Autoconhecimento

Sucesso não é sinônimo de dinheiro

Mas sim de realização pessoal. Confundimos as duas coisas, porque a realização pessoal frequentemente é recompensada com prosperidade financeira.

Os dois maiores obstáculos no nosso caminho e que impedem uma dedicação plena ao nosso trabalho preferido são a condição financeira e a influência da família e dos amigos.

Nem sempre o trabalho pelo qual sentimos mais amor é o mais lucrativo. Muitas vezes, parece que não temos escolhas: a necessidade fala mais alto. Quase sempre, o trabalho pelo qual temos maior inclinação, no início, parece não trazer uma remuneração significativa.

Assim, entre escolher a recompensa financeira imediata — direcionando nosso esforço para realizações puramente comerciais — ou a remuneração que virá anos mais tarde — após o acúmulo de conhecimento que nos habilita a trabalhar na área do nosso talento —, preferimos a recompensa imediata, renunciando a nossa paixão.

Além disso, quem escolher o trabalho que ama nem sempre terá, no seu campo de apoio, o suporte de seus amigos e familiares. Ao escolher o trabalho pelo qual temos paixão, quase sempre somos forçados a investir extraordinário esforço e energia na busca e no desenvolvimento para coletar, organizar, classificar e testar o conhecimento necessário para desenvolver nosso potencial e isso, em curto prazo, pode parecer desvantajoso.

Successful entrepreneur smiling in satisfaction as he checks information on his laptop computer while working inside a cafe with sun flare

Entretanto, apesar dessa aparente desvantagem, a pessoa que se envolve com o trabalho que ama geralmente é recompensada com dois tipos de benefícios decisivos:

Primeiro, descobre, nesse tipo de trabalho, a maior recompensa de todas: a felicidade.

“Nem sempre o trabalho pelo qual sentimos mais amor é o mais lucrativo. Muitas vezes, parece que não temos escolhas: a necessidade fala mais alto.”

Segundo, sua recompensa financeira, embora, muitas vezes, demore mais para chegar, no final das contas, será muito maior. Por quê? Porque o trabalho feito com amor geralmente é maior em quantidade e qualidade do que aquele exercido exclusivamente pelo dinheiro.

Por isso, se quisermos de fato acumular dinheiro, desfrutar de paz de espírito encontrando a felicidade, é preciso sacrificar a remuneração financeira imediata para poder acumular conhecimento, adquirir técnica e desenvolver a prática, para apenas então obter a recompensa. Essa tem sido a experiência de qualquer industrial, cientista, inventor ou filósofo do tempo de Sócrates até os dias atuais.

Você também pode gostar

Nenhum trabalho feito com amor pode ser considerado um desperdício de tempo e energia. Aqueles que fazem mais do que aquilo que deles é esperado mais cedo ou mais tarde serão recompensados, e muito além do que poderiam imaginar. Lembre-se: sua segurança não está no cargo que ocupa nem nas pessoas com as quais se relaciona, ela está na sua capacidade de suprir necessidades e de solucionar problemas.

Sucesso! Felicidades! Prosperidade! Vamos em frente!

Sobre o autor

Sergio Giavoni

Sócio Diretor da Harmonia Consultoria e Assessoria em Pessoas. É Economista com MBA Executivo em Administração de Empresas, Certificado em Capacitação Gerencial, Gestão Estratégica das Pessoas, Gestão Estratégica de Negócios, Palestrante Profissional, Personal & Profissional Coach, Leadership Coach, Carrer Coach, Alpha Coach, Executive Coach, Business Coach, e Analista PDA – Personal Development Analysis (Avaliação de Perfil Comportamental).

Experiência profissional executiva em bancos, ocupando por último o cargo de Superintendente Comercial da rede de agências.

Desempenha a função de Coach Pessoal, Profissional, Executivo e Business, com diversas atuações no desenvolvimento de objetivos, resultados e performance de pessoas, equipes e empresas.

Desempenha também a função de palestrante e instrutor em assuntos pertinentes à Liderança, Motivação, Engajamento, Atendimento à Clientes e Vendas.

Coordenador de Mentoria do Grupo BNI (Business Network International) Exponencial – São Bernardo do Campo – SP.

Coautor do livro “Planejamento Estratégico para a Vida” – Editora Ser Mais – Dez/2015.

Telefone: 11 4427-9604 e 11 99979-7050
E-mail
sergio@harmoniaconsultoria.com.br
Sites
www.harmoniaconsultoria.com.br/
Blog
www.harmoniaconsultoriaeassessoria.com.br
LinkedIN
Sergio Giavoni
Instagram
@sergiogiavoni
Facebook
facebook.com/sergiogiavoni
Twitter
@SGiavoni