Autoconhecimento

Sonhe, mas também realize!

Young woman at work reading and writing some papers on the desk. Home office or small company situation with real people. She is wearing a shirt and eyeglasses.
Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Sonhar é ótimo, mas realizar os sonhos é ainda melhor, não é? Por isso, vamos dar dicas valiosas para você tirar seus sonhos da mente e suas metas do papel para transformar tudo isso em realidade na sua vida.

Tenha foco

Um garçom traz sua bebida na bandeja; a vida não traz seus sonhos nela. Para alcançar seus objetivos, você precisará trabalhar por eles. E isso exige foco. Ser uma pessoa focada significa que, se seu objetivo é emagrecer, você não vai escapar da dieta por um simples docinho.

Se você quer viajar, você não vai gastar o dinheiro que está juntando para a viagem em uma bolsa. Caso seu sonho seja falar inglês, você não vai deixar de fazer um curso do idioma porque seria no mesmo horário da novela. Percebe? É preciso estar focado naquilo que quer para que você alcance esse objetivo lá na frente.

Você colhe o que você planta

É muito simples de entender: se você comer um chocolate, você irá consumir um número de calorias muito maior do que se você comer alface e tomate. Então, o que você vai colher dessa atitude? Calorias extras para o seu corpo. Caso seu objetivo seja emagrecer, você vai colher algo que a afastará dessa meta.

Se você não estudar, a chance de tirar zero em uma prova, ser reprovado em alguma matéria na faculdade ou não estar preparado para determinado teste é gigante. Você plantou o fato de não ter estudado. Muito provavelmente você colherá a reprovação. Você colhe o que você planta. Tem um objetivo? Então batalhe por ele e colha frutos de todo o seu esforço no futuro.

Pense no futuro

Mas, é claro que o ser humano não consegue ser focado o tempo todo. Todas as pessoas no mundo têm momentos de fraqueza. Por isso, é muito importante que você pense no futuro.

Quando você estiver passando por um momento de fraqueza, seja a dificuldade em negar um doce, a vontade de gastar o dinheiro que está economizando, desistir de um sonho por medo ou vergonha, pense no seu futuro. Como você se imagina daqui a dez anos, como você quer estar? Quando você fizer isso, você vai ter mais força para agir de acordo com esse objetivo.

Seja feliz no presente

Não se engane. O caminho até atingir um objetivo é árduo, feito de muitos sacrifícios. Mas, mesmo esses sacrifícios devem fazer você mais feliz. Em outras palavras: um atleta deixa de sair com os amigos e ir às festas, entre tantas outras coisas, que, para ele, são sacrifícios, para que ele consiga atingir sua meta de ganhar determinada competição. Ele abdica de tudo isso para treinar todos os dias. É aí que mora o segredo: ele faz sacrifícios, mas mesmo assim, ele gosta do dia a dia.

Então, ser feliz agora também é importante. Se você quer se tornar médico, você precisa gostar de estudar – ao menos as matérias que farão parte do seu dia a dia. Se você quer se tornar um atleta, você precisa gostar de treinar. Até mesmo quando você faz dieta porque quer emagrecer, o começo pode ser difícil, mas com o tempo você passa a gostar da rotina de treinos e alimentação saudável.

Não tenha preguiça

Também é importante que você não tenha preguiça. Lembre-se sempre: a procrastinação apenas atrasa sua vida. Pessoa alguma ganha qualquer coisa estando sentada no sofá pensando em viver, em vez de estar de fato vivendo. Não entenda mal, é claro que todo mundo precisa de um momento off às vezes, mas, quando a preguiça se torna recorrente, repense sua rotina.

Seja exigente, mas não perfeccionista

Vença a preguiça! Você conseguirá fazer isso sendo exigente com você, ou seja, cobre-se mais. Por que ficar no sofá a tarde toda? Fique por meia hora para descansar. Depois, vá fazer algo que o ajude a ficar ainda mais próximo de seus sonhos.

Apenas atente-se: seja exigente, não perfeccionista. Muitas vezes, quando uma pessoa é perfeccionista ela desiste de muitos objetivos por perceber que não consegue atingir suas próprias expectativas. É isso mesmo, ela não vai conseguir nunca, afinal ninguém é perfeito, certo? Perfeccionismo não é bom; exigência é.

Sonhar e realizar

Aliado à exigência está a capacidade de realizar. Afinal, se você é capaz de sonhar, você é capaz de realizar, e absolutamente ninguém pode dizer o contrário. Afinal, quando Thomas Edison inventou a lâmpada elétrica, alguém acreditava que seria possível? Quando o primeiro avião foi criado, alguém achava que iria realmente voar? Albert Einstein também foi chamado de louco tantas vezes…

Não desista

O número de pessoas que desiste no meio do caminho é muito maior do que o número de pessoas que fracassa. Então, deixe o medo de lado e não desista. Talvez você tenha que tentar mais de uma vez antes de conseguir, mas aprendendo com os seus erros e reconhecendo suas qualidades, com certeza você vai conseguir. Repita: eu vou conseguir. Eu vou conseguir. EU VOU CONSEGUIR.

Não escute julgamentos

Aqueles que tentam impedi-lo, julgando você ou o prejudicando de alguma forma, você deve eliminar de sua vida. Pessoas que realmente gostam de nós nos apoiam e nos ajudam, e não o contrário. Aceite críticas construtivas, pois isso o ajudará muito a concluir suas metas ainda mais rápido, mas não escute os julgamentos.

Sonhe, mas também faça

Por fim, faça. É isso. Vá atrás. Comece agora mesmo. O que está esperando?


Texto escrito por Giovanna Frugis da Equipe Eu Sem Fronteiras

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]