Convivendo

Quebrar antigos padrões requer muita coragem

Mulher pensativa se apoiando em uma mesa da sala
123RF
Escrito por Giselli Duarte

Nessa quarentena/isolamento, muitas pessoas estão lidando com as suas sombras. ⠀

Fazendo as pazes com a sua totalidade e transmutando tudo aquilo o que não era tão agradável assim, em suas vidas.⠀

Fico muito feliz em ver que nós estamos nos esforçando para gerar mudanças, apenas triste por ver onde precisamos chegar para que isso acontecesse. ⠀

Já que estamos todos presentes neste grande mar de crise (que que dizer riscos e oportunidades, em chinês), que tal mergulhar dia após dia, profundamente, em nossas raízes?! Eu digo, mais ainda do que o já habitual “quarentenário”.

Coisas lindas e incríveis serão transmutadas. Quebrar as nossas resistências, do parecer para SER.

Podemos nos desafiar a cada dia que passa, para nos fortalecer, trazendo luz para todo nosso SER.

Li recentemente o livro da querida autora e pesquisadora Brené Brown, chamado “A Coragem de Ser Imperfeito”. É um livro fantástico para ser lido nesse período que nos encontramos. Trata-se sobre a vulnerabilidade de ser o que é e de nos mostramos ao outro.

Homem olhando para seu reflexo no vidro da janela
Laurenz/Unsplash

Por que muitas vezes deixamos o medo tomar conta de nós fazendo com que percamos o foco em nossos objetivos?

Enquanto colocarmos o medo acima dos nossos sonhos, não conseguiremos chegar aonde queremos.

Falo sobre o medo, pois esse sentimento muitas vezes está disfarçado de tantos outros, como a raiva. E já que estamos falando de sombras, que tal abraçar esse lado também?

Proponho-te uma tarefa para esse período. Se puder fazer, ótimo. Se não, tudo bem:

Anote para você, cinco coisas pelas quais você fará diferente nos próximos dias. ⠀

Você também pode gostar

Exemplo: Deixar de ter medo de fazer algo por medo do “ridículo” (que está só na sua mente) e de fato fazê-lo.

Reflita o motivo pelo qual você ainda não fez o que se propôs a fazer nessa listinha, até hoje. E gradualmente, conversando amorosamente com você, faça dessa nova realização um novo compromisso a ser concluído com sucesso.

Eu também estou fazendo a minha listinha e, com sucesso, estou quebrando barreiras.

Vamos juntos?

Sobre o autor

Giselli Duarte

Sempre fui movida pela curiosidade e pela busca constante por aprendizado. Minha trajetória percorreu diferentes áreas, da carreira corporativa a experiências menos convencionais, como um curso de DJ. Esse caminho diverso ampliou meu repertório e me trouxe a compreensão de que cada fase contribui de forma concreta para o trabalho que realizo hoje.

Com espírito empreendedor desde cedo, iniciei minha vida profissional aos 14 anos como jovem aprendiz e, aos 21, legalizei meu primeiro negócio. Desde então, criei, conduzi e participei de projetos diversos, sempre unindo visão estratégica, organização e consistência na execução.

Atuo na interseção entre marketing, negócios e comportamento humano, apoiando profissionais e empresas na construção de estratégias claras, posicionamento consistente e processos de crescimento bem estruturados. Ao longo da minha trajetória, trabalhei como profissional PJ em projetos para empresas de diferentes segmentos, como engenharia, startups, agências de comunicação e administração de condomínios. Essa vivência trouxe uma visão prática sobre modelos de negócio, tomada de decisão, estrutura e posicionamento em contextos variados.

Sou formada em Marketing, com MBA em Gestão Estratégica de Negócios, pós-graduação em Design Gráfico e Inteligência Artificial aplicada a Growth Marketing. Em paralelo, aprofundei meus estudos em comportamento humano, autoconhecimento e processos de autorregulação, com formações e pós-graduações em Psicanálise Clínica, Constelação Familiar Sistêmica e Inteligência Emocional.

A experiência com o burnout foi um ponto de inflexão na forma como conduzo minha vida e minha atuação profissional. A partir desse momento, o Yoga e a Meditação passaram a fazer parte do meu caminho, levando à formação em Hatha Yoga, à Especialização em Atenção Plena e Educação Emocional, à Formação de Instrutores de Yoga para Crianças, Jovens e Yoga na Educação e Terapias Integrativas. Esse percurso ampliou minha compreensão sobre saúde emocional, atenção e desenvolvimento humano em diferentes fases da vida.

Compartilho esse conhecimento como colunista aqui no Eu Sem Fronteiras. Também atuo como instrutora de meditação nas plataformas Insight Timer e Aura Health, onde desenvolvo práticas e conteúdos em áudio e formato de podcast, voltados ao cultivo de presença, clareza e equilíbrio.

Como autora, publiquei os livros No Caminho do Autoconhecimento, Lado B e Histórias de Jardim e Café, reunindo reflexões e vivências ligadas ao comportamento humano e à forma como nos relacionamos com a vida e o trabalho.

Atualmente, estou à frente da Terapeutas Digitais, uma agência de marketing especializada em profissionais da área terapêutica. Desenvolvo planejamento de marketing, mentoria, estratégia digital, gestão de redes sociais premium e estruturação de posicionamento, comunicação e processos que conectam marca, público e objetivos de negócio.

Minha atuação como mentora de negócios integra marketing, estratégia e autoconhecimento. Parto do princípio de que empreender exige clareza interna, postura e decisões conscientes, e que, muitas vezes, os desafios do negócio estão diretamente ligados à forma como a profissional se posiciona, escolhe e se relaciona com o próprio trabalho.

Também realizo trabalho voluntário como mentora na RME, Rede Mulher Empreendedora, idealizada por Ana Fontes, participando de mentorias pontuais voltadas ao apoio estratégico de mulheres empreendedoras.

Acredito que negócios alinhados com quem somos ganham mais sentido, direção e impacto. É assim que escolho atuar e é esse caminho que sigo construindo.

Curso
Meditação para quem não sabe meditar

Contatos
Email: [email protected]
Site: giselliduarte.com
Site dos livros: No Caminho do Autoconhecimento e Lado B
Facebook:: @giselli.d
Instagram: @giselliduarte_
Twitter: @gisellidu
Linkedin: Giselli Duarte
Spotify: No Caminho do Autoconhecimento
YouTube: No Caminho do Autoconhecimento
Medium: @giselliduarte

Aura Health: www.aurahealth.io/coaches/giselli-duarte

Insight Timer: insighttimer.com/br/professores/giselli