainda estimula a produção de colágeno. Muitos fabricantes de produtos faciais incorporaram a fruta em suas fórmulas. Mas, você pode fazer máscaras faciais de pitaya. Veja como fazer uma máscara antienvelhecimento:
- Misture meia pitaya sem sementes com uma colher de sopa de mel;
- Aplique no rosto e espere 20 minutos;
- Tire com água morna e hidrate conforme o habitual.
Use uma vez por semana.
Como escolher e armazenar a pitaya?
Seja qual for a cor, ela deve estar bem viva. A casca não pode ter lesões. Fechada, a fruta dura aproximadamente duas semanas, depois de aberta é para consumo imediato ou, no dia seguinte. Guarde a polpa no congelador.
Como consumir?
In natura, em sucos, acrescentá-la no suco verde, batida com iogurte e nas saladas. Confira uma receita de suco:
- 3 xícaras de pitaya com semente;
- 2 xícaras de água de coco;
- 1 rodela de gengibre;
- ½ xícara de couve;
- 1 colher de sopa de linhaça.
Você adora ler sobre o poder das frutas?
Então vai adorar esse post.
Texto escrito por Sumaia de Santana Salgado da Equipe Eu Sem Fronteiras