Nutrição

Pitaya e seus benefícios

Woman`s hand holding exotic dragon fruit (Hylocereus monacanthus Pitahaya Pitaya) isolated on grey textured background. Bright red violet skinned fruit with violet flesh. Artistic retouching.
Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Já ouviu falar na “dragon fruit tree”? E se falarmos em pitaya? O nome em inglês é devido à semelhança com o dragão. A fruta nasce do cacto – Cactos epífitos e existem três tipos: casca rosa e polpa branca, casca amarela e polpa branca e casca rosa e polpa vermelha. Popular no México, a safra brasileira começa em dezembro. Conheça os benefícios da pitaya e coloque essa exótica fruta em sua dieta.

Pitaya fortalece o sistema imunológico

Ela é riquíssima em vitamina C. Esse nutriente também evita problemas oculares, fortalece os ossos e por ser um poderoso antioxidante, reduz os riscos de câncer.

Facilita a digestão

Fonte de fibras, a “fruta do dragão” melhora a saúde intestinal, por isso evita a prisão de ventre e o câncer colorretal. As sementes agem como laxante.

Evita doenças cardiovasculares

Suas sementes têm ômegas 3 e 6, o que diminui os riscos de ter pressão alta, reduz o colesterol ruim, melhora o bom e regula os níveis de açúcar no sangue.

É termogênica

Isso acelera o metabolismo, as gorduras são queimadas bem mais rápido e você emagrece. O hormônio glucagon traz sensação de saciedade e o aminoácido tiramina diminui a vontade de comer doces.  Excelente opção para os lanches.

Deixa a pele saudável

Os antioxidantes retardam o envelhecimento. A fruta ainda estimula a produção de colágeno. Muitos fabricantes de produtos faciais incorporaram a fruta em suas fórmulas. Mas, você pode fazer máscaras faciais de pitaya. Veja como fazer uma máscara antienvelhecimento:

  • Misture meia pitaya sem sementes com uma colher de sopa de mel;
  • Aplique no rosto e espere 20 minutos;
  • Tire com água morna e hidrate conforme o habitual.

Use uma vez por semana.

Como escolher e armazenar a pitaya?

Seja qual for a cor, ela deve estar bem viva. A casca não pode ter lesões. Fechada, a fruta dura aproximadamente duas semanas, depois de aberta é para consumo imediato ou, no dia seguinte. Guarde a polpa no congelador.

Como consumir?

In natura, em sucos, acrescentá-la no suco verde, batida com iogurte e nas saladas. Confira uma receita de suco:

  • 3 xícaras de pitaya com semente;
  • 2 xícaras de água de coco;
  • 1 rodela de gengibre;
  • ½ xícara de couve;
  • 1 colher de sopa de linhaça.

Você adora ler sobre o poder das frutas?

Então vai adorar esse post.


Texto escrito por Sumaia de Santana Salgado da Equipe Eu Sem Fronteiras

Sobre o autor

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