Autoconhecimento

Questões importantes para estabelecer seu real propósito de vida

vida
Tereza Gurgel
Escrito por Tereza Gurgel
Muitas vezes, nos deparamos com importantes questões: qual o motivo de estarmos vivos? O que nos motiva? Nossa alma nos motiva a nos questionarmos acerca de nossa realidade maior.

Existem diversos autores, filósofos e líderes religiosos que procuram responder essas questões. Sem desmerecer qualquer uma dessas figuras, é preciso estabelecer o que faz sentido real para nós e dar um passo adiante da mera concordância — ou discordância — desses pensadores. Conhecer suas obras pode ser um bom começo, mas, muitas vezes, acabamos com mais dúvidas do que respostas!

O que devemos nos esforçar para fazer é voltar o olhar e a nossa reflexão para nossa própria vida interior. Pode ser assustador fazer isso, mas à medida que nos acostumamos a nos questionar, podemos expandir nossa capacidade de ver quem realmente somos e o que nos move, além de verificar quais são as alternativas ao nosso dispor, organizar e planejar nossas ações, fortalecer nossos pontos positivos e trabalhar sobre nossas dificuldades, a fim de que alcancemos nossos desejos e sonhos, realizando nosso propósito de vida.

Claro que não existe nenhuma “receita” que garanta o sucesso nesta jornada, porém fica mais fácil para iniciar a autorreflexão seguirmos alguns questionamentos básicos.

Certas coisas são absolutamente necessárias para enfrentarmos o nosso dia a dia. Pode ser um trabalho cansativo — mas que paga nossas contas, enquanto não encontramos outro melhor —, porém nada é definitivo. Analise sua rotina diária e verifique se ela oferece condições para que você possa estar em um outro lugar daqui a, por exemplo, cinco anos. Caso negativo, está na hora de você começar a mexer-se e mudar seu rumo.

vida

Verifique o que você realmente considera importante na sua vida. Se for uma posição de maior poder e prestígio, não há nada de errado em trabalhar para consegui-la em determinado momento. Mas saiba que, uma hora ou outra, você poderá precisar parar e voltar a essa questão, pois o que dita as nossas prioridades não é o mundo material, mas a nossa alma. Constantemente, colocamos nosso mundo interior de lado e corremos atrás daquilo que é perceptível aos nossos sentidos. O principal, que é o espírito, fica esquecido em um canto.

Qual é a sua prioridade?O que realmente faz você sentir-se feliz? O sucesso e o reconhecimento devem ser frutos de sua dedicação pessoal a uma causa maior do que você mesmo. Estar feliz não é manter o pensamento positivo o tempo todo. A verdadeira felicidade vem quando paramos de nos enganar e vemos a realidade como ela é. Aceitar isso é o caminho para abrir mais possibilidades e oportunidades para experimentar a beleza do momento presente.

Quais são os “fardos” do passado que você ainda insiste em carregar consigo?Quais as feridas que você insiste em não deixar cicatrizar? Erros, rejeições, mágoas… é certo que tudo isso afeta nossa emoções, mas devemos nos esforçar não para negá-los, mas sim para considerar tudo isso como parte do passado! Nada é permanente, deixe a vida seguir o seu curso.

Assim como os acontecimentos passados, verifique também se você não está mantendo relacionamentos que já se desgastaram há muito, mas que você ainda não tem coragem de eliminá-los. As pessoas ao nosso redor influenciam nossas vidas. Se forem pessoas negativas, que só te magoam e não acrescentam nada de positivo, você terá que resolver isso cedo ou tarde — ou continuará a ficar preso a elas.

O mais importante é saber cultivar a gratidão. Pode parecer difícil, mas a gratidão por tudo que temos e somos é o mais poderoso motor para afastar a negatividade e o pessimismo. Com a mente clara e o coração leve, podemos assim ter mais certeza sobre o que é importante para nós e que nos move.

vida


 

Você também pode gostar de outro texto da autora: Terapia de Regressão

Sobre o autor

Tereza Gurgel

Tereza Gurgel

Formada em Psicologia (F.F.C.L. São Marcos - SP). Filiada à ABRATH (Associação Brasileira dos Terapeutas Holísticos) sob o número CRTH-BR 0271. Atua na área Holística com Reiki, Terapia de Regressão e Florais de Bach. Mestrado em Reiki Essencial Metafísico e Bioenergético Usui Reiki Ryoho, Shiki, Tibetano e Celtic Reiki. Ministra cursos de Reiki e atende em São Paulo (SP).

E-mail: [email protected]
Telefone: 11 987728173
Site: mtgurgel.wixsite.com/mundoholistico
Blog: terezagurgel.blogspot.com.br
Skype: tk.gurgel