Convivendo

Tomando decisões: o amor ou o medo definem as escolhas que fazemos

Homem parado, escolhendo entre dois caminhos para seguir
Maxsattana / Getty Images / Canva

Decidir é um ato desafiador e empoderador ao mesmo tempo. É escolher, definir e estabelecer nosso próprio caminho, realizando escolhas que promovem mudanças em nossa vida.

Cada etapa que vivenciamos traz ricos aprendizados para o nosso desenvolvimento, fazendo com que tenhamos experiências e saberes relacionados ao que nos dedicamos e onde concentramos nossa atenção.

Um fato interessante sobre a tomada de decisão é que há dois indicadores simples que nos ajudam a ter percepção do que impacta nossas escolhas. Esses dois indicadores são o amor e o medo.

O amor é uma energia que agrega, que expande possibilidades, que aumenta a nossa criatividade, que faz fluir a comunicação entre mentes e corações. É uma poderosa fonte de calor humano, solidariedade e cooperação. Amar é um ato que requer doação, coragem e esperança. O amor constrói a confiança, o respeito e o afeto. Ter o amor como referência para tomar decisões é uma atitude sábia.

O medo é um sentimento de insegurança, desamparo e desconfiança. É um sentimento que gera a sensação de solidão, como se não fosse possível confiar nas pessoas nem contar com ninguém nos momentos difíceis. Diante do medo, temos a sensação de vulnerabilidade, pois é como se algo nos ameaçasse constantemente. O medo destrói o nosso poder pessoal e, muitas vezes, distorce a realidade, limitando a nossa capacidade de superação.

Falta de proteção, inquietação, ansiedade, entre outras coisas, estão relacionadas ao medo.

Mulher parada com as mão no rosto, no meio de uma multidão
Tero Vesalainen / Getty Images Pro / Canva

Mas o que está por trás do medo? Por que algumas pessoas ficam paralisadas em suas jornadas em decorrência dele? Qual é o perigo real ao qual um determinado medo se relaciona?

Tais perguntas são essenciais para percebermos o seguinte: o medo não é tão assustador quanto parece.

O medo pode ser eliminado de nossa vida quando conseguimos acessar o que ele busca revelar a nosso respeito. Na verdade, quase todos os medos revelam uma mesma crença: a escassez.

Temos medo de que algo falte para nós. Sentimos medo de perder as pessoas que amamos ou de perder algo que nos traga o sentimento de paz, estabilidade e bem-estar.

O sentimento de escassez que o medo representa destrói muitos sonhos e possibilidades promissoras. A escassez sempre apontará os piores cenários e escravizará a nossa mente à dor e ao fracasso. Medo só gera mais medo. Escassez só gera mais escassez.

Você também pode gostar:

O único sentimento que pode superar o medo é o amor. É o amor que vai restaurar a confiança e alimentar a esperança. É o amor que transformará trevas em luz. É o amor que transmutará o medo em coragem.

Que o amor nos conduza à nossa melhor versão, de modo que possamos cumprir o propósito da nossa existência, contribuindo para um mundo melhor.

Namastê!

Sobre o autor

Maria Cleide Pereira (MCSCP)

Maria Cleide da Silva Cardoso Pereira, ou Maria Cleide Pereira (MCSCP), é professora de língua portuguesa e especialista em gestão de pessoas. Estudiosa da psicologia analítica, é autora do livro "O universo simbólico da obra 'O Saci': um estudo junguiano sobre a obra infantil de Monteiro Lobato".

Fascinada pelas práticas integrativas e complementares, participou de cursos de massoterapia, reiki, medicina tradicional chinesa, fitoterapia, cristaloterapia, sistemas de curas vibracionais, entre outros.

Aquariana apaixonada pela humanidade, sempre acredita no melhor das pessoas. Seu propósito de vida é auxiliar o processo de expansão da consciência por meio do desenvolvimento integral dos indivíduos, aprimorando suas aptidões naturais, reconhecendo seus propósitos e fortalecendo suas competências, habilidades e atitudes.

Poetisa inspirada pela espiritualidade, imprime em seus versos e em sua prosa poética a linguagem do coração, convidando cada leitor e leitora a um profundo mergulho na própria alma.

A escritora é membro das seguintes academias literárias:

Academia Castanhalense de Letras

Academia Internacional da União Cultural

Academia de Letras da América Latina

Academia Literária Internacional de Poetas e Escritores

Contatos:
Email: mariacleidescpereira@gmail.com
Facebook: mariacleide.pereira