Convivendo

Por que você deve se conhecer melhor?

Mulher feliz se abraçando. Fundo azul.
Jaq Silva
Escrito por Jaq Silva
Vivemos em um momento no qual as relações,sejam elas amorosas ou de amizades, são conduzidas pelo o ego, pela vontade de sermos melhores que os outros ou de assumirmos uma posição de superioridade deixando a autoestima carente de aspectos saudáveis. Exaltamos muito a imagem, a individualidade e nos tornamos cada vez mais dependentes da opinião dos outros, esquecendo de olhar para nossa verdadeira essência. 

Quem sofre de baixa autoestima sabe o quanto é importante agradar os outros, não causar problemas e aceitar sem questionamentos tudo que lhe pedem. Estamos sempre nos submetendo a algo que não queremos, forçando vários “sims” enquanto nossa real vontade vai morrendo aos poucos e dando espaço pra tristeza, pra impaciência, e a insegurança vai surgindo junto com uma ansiedade imensa em que nada está perfeito, nada satisfaz.

Vamos ficando cansados, esgotados e desorientados, sem enxergar a causa de tudo isso, sem perceber que nessa ânsia de colocar os outros em primeiro lugar perdemos o nosso lugar no pedestal e vamos nos prostrando à fadiga da insatisfação.

Adolescente com depressão sentado e triste.

O primeiro passo é reconhecer nossas emoções e nos responsabilizarmos pelo nossos sentimentos e pela forma como reagimos aos eventos, porém a tarefa torna-se árdua quando não sabemos com o que estamos lidando. O campo das emoções é confuso, pois trata-se de observar e gerir, de sentir e não racionalizar.

É algo que exige atenção, paciência e consciência; como não fomos ensinados a reconhecer e nomear essas sensações, que são alertas de que devemos prestar mais atenção no nosso estado interior pois, sem a devida atenção, ficamos sujeitos ao que as emoções determinam, agindo sem pensar, tomando decisões precipitadas, calando quando deveríamos falar ou falando demais quando deveríamos optar pelo silêncio.

Com autoconhecimento e reflexão, a jornada torna-se mais clara. Há inúmeros instrumentos ofertados pela internet por meio de pesquisas, livros, coaching, sites, entre outros, porém o primeiro passo é a nossa vontade em querer nos conhecermos melhor! Pois dentro de todos nós há uma fonte inesgotável de recursos e quando temos a intenção de descobrirmos o que se passa conosco e estamos curiosos para saber seus nomes e como lidar com tudo isso, esse é o momento que assumimos que somos donos da nossa própria história! 

Ao nos colocarmos em primeiro lugar, ao olharmos para nós e honrarmos nossa presença, percebemos que só faz sentido ajudar os outros quando estamos bem, com a autoestima elevada e saudável! Não podemos cuidar de alguém se estamos doentes e acabamos por piorar a situação! É como querer ensinar algo que nós mesmos não praticamos!

A cada dia me convenço mais dos benefícios e da necessidade de cuidarmos de nós mesmos! Praticando o amor próprio, buscando refletir sobre o que queremos e o que nos faz bem, assim como passar mais tempo conosco mesmos fazendo o que nos dá prazer! Convido você a refletir: há quanto tempo não tira um tempo só pra si, pra ficar de bobeira, olhando as nuvens, as borboletas ou ouvindo a sua respiração, lendo um bom livro, conversando sozinho? Eu falo muito comigo mesma!

Quadro negro com frase "eu me amo". No lugar da palavra "amo" um coração vermelho.

Qual foi a última vez que você relaxou e se dedicou a pensar nos seus sonhos, desde os mais altos como ter independência financeira, seu próprio negócio, viajar até ir ao show do seu artista favorito, comer em um restaurante novo ou comprar um bicho de estimação?

Inúmeras coisas podem ser acrescentadas a essa lista e você deve fazer sua lista de sonhos e traçar metas de como realizá-los!

Sonhe alto! Sonhar é muito bom, é alimento pra alma!

Tenha um caderno de sonhos e todos os dias escolha algo que você pode realizar hoje e faça! Dê o primeiro passo como se estivesse montando um quebra-cabeça, apenas vá encaixando as peças e depois veja a bela figura que surgiu! Tenha fé e paciência! Com perseverança fazemos mais coisas do que se ficarmos lamentando sobre as dificuldades!

Ponha um sorriso no rosto e marche na direção dos seus sonhos, para onde sua alma chama. Todos temos um dom, uma habilidade que podemos desenvolver em prol do nosso bem-estar e consequentemente a favor do próximo, doando aquilo que fazemos bem, com amor! Isso transforma vidas, mundos ou simplesmente provoca um sorriso em alguém e como é gratificante fazer alguém rir!

O simples fato de sonharmos provoca entusiasmo e reforça que cuidando de nós cuidamos melhor dos outros e contribuímos para um mundo melhor, mesmo que seja o nosso!!! E isso é maravilhoso!

Busque autoconhecimento, desenvolvimento e crescimento pessoal!

Queira se conhecer melhor, encare-se de frente e diga “olá!” para o seu melhor amigo de uma vida toda! 

Combater a baixa autoestima passa por esse caminho e quero compartilhar minha experiência com vocês e minhas técnicas para tornar esse processo ainda mais gratificante. Convido você a dizer o que você faz para elevar a sua autoestima?

O que te faz bem?

Sobre o autor

Jaq Silva

Jaq Silva

Nesse espaço vou comentar com vocês alguns dos métodos que venho testando nessa minha jornada para me conhecer melhor e quero compartilhar com todos minha experiência.Sintam-se a vontade para comentarem e trocarem experiências. Aguardo vocês!

Email: [email protected]