Convivendo

Sobre Patrícia e a surdez

Patrícia R. Witt é deficiente auditiva bilateral e profunda desde que nasceu, oralizada. Autora do livro e blog “Surdez: Silêncio em Voo de Borboleta”, faz palestras por todo o Brasil, com o intuito de ajudar outras pessoas que desconhecem a surdez.

A surdez é uma perda auditiva em que a pessoa possui dificuldades de ouvir os sons e, principalmente, compreendê-los. Essa perda de audição pode ser gradual ou de nascença, como no caso de Patrícia, que é a severa-profunda, um grau de perda auditiva em que o indivíduo quase não escuta nada (sem aparelhos auditivos, Patrícia não escuta absolutamente nada mesmo) e depende da leitura labial para compreender a comunicação. A perda gradual e a de nascença são, ao mesmo tempo, iguais e diferentes, pois seus portadores sofrem com os mesmos problemas: dificuldades de entender a comunicação oral, preconceitos por parte da sociedade, medo das pessoas que têm de lidar com essa deficiência e preferem evitar contato etc.

foto-palestras-surdez-silencio-em-voo-de-borboletasA única diferença entre dois mundos é que no quadro de surdez de nascença a criança quase não desenvolve a sua memória auditiva (dependendo do nível de perda auditiva). Já na surdez gradual, a criança desenvolve a sua memória auditiva normalmente por um certo período; em seguida, começa aumentar gradativamente a dificuldade de ouvir. Nesse último caso, o diagnóstico é mais lento, pois a percepção não se encontra imediatamente.

Com a perda auditiva desde o nascimento, a criança não percebe tão cedo que é surda, por isso cabe então a escolha dos pais. Patrícia foi diagnosticada com surdez com um ano e dois meses, mas foi descobrindo aos poucos sua surdez, de forma natural. Somente aos sete anos de idade soube de fato que era surda, mas encarou a surdez como desafio. Obteve muitas vitórias pelo caminho e ainda almeja alçar voos ainda mais altos!

Agora, Patrícia precisa lançar a 2ª edição do livro, e criou um projeto de crowdfunding no Catarse. Venha conhecer o projeto e fazer força para realizar o sonho dela: https://www.catarse.me/livro2edicaosurdezborboleta

 

Sobre o autor

Patrícia Rodrigues Witt

Patrícia Rodrigues Witt

Patrícia Rodrigues Witt é deficiente auditiva bilateral e profunda, oralizada (se comunica oralmente), também possui fluência na LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais), é também apaixonada por línguas estrangeiras, estendeu-se para o inglês e o Alemão. É graduada em Terapia Ocupacional e pós graduada em Marketing Digital. Atualmente é autora do livro e blog Surdez Silêncio em Voo de Borboleta: surdezsilencioemvoodeborboleta.com. Patrícia faz palestras por todo o Brasil, para disseminar seus conhecimentos e experiências da área de surdez, com o objetivo de ajudar outras pessoas que desconhecem o mundo do silêncio!

- Facebook: Surdez Silêncio em Voo de Borboleta

- E-mail: [email protected]
- Instagram: @patriciawitt
- Telefone: (51) 99540-1267 – somente por mensagens