Budismo Espiritualidade

Termo Budista: Sansho Shima

Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Esse termo budista implica nos 3 obstáculos e 4 maldades que se manifestam quando estamos no caminho correto de nossa espiritualidade e orações.

Os três obstáculos (Sansho) são:

1 – Bonno-sho: obstáculo dos desejos mundanos, ou que vêm da avareza, ira ou estupidez.

2 – Go-sho: obstáculo do carma, ou obstáculo proveniente do mau carma, que surge após cometer qualquer um dos cinco pecados capitais ou dez maus atos. Esta categoria também é interpretada como oposição das esposas ou dos filhos.

3 – Ho-sho: obstáculo da retribuição, ou obstáculo devido à dolorosa retribuição pela ação dos três maus caminhos. Também indica os obstáculos causados por soberanos, pais ou outras pessoas que exercem algum tipo de autoridade.

As quatro maldades (Shima) são:

Om Symbol In Vector1 – On-ma: a maldade dos cinco componentes, isto é, os impedimentos causados pelas funções físicas e mentais.

2 – Bonno-ma: impedimentos dos desejos mundanos que surgem dos três venenos.

3 – Shi-ma: impedimentos causados pela morte, por conta do medo e do sofrimento que ela vincula, podendo atrapalhar a prática do budismo.

4 – Tenshi-ma: obstáculos causados pelo Demônio do Sexto Céu. Esta maldade é comumente manifestada na forma de opressão por homens de poder.

O termo retratado por Nitiren Daishonin no século 13 é descrito no budismo como “o maior carma que se manifesta mediante ao avanço da vida”. Ou seja, conforme seguimos corretamente nossa vida através de orações e ações, nosso carma se manifesta e junto a ele, o sansho shima. Nitiren Daishonin elogia as pessoas que passam por dificuldades, defendendo a ideia de que “se a maldade se levanta, então está no caminho correto e limpando seu carma.”

O mais importante nesse momento é persistir e não nos amedrontarmos diante dos desafios provenientes de nossos esforços. Em outras palavras, manifestar o sansho shima na vida é sinal de que estamos trilhando o caminho correto para a felicidade absoluta.


  • Escrito por Bruno Melo da Equipe Eu Sem Fronteiras.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]