Convivendo

Substâncias tóxicas utilizadas pela indústria cosmética

Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Os produtos industrializados são comuns em nosso cotidiano, até chegar ao ponto de nem mesmo prestarmos tanta a atenção ao que compramos e consumimos. Esse é um hábito que pode estar prejudicando a sua saúde e você nem imagina.

Alguns produtos possuem componentes químicos que comprovadamente prejudicam a saúde e podem até mesmo levar ao desenvolvimento de doenças graves, como o câncer. E um dos segmentos que mais têm componentes prejudiciais na composição de seus produtos é o de cosméticos.

Aqui no Brasil, isso ainda acontece pela falta de leis que proíbam as empresas de usarem determinados ingredientes nos produtos e também pela falta de leis que regularizem o que deve ser obrigatório de se mostrar na etiqueta de cosméticos e de qual forma. Existe uma certificação que pode ajudar a saber quais produtos não possuem componentes prejudiciais à saúde, como os selos do Instituto Biodinâmico (IBD) e os selos da Ecocert, porém, há divergências entre as nomenclaturas desses selos. Por exemplo: a definição da diferença entre natural e orgânico, e como os rótulos deveriam ser padronizados.

Mas, se por um lado ainda não podemos confiar na legislação imposta às empresas fabricantes de cosméticos, podemos checar no rótulo de cada produto que compramos se existem alguns componentes que comprovadamente são prejudiciais à saúde. Veja alguns deles:

Composto radioativo: era muito utilizado entre as décadas de 20 e 50 do século passado, na França, pois acreditavam que isso dava uma publicidade positiva para os produtos. O problema é que descobriram que esse composto pode dar câncer. Era mais utilizado em produtos hidratantes.

Chumbo: é um cancerígeno que pode ser encontrado em batons e tintas de cabelo. Apesar de nem sempre estar listado nos ingredientes, é bom ficar atento à presença dele na composição dos produtos que você compra.

Mercúrio: pode causar alergias em algumas pessoas e também gerar danos no cérebro. É encontrado em alguns tipos de máscaras e colírios.

Parabenos: são substâncias que podem alterar o funcionamento das glândulas endócrinas, responsáveis pela criação dos hormônios. Os parabenos podem ser encontrados em cremes, lenços umedecidos, shampoos, desodorantes, hidratantes, maquiagens, entre outros cosméticos.

Além de ficar atento a essas substâncias, vale a pena de vez em quando pesquisar na internet notícias sobre cosméticos. Com o avanço da ciência, muitos pesquisadores têm dedicado seus estudos para poderem evoluir cada vez mais esse segmento e abolir de vez esses componentes prejudiciais. Continue cuidando da sua beleza e do seu bem-estar, mas sempre com cuidado e de olho na saúde!


Texto escrito por Ricardo Sturk da Equipe Eu Sem Fronteiras

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]