Nutrição Receitas Saúde Integral

Os benefícios da Pitaya

Lots of dragon fruit on market stand Thailand.
Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras
Pitaya ou Pitaia? As duas maneiras estão corretas. A fruta também é chamada de “fruta dragão”, devido seu aspecto escamoso. Sua temporada é entre março e abril. A pitaya teve origem na América Central e México, mas hoje em dia já é produzida pelo mundo afora.

Possui três variações: branca, amarela e vermelha, mas ainda assim todas possuem o mesmo poder nutritivo, ou seja, você ainda pode escolher a cor que mais te agradar. Exótica, docinha, macia e suculenta, a pitaya traz inúmeros benefícios para a saúde.

Entre as vantagens podemos destacar que ela é uma fonte de gorduras monoinsaturadas saudáveis que são ácidos graxos, extremamente importantes para o corpo, pois fornecem energia e ajudam a reduzir o colesterol ruim.

Além de proteger o coração, auxilia no sistema imunológico, é rica em antioxidantes e vitamina C, mantendo a pele jovem e saudável; ajuda a equilibrar o açúcar do sangue, portanto, é muito indicada para pessoas que sofrem com diabetes; também pode ser uma aliada para quem está de dieta, já que a fruta possui glucagon, que dá sensação de saciedade e tiramina, que inibe o apetite; é uma excelente fonte de nutrientes que além de tudo o que já foi citado, possui fósforo e oligossárideos, que auxiliam o processo digestivo, previne o câncer de cólon e a diabetes.

Pitaya.

Você também pode gostar:

Para comer a pitaya não se pode inventar muito, o indicado é consumi-la naturalmente. Abaixo, seguem algumas dicas de como a fruta pode ser consumida:

Suco de pitaya

Ingredientes:

  • 350 ml de água de coco.
  • 1 pitaya descascada.

Modo de preparo:

Bata os ingredientes no liquidificador e sirva.

Mousse de pitaya

Ingredientes:

  • 1 pitaya inteira.
  • 1 lata de leite condensado de soja.
  • 1 envelope de gelatina incolor sem sabor.
  • 1 caixa de creme de leite sem lactose.

Modo de preparo:

Bata tudo no liquidificador, depois coloque em um refratário e leve à geladeira por 6 horas. Pronto, agora já pode servir!

Salada de pitaya

Ingredientes:

  • 1 pitaya
  • 1 kiwi
  • 1 laranja
  • 1 fatia de melancia

Modo de preparo:

Corte a polpa da pitaya, o kiwi e a melancia (sem sementes) em quadradinhos. As laranjas devem ser servidas sem a pele branca e em gomos, ela será a responsável por dar uma leve acidez para sobremesa.


Texto escrito por Natalia Nocelli de Souza da Equipe Eu Sem Fronteiras.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]