Nutrição

7 alimentos que curam a ansiedade

Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

A ansiedade é um dos males mais comuns hoje em dia. A rotina corrida e a quantidade de informação e estímulos que temos a nossa volta colaboram ainda mais para que ela sempre esteja presente. Felizmente, existem tratamentos e meios de acalmá-la e, aos poucos, conseguir se livrar desse problema. Nesse artigo, vamos falar sobre alimentos que podem ajudar no tratamento da ansiedade. Confira abaixo:

Frutas cítricas

As frutas cítricas são ricas em vitamina C. Ela ajuda a diminuir a secreção de cortisol, um hormônio que é liberado em resposta a momentos de estresse e ansiedade. Além disso, alimentos ricos em vitamina C ajudam no bom funcionamento do sistema nervoso e na melhora da sensação de bem-estar.

Leite, ovos e derivados magros

Esses alimentos são ótimas fontes de triptofano, um aminoácido que ajuda a aliviar os sintomas de estresse. Esse aminoácido aumenta a produção de serotonina, um hormônio que é conhecido como o “hormônio da felicidade”. A serotonina é um neurotransmissor que ajuda a relaxar e a sentir uma sensação de bem-estar.

Carboidratos

Os carboidratos elevam o nível de açúcar no sangue, o que ajuda a dar energia, disposição e sensação de bem-estar. Alimentos como arroz, feijão, pães, aveia, massas em geral, batata e mel podem ser uma boa escolha. Só tome cuidado para não exagerar e acabar ganhando uns quilos a mais na balança.

Banana

Assim como o leite e ovos, a banana também é uma boa fonte de triptofano. Dessa forma, esse aminoácido ajuda na produção de serotonina e, consequentemente, alivia os sintomas de estresse e ansiedade.

Carnes vermelhas e brancas

Seja a carne de boi, de frango ou peixe, elas também são fontes do aminoácido triptofano, que citamos nos outros alimentos. Além disso, as carnes são fontes de um aminoácido chamado taurina, que aumenta a disposição do neurotransmissor GABA. Ele também ajuda no controle da ansiedade.

Chocolate

Além de muito gostoso, o chocolate é rico em flavonoides. Esse antioxidante também favorece na produção de serotonina. O ideal é optar por chocolates meio amargos, que têm menos calorias e possuem uma maior quantidade desses antioxidantes.

Espinafre

Não tão doce quanto o chocolate, mas sendo uma ótima opção para incluir no seu almoço, o espinafre é uma fonte de folato (ácido fólico). O folato é uma vitamina que funciona como um antidepressivo natural.

Algum outro alimento fora esses da lista te ajudam de alguma forma a combater a ansiedade? Conte para gente aqui nos comentários!


Texto escrito por Ricardo Sturk da Equipe Eu Sem Fronteiras

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]