Autoconhecimento Coaching de Bem-Estar Life Coaching

Troque a positividade tóxica por aceitação e acolhimento

Mulher alegre fazendo um coração com as mãos
PeopleImages / Getty Images Signature / Canva
Giselli Duarte
Escrito por Giselli Duarte

Há tempos que eu me incomodo com a forma com que muitas pessoas têm levado certas questões sobre o caminho do autoconhecimento. Algo como transformar a própria vida, da noite para o dia, moldada por certos padrões por anos e talvez décadas, apenas usando afirmações positivas.

“Não posso postar isso para não atrair aquilo”, “Imagina eu falar que estou triste, não posso. Tenho que mentalizar good vibes e mostrar que estou bem”, “Se eu falar que estou assim, atrairei mais disto na minha vida”, “Eu sou feliz, feliz feliz”, dentre tantas outras coisas já lidas, ouvidas e vistas por aí que podemos traduzir como “Prefiro não ‘encarar’ isso agora para não atrapalhar essa minha nova forma de maquiar as coisas e mostrar que eu estou bem, mesmo sabendo que não estou”.

Quando a gente começa a querer beber mais da fonte do saber do autoconhecimento, a gente acaba se deparando com muitas coisas. Assim é em qualquer lugar. Aprender a separar o joio do trigo é uma tarefa que precisa ser feita com o auxílio e o discernimento do Altíssimo para não cair em ciladas. Pois sim, assim como em qualquer lugar, existem pessoas que querem ajudar de fato e outras que querem apenas obter benefício próprio às custas daqueles que estão sedentos pela verdade. Isso é antigo. “Nada de novo no front”, sabemos.

Com tantas novidades para tapar o sol com a peneira, têm sido muito divulgadas formas mirabolantes para atingir o ápice de uma vida feliz e próspera, apenas fazendo coisas superficiais.

Mulher feliz se abraçando
Albina Gravilovic / Getty Images / Canva

Todavia, se você quiser mesmo mudar a sua realidade, será preciso fazer mais do que simplesmente decorar frases positivas para cocriar uma vida com mais sentido. Não há nada de errado em querer decorá-las, apenas saiba que as coisas vão começar a ter um novo sentido quando você de fato começar a trabalhar nas camadas subterrâneas do seu ser.

O primeiro passo para começar a viver em plenitude é praticar a autoaceitação e o acolhimento de si mesmo.

Pare de fugir das emoções e dos pensamentos que surgem para você. Ao invés disso, aceite-os, acolha-os e compreenda o motivo pelo qual eles surgiram para ti.

Ainda bem que eu conheci as sábias palavras de Eckhart Tolle antes da positividade tóxica virar uma tendência. Se você já leu “O Poder do Agora” ou “Um Novo Mundo”, você já sabe do que eu estou falando, mas ainda assim deixo aqui um pequeno deleite:

Seja qual for o conteúdo do momento presente, aceite-o como se você o tivesse escolhido. Sempre trabalhe com ele, não contra ele. Torne-o seu amigo e aliado, não seu inimigo. Isso vai milagrosamente transformar toda a sua vida”

-Eckhart Tolle
Mulher sorrindo enquanto tira selfie
Dean Drobot / Canva

Nós fortalecemos tudo aquilo que combatemos, enquanto todas as coisas a que resistimos persistem.”

-Eckhart Tolle

Ao invés de fugir, acolha amorosamente a ti mesmo por inteiro. E trabalhe para tudo o que precisa ser transmutado, seja.

Através das terapias, sejam elas as tradicionais, as alternativas ou as duas juntas ao mesmo tempo, com bons profissionais habilitados e capacitados, é possível acessar as suas sombras, abraçá-las, aceitá-las, ressignificá-las para que a partir de agora você possa transformar o seu SER integralmente.

Você também pode gostar

Nós só conseguimos mudar a nossa rota com trabalho e desenvolvimento de dentro para fora, com amor, paciência e a ausência de tudo o que ainda possa sustentar possíveis autossabotagens disfarçadas de preconceito no processo.

Troque a positividade tóxica por aceitação, acolhimento e uma boa dose de orientação para ver de fato a “mágica” acontecer na sua vida. Só depende de você.

Sobre o autor

Giselli Duarte

Giselli Duarte

Sempre gostei muito de escrever, mas antigamente eu falava sobre outros temas. A partir do momento que eu me permiti trilhar o caminho do autoconhecimento, tudo começou a fazer mais sentido e ficar muito mais leve.

Hoje gosto de escrever e compartilhar aquilo que pode fazer sentido para alguém.

Às vezes faço uma coletânea de pensamentos ou experiências próprias, e em outros momentos utilizo um quê de inspiração de pessoas maravilhosas espalhadas pelo mundo.

Sinto que tudo o que busquei para me especializar e atuar em certas áreas me ajudou bastante. Sou formada em marketing e gestão de negócios e atuei em mercados distintos, os quais moldaram meu lado profissional. Todavia, gosto de pensar que toda a bagagem que aprendi em cursos como hatha yoga, reiki, aromaterapia, florais de Bach, fitoterapia, naturopatia e em tantos outros me deu o contraponto que eu precisava. Não à toa amo ler e intercalar livros de empreendedorismo e negócios com os de espiritualidade e autoconhecimento.

Fique à vontade para ler meus textos e comentar aquilo o que sentir no coração.

Acesse os links abaixo:

Email: [email protected]
Site: : giselliduarte.com.br I insighttimer.com/giselli/
Facebook:: @giselli.d
Instagram : @giselli.d
Twitter : @gisellidu
Linkedin : Giselli Duarte
Spotify: No Caminho do Autoconhecimento