Espiritualidade Religiões

Triquetra: significado e uso desse símbolo espiritual

Imagem de triquetra vermelha com fundo preto
robin.ph / Shutterstock
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Quando você pensa em “tríade”, provavelmente pensa na tríade cristã: Pai, Filho e Espírito Santo. No entanto, saiba que essa ideia de uma tríade é muito, muito anterior ao conhecimento cristão. Uma prova disso é o símbolo cristão conhecido como “triquetra” ou “triqueta”, que existe há pelo menos 10.000 anos.

Confira, neste artigo, o que é uma triquetra, qual é a origem dela, o que ela significa, o simbolismo dela e como usar esse símbolo!

O que é triquetra?

A triquetra é um símbolo celta formado por três arcos interligados pelo mesmo traço. Ao mesmo tempo que forma uma tríade, forma também um símbolo único, visto que todos os traços partem do mesmo lugar e se encontram também.

Original do povo celta, que viveu, principalmente, na Irlanda, pouco a pouco ele passou a ser incorporado por outras crenças pagãs e neopagãs, como a Wicca e outras práticas que se autoafirmam como bruxaria.

Origem da triquetra

A triquetra é um dos símbolos mais antigos do mundo. A origem da triquetra data de muitos milênios atrás, sendo que a mais antiga encontrada é do ano 8.000 a.C. Esse símbolo foi encontrado, por arqueólogos e por pesquisadores, em inscrições em pedras, armaduras, capacetes e em outros objetos e ambientes.

As duas maiores probabilidades eram que os celtas os usavam para simbolizar as estações do ano e também os três elementos nos quais eles acreditavam. Você pode conferir mais detalhes sobre isso no tópico a seguir.

O que significa triquetra

O significado da triquetra não é exato, já que o povo celta passava seus conhecimentos oralmente, então não há registros escritos e que possam ser estudados a respeito do significado da triquetra. Em geral, segundo historiadores, a triquetra significa os elementos e também as estações do ano.

Ao contrário de nós, que consideramos quatro estações do ano (primavera, verão, outono e inverno), os celtas consideravam apenas a primavera, o verão e o inverno.

Além disso, ao contrário do conhecimento ocidental mais comum, que também considera os elementos sendo quatro (fogo, terra, água e ar), os celtas consideravam apenas o céu (ar), o mar (água) e a terra (terra e fogo).

Mais adiante, quando o cristianismo chegou à região ocupada pelos celtas, os cristãos se apropriaram dele e deram um novo significado à triquetra, que é o da trindade cristã (Pai, Filho e Espírito Santo). Até hoje, igrejas cristãs irlandesas usam a triquetra como símbolo de que o país se cristianizou, porém manteve suas raízes históricas.

Simbolismo da triquetra

O simbolismo da triquetra, inicialmente, como explorado nos tópicos anteriores, era uma referência aos elementos da natureza e às estações. Aos poucos, foi sendo incorporado ao cristianismo, como simbologia da tríade cristã.

Além disso, outra simbologia da triquetra é usada para demonstrar orgulho pelas raízes celtas e por fazer parte do povo irlandês. É muito comum que irlandeses tatuem esse símbolo, especialmente aqueles que se sentem bastante conectados às tradições e aos costumem dos antigos povos celtas do pré-cristianismo.

Alguns historiadores também defendem outros simbolismos, como corpo, alma e espírito, mas essas teses são bem menos aceitas do que aquelas que foram descritas anteriormente neste artigo.

Mais recentemente, apropriada por religiões neopagãs como Wicca e outras que se autoafirmam bruxaria, a triquetra passou a significar também as 3 manifestações da Deusa, segundo essas crenças. Dessa forma, o símbolo representa a Donzela, a Mãe e a Anciã, que são as três formas nas quais a Deusa se apresenta.

Como usar a triquetra

A triquetra virou um símbolo bastante comum na cultura em geral. Apareceu em seriados como “Charmed” e “Dark” e até mesmo em uma novela da Rede Globo, “Eterna Magia”. Por isso, como tudo o que se torna pop, acabou perdendo um pouco do seu significado original.
Atualmente, a triquetra é muito usada para tatuagens, por exemplo. Além disso, é um amuleto comum em colares, pingentes e brincos, entre outros acessórios, pois há quem acredite que esse símbolo tem o poder de nos proteger contra energias negativas ou aumentar a espiritualidade durante rituais sagrados e/ou invocações de energia.

É comum, entre as pessoas que seguem crenças e religiões neopagãs, usar a triquetra tanto como bloqueador de energias negativas quanto como “ampliador” das energias positivas. É por isso ela é bem comum em rituais dessas crenças.

Quando for comprar um acessório com uma triquetra, dê preferência a metais nobres, pois bijuterias não são condutoras de energia. Na hora de limpar o seu acessório, não use produtos químicos e, para melhor preservá-lo, não o exponha à umidade.

Você também pode gostar:

Enfim, essas são as principais informações relacionadas a esse poderoso e popular símbolo celta chamado triquetra. Por que você não dá uma chance a esse amuleto sagrado para protegê-lo de energias negativas e potencializar a sua espiritualidade?

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para colunistas@eusemfronteiras.com.br