Nutrição Nutrição Funcional

Frutas antioxidantes: conheça as frutas vermelhas!

Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras
Antes de mais nada, é importante definirmos o que são as “frutas vermelhas”. O nome engloba um conjunto de frutas de cor vermelha e arroxeada, que tem um fator em comum: sua riqueza em antioxidantes e benefícios ao corpo humano. O morango, o mirtilo, a acerola, a framboesa, a amora e muitas outras são frutas que se enquadram nessa categoria.

As frutas vermelhas ajudam a conservar a pele, proteger a saúde contra infecções e inflamações e ainda mantém o cérebro jovial. Tudo isso se deve graças aos seus componentes antioxidantes, que detém os radicais livres (moléculas instáveis que provocam doenças e agridem as células, além de envelhecê-las).

Os dois principais antioxidantes encontrados nas frutas vermelhas são o ácido elágico e as antocianinas. Esses dois componentes são importantes aliados na saúde cardíaca, porque protegem as artérias e, também, auxiliam na prevenção de diversos tipos de câncer. Possuem propriedades que inibem enzimas que participam de processos inflamatórios no organismo, dando suporte ao sistema imunológico.

Uma outra vantagem de se consumir essas frutinhas é a diminuição do colesterol ruim do sangue. Um estudo realizado pela Universidade Federal de Minas Gerais comprovou que as antocianinas reduzem a taxa de colesterol em 48,6%.

Morango e mirtilo (a famosa blueberry) podem reduzir riscos de infarto em mulheres de 25 a 42 anos, segundo um estudo realizado pela Escola de Medicina de Harvard, que comprovou que a ingestão regular dessas frutas reduz em 32% o risco de sofrer do problema.

No cérebro, as vantagens também são inúmeras. As frutas são capazes de retardar o envelhecimento das células cerebrais, mantendo saudável a memória, concentração e outras funções cognitivas.

Por possuir baixo índice glicêmico, elas também previnem a obesidade e diabetes.
Para sentir na pele todas as maravilhas provindas das frutas vermelhas, recomenda-se a ingestão de uma xícara de chá de uma combinação das frutas três vezes na semana. Elas podem ser ingeridas como sobremesa, em lanches, com cereais, no leite ou iogurte. Podem ser encontradas congeladas, sendo ótimas para preparação de smoothies e shakes.

Frutas vermelhas com maior poder antioxidante:

Morango

morango

 

Possui vitaminas do complexo B, ácido fólico, vitamina A e C. Protege os vasos sanguíneos contra inflamações. É cicatrizante e diurética.

Uva

uva

 

Rica em potássio, compostos fenólicos (antocianinas e resveratrol, que são antioxidantes), protege o coração e os vasos sanguíneos contra obstruções.

Açaí

acai

 

Repleto de minerais como ferro, previne a anemia. Possui alto teor de cálcio e potássio, bem como fibras, ácidos graxos insaturados, vitamina C e polifenóis. E é uma excelente fonte de energia, pois é bastante calórico.

Amora

amora

 

Possui grande quantidade de antocianinas, ácido elágico, ácido gálico, cartenóides, que são componentes antioxidantes. Previne diversos tipos de câncer e doenças crônicas.

Framboesa

framboesa

 

Fonte de potássio, fibras, vitaminas do complexo B e vitamina C. Ajuda prevenir doenças cardíacas e problemas oftalmológicos.

 

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]