Autoconhecimento Coaching

7 formas de mudar sua atitude diante da vida

Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Personalidade é o grupo de características psicológicas do ser humano. Elas são moldadas ainda no primeiro ano de vida e são respostas para as atitudes ao longo de nossa história. Mas, para o psiquiatra alemão Erik Erikson, ela é moldada constantemente, portanto, você não é vítima de nada, aliás, se fazer de vítima é um dos traços de personalidade mais difíceis de mudar, porque é confortável se lamentar por não ter sorte. Está insatisfeito com sua postura em relação à vida? Temos 7 dicas para você mudar suas atitudes e viver plenamente.

Esfrie a cabeça

Você precisa se acalmar. Respire fundo para controlar os batimentos cardíacos. Dedique um tempo para sentar, se desligar do mundo e contemplar o silêncio. Tire do quarto a televisão e demais equipamentos eletrônicos. Pingue gotas de camomila, erva-doce ou lavanda no travesseiro, para ajudar no relaxamento. Descansar a mente fará você despertar e identificar seus pensamentos e sentimentos.

Faxina mental

Profile of a couple of man and woman breathing deep fresh air together at sunset

A vida é cheia de desafios, às vezes perdemos algumas batalhas. Entretanto, pensamentos ruins deixam a vida ainda mais complicada. Dizer que você é burro, feio e que vai morrer sozinho tornará você uma pessoa amarga e, de fato, será alguém solitário. As palavras têm poder, nunca esqueça isso! Veja o que já conquistou na vida, traga à tona elogios que recebeu… Você é uma pessoa cheia de qualidades, tenha consciência disso. Tire pensamentos e sentimentos negativos da sua mente, para ter uma vida melhor.

Seja grato

Claro que você pode desejar ganhar mais, ter uma casa melhor… Mas, que tal agradecer pelo o que já tem? Por mais que ainda não tenha atingido seus objetivos, muita gente mora em lugares insalubres, passa fome ou sofre com doenças. Agradecer dará força para você arregaçar as mangas e lutar.

Encare as dificuldades como oportunidades

Já ouviu falar que o que vem fácil, vai fácil? Conquistas sem esforço não são valorizadas. Quando alcançar seus objetivos, depois de muito esforço você entenderá que, no final das contas, trabalho e caráter sempre vencem.

Final é um novo começo

O término de um relacionamento pode ser uma nova chance. Uma demissão, o começo de uma carreira brilhante. Sempre que algo termina é para algo acontecer, e será maravilhoso…basta você virar a página.

Procure esquecer as preocupações

Nem que seja no fim de semana. Aproveite a folga para ouvir música, conversar, começar seu projeto de jardinagem ou de decoração… Afaste-se um pouco dos problemas, para enxergá- los sob uma nova perspectiva e encontrar soluções criativas.

Positividade sempre

Todo mundo desanima de vez em quando, só não vale se abater. Espalhe frases motivacionais pela casa e tenha pílulas diárias de positividade. Quer exemplos?

“Todo progresso acontece fora da zona de conforto”

Michael John Bobak, artista plástico

“Ter sucesso é falhar repetidamente, mas sem perder o entusiasmo”

– Winston Churchill, político inglês

“O que nos parece uma provação amarga pode ser uma bênção disfarçada”

Oscar Wilde, escritor

Mudar suas atitudes depende apenas de você. A melhor hora para começar é agora. Fale qual foi o impacto das nossas dicas. Descobriu outras maneiras para ser uma pessoa melhor? Queremos saber quais são.


  • Escrito por Sumaia Santana da Equipe Eu Sem Fronteiras.

Sua opinião é bem-vinda, sempre que colocada com a educação e o respeito que todos merecem. Os comentários deixados neste artigo são de exclusiva responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]