Nutrição

Pitaya e seus benefícios

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Escrito por Eu Sem Fronteiras

Já ouviu falar na “dragon fruit tree”? E se falarmos em pitaya? O nome em inglês é devido à semelhança com o dragão. A fruta nasce do cacto – Cactos epífitos e existem três tipos: casca rosa e polpa branca, casca amarela e polpa branca e casca rosa e polpa vermelha. Popular no México, a safra brasileira começa em dezembro. Conheça os benefícios da pitaya e coloque essa exótica fruta em sua dieta.

Pitaya fortalece o sistema imunológico

Ela é riquíssima em vitamina C. Esse nutriente também evita problemas oculares, fortalece os ossos e por ser um poderoso antioxidante, reduz os riscos de câncer.

Facilita a digestão

Fonte de fibras, a “fruta do dragão” melhora a saúde intestinal, por isso evita a prisão de ventre e o câncer colorretal. As sementes agem como laxante.

Evita doenças cardiovasculares

Suas sementes têm ômegas 3 e 6, o que diminui os riscos de ter pressão alta, reduz o colesterol ruim, melhora o bom e regula os níveis de açúcar no sangue.

É termogênica

Isso acelera o metabolismo, as gorduras são queimadas bem mais rápido e você emagrece. O hormônio glucagon traz sensação de saciedade e o aminoácido tiramina diminui a vontade de comer doces.  Excelente opção para os lanches.

Deixa a pele saudável

Os antioxidantes retardam o envelhecimento. A fruta ainda estimula a produção de colágeno. Muitos fabricantes de produtos faciais incorporaram a fruta em suas fórmulas. Mas, você pode fazer máscaras faciais de pitaya. Veja como fazer uma máscara antienvelhecimento:

  • Misture meia pitaya sem sementes com uma colher de sopa de mel;
  • Aplique no rosto e espere 20 minutos;
  • Tire com água morna e hidrate conforme o habitual.

Use uma vez por semana.

Como escolher e armazenar a pitaya?

Seja qual for a cor, ela deve estar bem viva. A casca não pode ter lesões. Fechada, a fruta dura aproximadamente duas semanas, depois de aberta é para consumo imediato ou, no dia seguinte. Guarde a polpa no congelador.

Como consumir?

In natura, em sucos, acrescentá-la no suco verde, batida com iogurte e nas saladas. Confira uma receita de suco:

  • 3 xícaras de pitaya com semente;
  • 2 xícaras de água de coco;
  • 1 rodela de gengibre;
  • ½ xícara de couve;
  • 1 colher de sopa de linhaça.

Você adora ler sobre o poder das frutas?

Então vai adorar esse post.


Texto escrito por Sumaia de Santana Salgado da Equipe Eu Sem Fronteiras

Sobre o autor

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