Autoconhecimento Significado dos sonhos

Sonhar com enchente

Sala de estar inundada.
Victor Zastolskiy / 123RF
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Sonhar com enchente é muito comum e costuma ser reflexo do que estamos sentindo na vida real. No mundo dos sonhos, sentimentos e emoções geralmente são comparados a elementos da natureza e ao clima, como vento, chuva, entre outros. A partir desta perspectiva, sonhar com fenômenos naturais como enchentes, inundações e tempestades têm conexão com os padrões emocionais e psicológicos de uma pessoa quando acordada. Além disso, o simbolismo da água nos instiga a mergulhar no profundo dos nossos sentimentos e a dar mais vazão à intuição, para seguir um caminho de autoconhecimento.

O psiquiatra Carl Jung dizia que a presença da água de uma forma abundante em sonhos simboliza o inconsciente de uma pessoa. O significado de sonhar com enchente pode significar o caos emocional de uma pessoa, seguido da necessidade de um respiro. Enfrentar emoções desafiadoras, como raiva, ódio e tristeza, pode desaguar em grandes tempestades no mundo onírico.

Se formos pensar no lado mais espiritual, as enchentes representam a morte (simbólica) e a providência divina. No hinduísmo, por exemplo, as enchentes são associadas a momentos de renovação, como se uma pessoa estivesse cheia de sentimentos e passasse por uma limpeza profunda.

Homem em uma varanda de casa flutuante colocando água em uma vasilha. Abaixo dele está um rio.
hitesh choudhary / Pexels

Podemos concluir que sonhar com enchente representa momentos turbulentos que antecedem um período de renovação e equilíbrio na vida desperta. Mesmo que o sonho ocorra em um momento desagradável que alguém esteja enfrentando, ele serve para preparar a mente para coisas novas.

Sonhar com enchente de rio

No mundo onírico, sonhar com rios possui a simbologia do curso da vida de quem sonha. O rio com seu fluxo faz o seu próprio caminho, assim como a vida. Se o rio estiver fora do percurso natural, significa que o curso da sua vida está sendo movimentado de alguma forma. Sonhar com rios também pode ser reflexo de alterações na sua zona de conforto. As águas geralmente são límpidas e o fluxo, corrido.

Sonhar com enchente no rio pode simbolizar desordem na sua vida desperta, mas não se assuste, porque a desordem deste sonho precede prosperidade e abundância. Assim como as águas transbordam, desaguam e logo voltam ao fluxo normal do rio, toda perturbação transbordará até que tudo se acerte novamente.

Sonhar com enchente de água suja

Quando é falado em água suja, algo naturalmente já vem à nossa mente: energias densas que geram peso no corpo espiritual ou mental. Enchentes com águas turvas simbolizam as impurezas da nossa mente. Se na vida de vigília você é negligente ao cuidar da sua saúde mental, mais cedo ou mais tarde irá sonhar com enchentes de águas muito sujas. A falta de limpidez e de clareza das águas insinua que algo está errado com a forma como você tem pensado e se comportado diante na vida desperta. É necessário cuidar mais da sua alma!

Sonhar com enchente de água limpa

Enchente de água limpa em uma rua da cidade.
Burak K / Pexels

Sonhar com enchentes de água limpa indica que está tudo bem. É totalmente o oposto da água suja, obviamente. O sonho manifesta um tempo de paz e de ideias organizadas. Você passou pelos momentos de crise e as dificuldades emocionais estão totalmente sob o seu controle. É válido dedicar um tempo para si mesmo e focar em objetivos pessoais, no entendimento da vida ao redor e numa afirmação cada vez maior de autoconfiança e espiritualidade diante do que te deixa inseguro.

Sonhar com enchente de água suja de barro

No mundo onírico, crises existenciais são manifestadas por meio do barro. Este sonho representa a grande bagunça espiritual que já transparece nas suas atitudes, gerando conflitos na sua vida desperta. Se analisarmos, enchente com água suja de barro é uma união de três fatores: enchente + água suja + barro, ou seja, não está tudo bem. Fique atento, pois esse desequilíbrio simbolizado pelo sonho significa que, se você não for mais cauteloso consigo, poderá desencadear uma enxurrada de problemas sem necessidade. Pratique o auto-olhar, medite e busque nas suas crenças um ar para respirar e mansidão para passar por este período de transição.

Sonhar com chuva forte e enchente

A água da chuva simboliza cura, renovação e limpeza. A chuva vem para lavar o que precisa de cura natural, enquanto as enchentes são baseadas em diversos sentimentos da vida desperta. Com isso, percebemos que sonhar com enchente com chuva forte retrata uma limpeza em suas emoções. É necessário que você esteja aberto a este processo, pois a limpeza vem para clarear as suas dificuldades internas e externas, além de te mostrar novas perspectivas. O resultado depende da sua receptividade. Experimente olhar o mundo de forma diferente e a “peneirar” tudo o que te impede de renovar as energias.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para colunistas@eusemfronteiras.com.br