Autoconhecimento Comportamento Energia em Equilíbrio

Quem és tu mesmo?

Mulher pensativa olhando pela janela
Skeeze-272447 / Pixabay / Canva

Entre bilhões de seres humanos diferentes uns dos outros, cada qual dentro de suas particularidades, somos um entre tantos.

Em um mundo tão vaidoso como o que vivemos atualmente, é preciso tomarmos muito cuidado para não cair no erro de se achar alguma coisa maior do que se pode ser, pois essa “sensação” de grandeza pode nos afastar da realidade, trazendo uma visão distorcida da realidade e assim se isolar em um mundo criado pelo próprio subconsciente.

Ninguém é absolutamente melhor que ninguém, e digo isso generalizando desde um mendigo até o “maior” dos homens, pois somos pó, lama e seremos devorados por vermes da terra. Nossa carne é podre, somos todos nus, poeiras cósmicas ou seres transitórios que em pouquíssimo tempo desaparecem da existência. Perceba, por exemplo, que o máximo que fica de nós é o “legado”, lembranças e obras, e tudo isso terá um tempo de validade, depois ninguém lembrará de você, somente por meio de pesquisas ou por raras lembranças. Ainda assim, você não estará aqui para ver nada, logo você, eu, nós não somos absolutamente nada!!!

Mulher pensativa em um café
Johnstocker / Canva

Muito cuidado com o orgulho, a prepotência e toda sorte de se inflar como que se sente superior. Tenho escrito em minha página chamada “Colunista Nilo Deyson Monteiro Pessanha”, onde compartilho minhas publicações dos portais dos quais sou colunista, enfim, tenho escrito sobre o tema do orgulho, comportamento humano e suas tomadas de decisão, onde deixamos sempre essa mensagem de que precisamos melhorar como seres humanos em vários aspectos, e um deles é exatamente no sentido de eliminar qualquer tipo de arrogância, vaidade extrema ou espírito de superioridade. Estamos vivendo dias em que a velocidade das informações é tão veloz que, muitas das vezes, precisamos parar um pouco e refletir sobre nós, em como estamos nos comportando e onde podemos melhorar nosso turno enquanto vida. Portanto, os cuidados precisam ser assistidos.

Você também pode gostar

Enfim, cautela com o mundo que acontece dentro de você. Domine sua mente, busque o conhecimento e desenvolva sua espiritualidade. Lembre-se que espiritualidade é muito diferente de religiosidade. Deixo para finalizar uma frase de minha autoria:

“Olhe para dentro de si, veja, pois, quanto que ainda cabe de teu ego! Já viu? Pois bem, mate-o inteiramente para que tu não sejas consumido pelos vermes de uma possível arrogância”.

Sobre o autor

Nilo Deyson Monteiro Pessanha

Nilo Deyson Monteiro Pessanha

NILO DEYSON MONTEIRO PESSANHA é escritor, filósofo e poeta.

Meus trabalhos acadêmicos são voltados ao campo da educação e usamos muito da nossa filosofia, em que defendo a participação imparcial ou imparcialidade participativa. Muitos dos meus artigos se encontram no Google, basta pesquisar sobre o filósofo Nilo Deyson Monteiro Pessanha. Fui criado no Complexo do Alemão, no entanto sou da cidade de Campos dos Goytacazes, RJ.

Filho de Gerson de Souza Pessanha e de Rosane Monteiro do Espírito Santo, tenho gratidão pela criação que minha mãe me deu, pois perdi meu pai ainda criança. Enfim, sou também palestrante de assuntos ligados à educação, comportamento humano e suas tomadas de decisão, bem como também sou ativista cultural.

Sou membro de diversas instituições, e temos um conhecimento literário amplo, de sorte que nossos trabalhos literários ajudam pessoas em diversas atividades que fazemos. Temos periódicos e antologias publicadas. Podem conhecer um pouco melhor sobre nós a partir das mídias sociais Nilo Deyson Monteiro Pessanha.

Contato:
Email: [email protected]