Autoconhecimento Meditação

Como fazer o Ho’oponopono?

Imagem de uma linda flor de lótus na cor rosa.
Foto por DarkWorkX no Pixabay
Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

No decorrer da vida muitas vezes nos deparamos com problemas ou até mesmo com áreas que simplesmente não andam! E acabam atrasando e atrapalhando a nossa vida… Essas dificuldades podem estar ligadas a crenças negativas e uma forma de curá-las é com a técnica chamada Ho’oponopono.

O significado da palavra Ho’oponopono é criar ordem e equilíbrio para harmonizar uma situação, a técnica foi fundada pela sra. Kahuna Morrnah Nalamaku Simeona (19 de maio de 1913-11 de fevereiro de 1992), que estudou, criou e atualizou ensinamentos havaianos para a atualidade. A popularização da técnica só aconteceu um pouco depois, pelo Joe Vitale, autor que aparece no filme “O Segredo”, que fala sobre a Lei da Atração.

A técnica Ho’oponopono pertence ao sistema Huna, o Espiritualismo dos antigos povos do Havaí, que possuíam um grande conhecimento sobre o ser humano. A oração se repetida com a intenção correta pode trazer cura e perdão a quem praticar, purificando o corpo, liberando o indivíduo do passado e desbloqueando mágoas e energias negativas.

4 passos simples de como fazer Ho’oponopono

A técnica consiste em 4 passos simples: arrependimento, perdão, gratidão e amor. Ao entender a intenção de cada etapa, você pode repetir a frase que resume todos eles: “Sinto muito, me perdoe, sou grato, eu te amo”.

Não precisa dizer em voz alta, basta repetir quantas vezes for possível, por mais que o Joe Vitale sugira a repetição 108 vezes para surtir efeito mais rápido. O poder está no próprio sentimento ao dizer ou pensar a frase, e na disposição do Universo a perdoar e amar.

A prática começa com o arrependimento, independentemente da situação, e por mais que a culpa pareça ser de outra pessoa você é responsável por tudo que acontece na sua mente. Sendo assim, pode começar com alguma coisa que causou a si mesmo, como vício em bebida ou em outra substância. Diga “Eu sinto muito”, pensando no sincero sentimento de arrependimento, encarando sua responsabilidade no problema.

Depois peça perdão com a afirmação “Me perdoe”, a partir de tudo que pensou na primeira parte, de querer pedir o perdão e ser perdoado, não importa que não saiba necessariamente a quem esteja dizendo. Da mesma forma siga com o agradecimento dizendo “Sou grato”, pela sua vida, pelo ar, pela comida, pela sua casa e por tudo.

Imagem de um homem oriental com as mãos postas em posição de meditação. Ao fundo, um lindo por do sol.
Foto por 李磊瑜伽 no Pixabay

A energia de gratidão é muito poderosa.

Por último diga a si mesmo “Eu te amo”, para o Universo, para o Criador e até mesmo pelos desafios. No final terá a oração completa “Sinto muito, me perdoe, sou grato, eu te amo”, entendendo a intenção que deve ter em cada parte.

Se mesmo entendendo como fazer Ho’oponopono, você ainda ficou em dúvida de como pode praticar no decorrer do seu dia, algumas sugestões podem te ajudar! A primeira delas é que você pode fazê-lo em momentos vagos, como no caminho até o trabalho ou em outro local, caso não consiga parar um pouco em casa para repetir as frases.

Alguns detalhes podem te auxiliar nas repetições, como um despertador para tocar após o período que você deseja fazer, uma música tranquila de fundo ou meditação guiada. Um japamala também pode ser útil para isso, nada mais é do que um colar de contas, geralmente com 108 contas, muito utilizado para citar mantras.

Pensamento para aumentar a eficácia do Ho’oponopono

Em primeiro lugar é preciso ter em mente que você foi criado por Deus, pelo Criador, pelo Universo ou pelo que você acreditar, caso tenha uma religião. Sendo assim, você é capaz de criar e manifestar o que acontece na sua vida, seu objetivo é ser você em sua essência, sem energias e memórias que atrapalhem de ser você mesmo!

Imagem da silhueta de uma menina em posição de meditação. Ao fundo o por do sol.
Foto por Free-Photos no Pixabay

Dessa forma, sua tarefa na vida é se libertar de erros, mesmo que inconscientes, e problemas que te afligem. Com o Ho’oponopono você é capaz de pedir ao Deus em que acredita que restaure a sua pureza, libertando as memórias para zero.

Além de se responsabilizar pelos problemas e mágoas, pelos quais se arrepende e pede perdão no início da oração, você também tem a escolha de restaurar a própria pureza e resolver problemas, que nada mais são do que memórias sendo repetidas no seu subconsciente.

Benefícios do Ho’oponopono

Além do principal objetivo dessa técnica, que é liberar as memórias e os padrões de sofrimento, trazendo paz, alegria e possível resolução dos problemas, também há outros benefícios para a sua vida.

Dentre eles estão a conexão com a própria verdade, autoconhecimento, elevação do nível vibratório, harmonização emocional, clareza mental e melhora nos relacionamentos. Ao limpar as memórias e padrões antes programados, você fica cada vez mais próximo do puro amor da sua essência.

Diferentes métodos de Ho’oponopono

Agora que você entendeu como funciona a forma básica de fazer Ho’oponopono, saiba também de outras maneiras de praticar essa sabedoria! As orações e petições são mais comuns, como a Oração do Divino Criador, entre outras que foram ofertadas pela Morrnah Simeona.

O mantra do Ho’oponopono é talvez a forma mais conhecida, mas também existem músicas disponíveis na internet que podem auxiliar na prática! Meditação é uma forma bastante poderosa também de praticar, seja por meditação guiada ou repetindo as frases em estado meditativo.

Com a ajuda de um profissional, também é possível aliar o Ho’oponopono a práticas terapêuticas, como EFT e Reiki. É possível expandir para áreas da vida com bloqueios, como para dormir, para dinheiro, para saúde, para perdão, entre outras.

Imagem de uma garota oriental dentro de um templo budista. Ela está sentada no chão, em posição de meditação.
Foto por Dean Moriarty no Pixabay
Você também pode gostar

Caso você perceba alguma coisa negativa em outra pessoa, você pode fazer a prática para o que essa pessoa apresenta. Nesse caso, será necessário assumir a responsabilidade pelas memórias relacionadas ao outro e liberar esses sentimentos em si mesmo.

A prática de Ho’oponopono tem se popularizado cada vez mais, as pessoas alcançam o que precisam e deixam depoimentos sobre isso. De fato é uma técnica que merece atenção e prática! Ela é simples e exige apenas um pensamento focado, lembrando que a energia e a força do pensamento são muito mais poderosas do que imaginamos. Aproveite esse poder para se transformar!

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]