Atividades Físicas Saúde Integral

Todo esforço será recompensado

Marco Lopes
Escrito por Marco Lopes

Hoje não fui a academia, e nem ontem. Pratico exercícios a mais de 25 anos, sinto preguiça e brigo com ela todos os dias, somos feitos para economizarmos energia, essa é uma herança da época que não tínhamos alimentos com a mesma disponibilidade que hoje, éramos caçadores e por motivos de sobrevivência não podíamos gastar muita energia.

O tempo passou e evoluímos, e essa evolução aconteceu a tal ponto que não precisamos nem andar até a padaria, farmácia ou até a feira, vem tudo para nós bastando apenas um telefonema, que por sua vez está no bolso e nem para isso precisamos nos mover. Ou seja levamos muito a sério quando o assunto é economizar energia.

Porém, como o próprio título deste artigo diz: todo esforço será recompensado! e pode ser que você não concorde comigo hoje, mas chegará um dia que concordará. Com o processo de envelhecimento e suas perdas físicas os movimentos começam a ficar mais difíceis, o que era fácil já não parece tão fácil, então o que era difícil… esse com certeza você vai querer passar bem longe.

Agora, tudo isso acontece porque iniciamos o processo de envelhecimento com nossas reservas físicas no limite ou, na maioria das vezes, abaixo. Os exercícios físicos são como uma poupança, você acumula hoje e aproveita os resultados no futuro. Por isso, quando bater aquela preguiça não se culpe e saiba que é perfeitamente natural, mas fique atento, não se deixe levar e tenha sempre em mente como você quer chegar a maturidade, quais são os seus sonhos? Você quer continuar viajando com sua família e aproveitando o melhor que a vida pode lhe oferecer? Quer continuar independente e com uma boa reserva de energia física?

shutterstock_250627558

Encontre as respostas para essas perguntas e assuma a responsabilidade pelas ações que farão você ir em direção de como quer estar daqui a 5 ou 10 anos. Para terminar quero ajudar a pensar mais um pouco, vou deixar aqui alguns dos benefícios, ou recompensas, que os exercícios físicos podem fazer por sua saúde:

  • Aumento do consumo de oxigênio (VO2max);
  • Maior benefício circulatório;
  • Melhor controle da glicemia;
  • Melhora do perfil lipídico;
  • Redução do peso corporal;
  • Melhor controle da pressão arterial de repouso;
  • Melhor equilíbrio e da marcha;
  • Menor dependência para realização de atividades diárias;
  • Melhora da autoestima e da autoconfiança;
  • Significativa melhora da qualidade de vida.
Quando você vai começar? Marque a data, horário e local, coloque lembretes e envolva outras pessoas no processo, ficará mais fácil em assumir esse compromisso com você. Nunca é tarde para começar, lembre-se disso!

Sobre o autor

Marco Lopes

Marco Lopes

Formado em Educação Física pela Faculdade Osec (atual Unisa) em 1997, formou-se também em Fisioterapia pela Universidade Paulista – UNIP no ano de 2003 e em Especialização em Gerontologia pelo Centro Universitário São Camilo, no ano de 2013.

Trabalhou durante 10 anos na academia do Hotel Transamérica ­SP como Personal trainer. Há 15 anos atua como fisioterapeuta e educador físico, prestando serviço domiciliar para um público com faixa etária a partir dos 50 anos. Atende também na academia do Hotel Hyatt e na Top Form Academia.

Especializações e cursos:

- Curso de Reeducação Postural Global e Estruturação Postural Integrada pela Federação Nacional dos Fisioterapeutas - 2004;
- Curso de Especialização em fisiologia do exercício e treinamento resistido no envelhecimento pelo Serviço de Geriatria da FMUSP -­ 2009;
- Curso internacional em Trigger Point e liberação Miofascial pelo instituto PHYSION- ­2013;
- Curso de Terapia Manual pelo Instituto Valéria Figueiredo - 2014;
- Curso de Avaliação Física e Funcional para idosos pelo Instituto Biodelta - 2014;
- Prescrição de Exercícios Aeróbicos para Composição Corporal, Sistema Cardiovascular, Exercícios Resistidos e de Flexibilidade para o idoso CELAFISCS - 2014;
- Formação em Coach pela Sociedade Brasileira de Coaching - 2015.

Sites: fisiofitsenior.com
personaltrainermarcolopes.com