Nutrição Receitas Saúde Integral

Os benefícios da Pitaya

Fruta chamativa, principalmente por sua aparência bonita e diferente, de fortes tons de cor-de-rosa e verde por fora, e delicados pontos pretos numa superfície branca por dentro, a pitaya (ou “pitaia”) é nativa da América Central — apesar de ser cultivada também em outros países americanos e até mesmo na China.

Para muito além de sua beleza, a pitaya traz, junto com seu sabor, benefícios diversos para a saúde e para a estética, apresentando utilidades para a diabetes e para os cabelos, por exemplo. Subestimado, esse alimento, que também é conhecido como fruta-do-dragão, é uma verdadeira caixinha de surpresas. Então, venha mergulhar no universo da fruta pitaya e surpreenda-se com seus usos e benefícios!

Tipos de Pitaya

Embora a pitaya seja mais conhecida na versão da casca cor de rosa, frequentemente vista em fotos conceituais nas redes sociais, ela existe em outras colorações, que configuram diferentes tipos da fruta. Na verdade, a dita “pitaya rosa” é, na verdade, chamada de pitaya branca (de nome científico Hylocereus undatus), cultivada, no Brasil, mais no Nordeste e no Sul.

Há também a pitaya amarela (Hylocereus megalanthus), mais comum na Colômbia, que, de certo modo, lembra um pouco a aparência de um maracujá, principalmente quando cortada ao meio, por mais que seu interior seja branco como o da pitaya branca (ou cor-de-rosa). Por fim, a mais curiosa de todas é a pitaya vermelha (Hylocereus costaricensis), que é quase idêntica exteriormente à branca, mas que tem o seu interior totalmente colorido por um tom que transita entre o vermelho, o roxo e o próprio rosa.

Embora muito parecidas no gosto e em aspectos mais gerais, cada um dos tipos da fruta têm especificidades que diferem em um benefício ou outro, que você vai entender com mais detalhes ao longo dessa leitura!

Benefícios da Pitaya para o cabelo

Pitaya branca cortada ao meio
sergioboccardo de Getty Images Pro / Canva

Sendo uma fruta antioxidante, o suco da pitaya pode ser aplicado aos cabelos com a finalidade de manter os folículos capilares abertos, ato que possibilita a melhor respiração dos fios, de extrema necessidade, principalmente, para aqueles que passaram por químicas recentemente ou colorações.

Isso porque o efeito do suco da pitaya nos cabelos é restaurador, ao mesmo tempo que também é hidratante, já que garante não só uma quase reparação dos danos químicos, mas também uma maciez na cabeleira.

Benefícios da Pitaya vermelha

Não à toa a pitaya vermelha é toda da cor do nosso sangue, já que ela é, de fato, um ótimo alimento para o coração. Acontece que a fruta é como um tônico cardíaco, que colabora no ajuste da pressão arterial, podendo prevenir problemas de hipertensão e o desenvolvimento de outras doenças cardíacas.

Também, este tipo específico da fruta é uma fonte de gorduras monossaturadas, que contribuem para o aumento do colesterol bom e a diminuição do colesterol ruim; mais uma vez, garantindo a saúde de um dos órgãos mais importantes do corpo humano, o coração.

Benefícios da Pitaya para diabetes

Qualquer um dos tipos de pitaya é uma ótima opção de alimento para pessoas diabéticas, afinal, a grande quantidade de fibras da fruta ajuda a estabilizar os níveis de açúcar da corrente sanguínea. Inclusive, em Tawaian, diz-se que a pitaya é um substituto do arroz, justamente por ser importante fonte de fibras.

Além disso, a fruta também auxilia na inibição dos picos de açúcar, sendo o alimento ideal para se comer após ingerir algo de alto índice glicêmico, para equilibrar o sangue e prevenir males diversos da diabetes.

Benefícios da Pitaya branca

Pitaya branca cortada
photos_martYmage de Getty Images / Canva

A ação antioxidante da pitaya branca auxilia na prevenção do câncer ao proteger as células do corpo humano, previne contra doenças cardíacas ao regular o colesterol, combate anemia, osteoporose e doenças gastrointestinais e, ainda, fortalece o sistema imunológico.

Você também pode gostar:

Mas, para além da saúde, este tipo da fruta também traz benefícios à beleza, podendo ser utilizado na pele, principalmente por ser rica em vitamina C. Amassando a polpa da pitaya branca para fazer uma espécie de massa, você pode aplicá-la ao rosto e deixar por alguns minutos para que seus componentes façam efeito. Depois, lave bem a face com água e aguarde os resultados!

Receita de suco de cremoso de Pitaya

Ingredientes:
• 200 mL de de água
• 100 g de polpa de pitaya

Modo de preparo:
Num liquidificador, bata a polpa da pitaya com a água por bastante tempo, até que a consistência fique bem cremosa. Para incrementar a receita, você pode acrescentar hortelã à gosto no suco quando for misturar, bem como utilizar a criatividade para fazer mixes de frutas com a pitaya, incluindo morangos, limões ou o que preferir. Sirva gelado!

Apesar de a fruta pitaya ser ótima para os cabelos e para a pele, é importante ressaltar que o melhor modo de absorver os benefícios de um alimento natural é comendo-o! Assim, além de ficar com a aparência tão bela quanto a da própria fruta, você vai também se aproveitar dos diversos bens que ela tem a proporcionar na sua saúde. Faça bom proveito!

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para colunistas@eusemfronteiras.com.br