Comportamento

Série Dr. David Hawkins e os Níveis de Consciência – Como superar o medo?

Homem caminha em corda bamba.
bolina / 123RF

O núcleo dos nossos sentimentos negativos é o medo. Temos medo de:

• dor;
• viver;
• amar;
• fracassar,
• Deus;
• Inferno;
• ridículo;
• responsabilidade;
• decisões;
• autoridades;
• castigo;
• mudança;
• violência;
• e assim por diante.

Temos tantos medos e até mesmo medo do próprio medo.

Será que é possível encarar o medo?

Sim, sempre! Encare o medo para vencê-lo. Coragem e destemor não representam a ausência de medo, mas a capacidade de sobrepujá-lo, de enfrentá-lo, de transcendê-lo.

O maior antídoto do medo é o amor

Se há medo no amor, ele não é completo. Amor é inclusivo, é cura; medo que exclui é doença. Amor é presença, aqui e agora; temor se sustenta na ausência, visitando passado e futuro na mente. Medo e amor são sentimentos opostos e complementares.

Mulher segurando um coração vermelho de papel próximo ao peito.
Engin Akyurt / Pexels

Quando identificamos o medo sob nossas atitudes ou pensamentos, temos a opção de rendê-lo ao amor. Se isso for insuficiente, podemos, então, ir mais fundo e entender o que está escondido por trás do medo superficial que identificamos de início.

Observe-se, questione-se sobre seus medos

Se você percebe que está com medo de alguma situação, pergunte-se: “E depois?”. Identifique cada um dos medos e trabalhe com a hipótese de que o que você teme vai acontecer e, na sequência, pergunte-se: “E depois?”.

Se você estiver respondendo com sinceridade, vai perceber que todos os medos terminam no medo da morte. Por exemplo: não consegui o que queria, me frustrei e a vontade é de morrer. Envergonhado, prefiro a morte a encarar a situação. É a morte emocional (da vaidade) que pode se desdobrar para a não existência (do corpo). Encarando o medo da morte física, aceitando que é um fato normal neste mundo, podemos vencer o medo oculto.

Você também pode gostar

Observando e aceitando as hipóteses que a mente cria, sem resistência nos tornamos livres para ser quem somos. Assim, eles começam a ruir, um por um, até que nos disponhamos a escolher ser completamente libertos.

A decisão entre o céu e o inferno é feita a cada instante, aqui e agora, não ao final da vida, observando nossas escolhas positivas e negativas.

Nosso destino espiritual é a somatória das decisões entre viver emocionalmente no céu ou no inferno, a cada momento, tanto durante a vida quanto após a morte.

O que você escolhe?

O medo é um dos estados da consciência estudados nas obras do Dr. David Hawkins. Uma de suas obras, o livro “Poder vs Força”, traz a descrição detalhada de como o estudo dos níveis de consciência foi desenvolvido e da sua importância para o autoconhecimento.

Sobre o autor

Pandora Treinamentos

A Pandora é uma Escola de Comportamento que oferece cursos de autoconhecimento e formação em liderança e treinador comportamental.

As aulas comportamentais da Pandora são aulas focadas em fazer você construir hábitos de sucesso para sua vida pessoal e profissional. A cada semana, trazemos temas práticos e inovadores, que fazem com que você aprenda a resolver seus problemas mais incômodos e ter resultados cada vez mais alinhados com seus objetivos!

Tudo isso de uma maneira simples e prática, por meio de conteúdos científicos e Autodesafios®, que você aplica em seu dia a dia e que levam você a viver a melhor fase da sua vida!

Contatos:

Email: contato@pandoratreinamentos.com.br
Site: pandoratreinamentos.com.br
Facebook: Pandora Treinamentos
Instagram: @pandora.treinamentos