Convivendo

Truques de beleza que fazem bem ao meio ambiente

Funny smiling Spa Woman applying fresh Facial Mask with cucumbers. Beauty Treatments. Face mask, skin care concept. Beautiful Woman Applying Natural Homemade Facial Mask
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Ficar bonito não é crime, porém alguns rituais de beleza agridem a natureza! Mas como aliar beleza e sustentabilidade? Reduzir o número de produtos é um excelente começo para diminuir a quantidade de embalagens jogadas fora. Prefira produtos com embalagens que possam ser recicladas. Quer saber mais? Confira outras dicas para manter o visual em dia e proteger o meio ambiente.

Não usar produtos testados em animais

Será que a sua marca favorita testa produtos em animais? O PEA (Projeto Esperança Animal) tem uma lista de empresas nacionais e internacionais que realmente não testam.

Não usar secador

E também a chapinha e o babyliss! Use seus cabelos ao natural, além de fios sem pontas duplas e quebrados, não usar esses aparelhos traz economia e você impede a liberação de gases que contribuem com o efeito estufa. Veja como você reduz o consumo de energia apenas aposentando o secador:

Vapor de água no rosto

A limpeza facial é fundamental para uma pele saudável. Exponha o rosto ao vapor da água e potencialize o procedimento, pois o vapor dilata os poros. Encha uma bacia com 1 litro de água quente e deixe o rosto em contato com a água por 2 minutos. Molhe um algodão com soro e passe no rosto ou, então, faça massagens circulares com um esfoliante com produtos naturais. Repita o procedimento a cada 30 dias.

Óleo de coco

Ele é mil e uma utilidades! Além de hidratar o cabelo, esse óleo ameniza espinhas, previne e reduz estrias e cicatrização de feridas, dentre outros benefícios. O óleo de coco faz tudo isso sem entupir as tubulações. Maravilha, né?

Ler os rótulos

Vários produtos de beleza contêm substâncias que colocam você e o meio ambiente em risco, confira esses ingredientes:

  • Ureia e hidantoína: as substâncias liberam o formaldeído, produto presente em desodorantes, esmaltes e produtos para alisar os cabelos. Elas contaminam a água e desencadeiam dores de cabeça, dores nas articulações e asma. A ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) determina que no rótulo de produtos com mais de 3% de ureia tenha a mensagem: “Não Utilizar Durante a Gravidez”. O órgão ainda proíbe produtos com mais de 10% da substância.
  • Parabenos: os mais comuns são metilparabeno, o propilparabeno, o etilparabeno e o butilparabeno. Ainda não há consenso sobre os malefícios à saúde, porém é bom evitá-los já que podem interferir na fertilidade e estão associados ao câncer de mama. A ANVISA estabelece o mínimo de 0,4% de cada parabeno e o máximo de 0,8% de parabeno total.
  • Petrolato e óleo mineral: muito presentes em maquiagens e hidratantes corporais, contaminam a água e o solo e não deixam a pele respirar, provocando envelhecimento precoce.
  • Cores sintéticas: as principais são Cl 17200, Cl 15510, Cl 60730, Cl42053. As cores sintéticas deixam o cosmético mais atrativo, porém contaminam água, ar e solo e causam câncer.

Você também pode gostar

Viu só como dá para ficar bonita sem abrir mão da sustentabilidade? E você, conhece outros rituais de beleza saudáveis? Conte para a gente.


Texto escrito por Sumaia de Santana Salgado da Equipe Eu Sem Fronteiras

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para colunistas@eusemfronteiras.com.br