Autoconhecimento Saúde Mental

Prática para a cura da ansiedade com Ho’oponopono

Mulher de cabelos cacheados vista de perfil, com os olhos fechados e as mãos junto ao queixo.
123RF/mavoimage
Malu Brandão Moura

Coloque-se em um lugar confortável… prepare-se para ser criativo e imaginar uma situação enquanto acompanha a leitura. Imagine-se em meio a uma confraternização familiar, com as pessoas que mais ama, em algum lugar agradável e alegre…

Observe as pessoas e se observe, sinta a alegria, a felicidade, harmonia e amor…

Visualize um pacote na mesa à sua frente, é um presente para você, pegue-o e o abra com paciência e tranquilidade…

Verá que é algo parecido com um controle remoto, porém, na verdade, é um controle do tempo… você poderá acelerá-lo e pausá-lo, porém, não existe botão para voltar à cenas passadas, ou seja, você pode fazer a escolha de acelerar sua vida até o ano que deseje, assim o fará apertando os números equivalentes e então o botão para adiantar… porém, não consegue voltar ao passado, ao que já adiantou…

Pense bem… o que você faria?… Gostaria de adiantar 5, 10 anos da sua vida? Teste o controle… anos depois, como você está? Seus familiares? Amigos? Sente-se melhor? Agora pense um pouco… o que aconteceu neste espaço de tempo? E tudo aquilo que poderia ter sido aproveitado? Aprendido? Melhorado? Nas relações interpessoais, nos seus hábitos, no seu trabalho… inclusive metas, objetivos que poderiam ter sido reformulados? Como se sente perdendo uma parte importante da sua vida? Pense um pouco…

Pessoa segurando o controle remoto presente no filme Click (2006)
Foto: reprodução

Agora retome a cena da confraternização, sinta-se presente e se entregue… perceba a necessidade de viver cada momento como se fosse único… desperte a sua paciência e se permita esperar a sua vida ser vivida, aproveitada, no tempo presente…

Viver no presente, sem tantas expectativas e projeções, menos controle, mais fluência…

A ansiedade suga nossa energia vital direcionando o nosso foco de atenção para algo que ainda não aconteceu e pode nem acontecer, transporta o nosso eu interior para um estado de tensão que nos desvia do nosso propósito e, muitas vezes, nos adoece…

Você também pode gostar

Não se permita acelerar algo que precisa estar em andamento, aproveite e se reinvente, cuide do seu tempo, cuide do seu corpo físico, da sua mente, cuide do seu coração hoje, apenas hoje… amanhã será outro dia e você viverá as consequências de sua escolha no aqui e no agora…

Perceba-se com esta sua vida neste momento e agradeça, é por estar exatamente onde está que você consegue se reconhecer, se amar, ter projetos, fazer escolhas… viver…!

A partir deste momento você escolhe ter controle sobre a ansiedade e retira completamente o poder que ela tinha sobre você…

Deste momento em diante você tem plena consciência das suas necessidades para concretizar seus planos e atingir abundância e prosperidade, construindo, aos poucos, dia a dia, sua realidade…

Mulher de cabelos cacheados em um quarto, olhando pela janela.
Foto de Andrea Piacquadio no Pexels

Repita comigo:

“Por todas as vezes que desejei estar vivendo outra vida, por não ter aceitado as consequências das minhas escolhas, por todas as vezes que reclamei de Deus e me senti desfavorecido, por ter sido egoísta e egocêntrico negando minha situação atual e todo o aprendizado inerente a ela, por todas as vezes que deixei a ansiedade me dominar e adoeci, por não ter enxergado e aceitado minha real necessidade em cada momento desta minha existência…”, Diga então SEU NOME, e repita “eu sinto muito, me perdoe, eu te amo, sou grato(a)” por 108 X com bastante intensidade, fé e coragem!

Sobre o autor

Malu Brandão Moura

Malu Brandão Moura

Administradora (UFBA) e contadora (Uneb) como formação, sempre atuei na área financeira/controladoria (desde 2006), perpassando por empresas de portes diversos, em sua maioria multinacionais, atingindo então o atual cargo como gestora. Durante todo esse tempo, como espírita praticante, palestrante e estudiosa das questões imateriais, apaixonei-me pelo universo espiritualista e busquei o autoconhecimento como aprimoramento pessoal e ferramenta para melhorar minhas relações interpessoais, exercendo a empatia e, consequentemente, a vontade de ajudar o próximo a desvendar seus processos existenciais. Debrucei-me, então, na transpessoalidade desde a vertente holística até a prática terapêutica, buscando compartilhar ferramentas aprendidas na formação em terapia transpessoal sistêmica (Núcleo Jordan Campos/Unibahia) e, assim, desbravar o universo transpessoal do indivíduo. Hoje, especialista em constelações familiares, sistêmicas e organizacionais e habilitada para atuar com terapia regressiva, energética (reikiana nível III nas linhas usui e tibetano), floralterapia e iridologia comportamental e clínica, busco o desenvolvimento como profissional, objetivando transformar a vida de outras pessoas, direcionando-a a uma existência mais leve e feliz.

Contatos

Email: [email protected]
Instagram: @terapeutaemacao