Autoconhecimento Comportamento Significado dos sonhos

Sonhar com dente

Sonhar com dente
Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Quando o assunto é o “mundo onírico”, o nosso subconsciente é uma caixinha cheia de mistérios. Enquanto dormimos, nossa mente reproduz ou tende a reproduzir alguns pontos da nossa vida desperta de uma forma bem questionadora, revelando fatos sobre o nosso próprio ser. Algumas vezes, os sonhos que temos são bem diretos e perspicazes; em outras, são misteriosos e promovem uma necessidade de compreensão. Dentre os sonhos mais curiosos, sonhar com dente comumente é tido como algo negativo. Muitos dizem que sua representatividade é a morte física, mas existem significados mais profundos sobre esse sonho. Você sabe o que ele realmente significa? Nós vamos te contar!

O significado de sonhar com dente depende muito do contexto e do cenário em que o dente está. Mas atente-se: na maioria dos casos, esse sonho não simboliza algo em específico, sendo simplesmente um estímulo que se origina no corpo durante o sono, como dormir de boca aberta ou ter alguma sensibilidade dental, por exemplo. Essa explicação embasada em estímulos físicos foi descoberta por Freud, ao analisar que a maioria dos seus pacientes sonhava com dentes. Mas, ao mesmo tempo que esse tipo de sonho foi entendido como resultado de algo físico, Freud também reparou que, em diversos casos, sonhar com dente pode significar medos, bloqueios e até mesmo trazer à tona alguns traumas passados.

Além dessa perspectiva psicológica, esse sonho pode resultar de questões espirituais. Para entender melhor, aprofunde-se em alguns detalhes e conheça mais sobre si mesmo por meio de sonhos com dente:

Imagem de um sorriso masculino mostrando os dentes brancos.
Imagem de John Oliver por Pixabay

Sonhar com dente quebrado

Dente quebrado simboliza resistência, energia e vitalidade. Sonhar com dente quebrado pode representar uma árdua necessidade de fazer uma autoanálise sobre algumas situações que você tem vivido. Você tem se sentido bem em todos os momentos? Sente-se animado diante das suas vivências? É bem provável que você esteja se desgastando demais e, com isso, desequilibrando a harmonia do seu ser. É preciso olhar com mais carinho para as suas escolhas e prezar pelo seu bem-estar.

Sonhar com dente caindo

Com um simbolismo mais espiritual, dentes caindo representam novidades: as boas novas! Esse tipo de sonho é totalmente positivo, sendo considerado um sinal de que momentos felizes virão, deixando para trás os momentos conturbados e inquietos da sua mente. Se você sonhou com dente caindo, não se assuste! O renovo sempre chega, e essa é a sua hora!

Sonhar com dente sangrando

Pare agora e pense: você se sente “cheio” de algo na vida de vigília? Saiba que a presença de dentes sangrando em sonhos simboliza que você está vivendo algum excesso e sendo muito descuidado em determinadas áreas da sua vida. É muito válido analisar certas situações que atuam como um gatilho, impulsionando você a agir de uma forma prejudicial ao seu singular. Lembre-se: existem coisas que na maioria das vezes nos definem e que carecem de muita atenção. Sonhar com dente sangrando pode ser uma representação de descuidado com a família e até mesmo de costumes ou vícios que te distanciam de quem você realmente é.

Imagem de uma linda mulher negra. Ela está muito feliz e sorri mostrando os seus lindos dentes brancos. Ela usa uma blusa de frio roxa bordada com flores. Seu cabelo também está enfeitado com grandes flores coloridas.
Imagem de Jasmaine Cook por Pixabay

Sonhar com dente branco

Dentes brancos são a face do perfeccionismo. Você pode se questionar: “Esse sonho é positivo ou negativo?”, mas a resposta depende do seu olhar diante da tendência da perfeição. Geralmente, sonhar com dente branco reflete sua cobrança consigo mesmo e a forma que lida com tudo o que faz. Só você sabe o que sente diante disso, então reflita!

Sonhar com dente quebrando

Esse sonho significa um gasto de energia totalmente desnecessário. É bem provável que você esteja dedicando boa parte do seu tempo ao que não acrescenta nada à sua vida. Assim como sonhar com dente quebrado, dentes quebrando pontuam a necessidade de preservação para evitar a indisposição e manter o equilíbrio, tanto mental quanto físico e espiritual.

Sonhar com dente cariado

Cáries nos dentes apontam descuidos com tudo pelo que você se interessa. Esse sonho parte de um distanciamento das coisas que você gosta de fazer. A partir do momento em que você se inclina somente aos prazeres passageiros da vida, muda completamente a direção do que realmente quer. A resultante disso é uma mudança de rumo desconexa com a sua identidade. Você se sente perdido? Busque focar no que você deseja, pois o que é temporário passa, mas o que existe no seu interior pode ser alimentado e construído de maneiras sólidas.

Imagem de uma mulher segurando na frente do seu rosto a foto de uma boca sorrindo e mostrando os lindes dentes branquinhos.
Imagem de Gerd Altmann por Pixabay

Sonhar com dente furado

Esse sonho é mais incomum e curioso. Sonhar com dente furado revela o costume de correr de tudo o que causa desconforto na vida desperta. Você sente medo de enfrentar certas situações, sejam elas boas ou ruins? Deixe os questionamentos de lado e mude os seus hábitos. Faça por você e não deixe a insegurança te parar!

Sonhar com dente mole

Se sonhou com um dente mole ou quase caindo, saiba que isso simboliza que você está passando por alguma adversidade na vida de vigília. Deixe de lado a demonização de sonhar com quedas ou fragilidade! Períodos difíceis requerem certa receptividade interior, pois são como se você estivesse semeando e curando o seu próprio ser para que, logo em seguida, floresça a alegria. Não seja resistente!

Você também pode gostar

Sonhar com dente nascendo

Nesse caso, é preciso analisar o que você sentia durante o sonho. A sua condição diante do dente nascendo inclinará você para a explicação correta: Você sentia dor? Se sim, esse sonho é um reflexo da sua fuga de certas situações que podem te tornar mais maduro e constante. Se não, significa que você é uma pessoa que aceita as mudanças, mesmo quando desconfortáveis, mas que, de toda forma, resiste um pouquinho até perceber que enfrentar é o melhor a fazer.

Imagem de uma criança sorrindo e mostrando os dentes que são tortinhos. Na imagem está faltando um dos dentes.
Imagem de Galina Bogdanovskaya por Pixabay

Sonhar com dente podre

Dente podre representa uma contaminação pessoal. É bem provável que você esteja se relacionando – não necessariamente amorosamente – com pessoas que afetam a sua genuinidade. Manter qualquer tipo de relação com gente inadequada afeta o seu interior e torna propício um incômodo que muitas vezes passa despercebido. Você precisa aprender a dizer “não” e também a ser mais cauteloso consigo mesmo. Além disso, sonhar com dente podre pode indicar um afastamento afetivo, resultante da prioridade que você tem dado às pessoas que não te fazem tão bem como deveriam.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]