Convivendo

7 passos financeiros para fazer a viagem da sua vida

Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Você abre sua rede social favorita e se depara com as fotos da última viagem de um conhecido e, se morde de inveja. Combina de encontrar os amigos que já tem um tempo que não vê e descobre que nas últimas férias um deles fez um mochilão pela Europa, e fica com a pulga atrás da orelha. Chega em casa e toca o telefone, é a sua mãe contando que aquela sua prima está de viagem marcada para um lugar que você sempre quis ir. Impressionante como parece que todo mundo tem a oportunidade de fazer as viagens mais incríveis do mundo e você no máximo é capaz de passar um feriado na praia não é? As coisas estão cada vez mais caras, o dólar não para de subir e as contas chegam todos os meses sem falta.

Esta história lhe pareceu familiar? Não se sinta mal por isso, esse tipo de situação é mais comum do que você imagina. No entanto, saiba que também é possível fazer a viagem dos seus sonhos e encher sua bagagem de histórias para contar.

Listamos abaixo algumas dicas que vão te ajudar a tornar este sonho uma realidade tão esperada. Anote cada uma delas e comece a colocar em prática o quanto antes, garantimos que os resultados serão extremamente satisfatórios.

  • Estabeleça sua meta

A primeira coisa antes de começar a agir é ter em mente qual é a viagem de seus sonhos. Além do destino é indicado que se escolha alguns itens básicos como a data, a companhia (ou se será feita sozinho) e o objetivo desta viagem. Por exemplo, uma viagem para uma só cidade, em grupo e cujo único propósito seja o lazer tende a ser mais barata do que uma tour por vários países, sozinho e com a intenção de fazer diversos cursos.

  • Programe-se

Qualquer coisa que desejamos fazer e não é algo muito corriqueiro precisa de programação e planejamento para dar certo. Uma viagem exige muito estudo, preparo e pesquisa para que saia da maneira planejada. Não adianta bancar o impulsivo e deixar tudo nas mãos do destino, neste caso a perda é certa. Procure e reúna todas as informações sobre o local que pretende ir para que esteja o mais preparado possível.

  • Simule seus gastos na viagem

Após estudar muito sobre seu destino comece a pesquisar os gastos que terá por lá. Se existem atrações turísticas já deixe separado o valor de todas que pretende ir, separe o dinheiro que pretende gastar em comida e também com as lembrancinhas que quer trazer. Uma dica muito útil é separar um limite de gastos por dia.

  • Tenha na ponta do lápis (ou na planilha) seus gastos

Para viajar é necessário poupar. Para isso é preciso que você saiba quais são seus gastos realmente necessários e onde pode fazer cortes ou alterações. Este tipo de coisa só irá acontecer se você se organizar, então mãos à obra: se for mais tradicional tenha uma agenda onde anota todos seus gastos, se for moderno faça uma planilha e crie a disciplina de atualizar diariamente. Depois de alguns dias você conseguirá identificar onde está gastando muito e o que realmente precisa continuar lá.

  • Esteja disposto a fazer concessões

Pense na sua viagem cada vez que for almoçar em um lugar caro ou pensar em comprar mais um perfume. Se a meta é a viagem, algumas concessões devem ser feitas. Geralmente não é possível atender a todas as nossas vontades. Pese o que é mais importante pra você e saiba dizer não a alguns de seus impulsos consumistas.

  • Faça uma poupança, um cofrinho ou invista no mercado

Não adianta tentar ser a pessoa mais controlada do mundo com dinheiro dedicado para viagem na sua conta bancária, totalmente ao alcance de seus cartões. Separe esse valor que está poupando de alguma forma. Pode ser uma conta poupança em que você apenas deposita, um cofrinho para pequenos valores ou, se você for mais ousado, até ações do mercado financeiro. O rendimento dos juros também pode te ajudar a conseguir mais verba.

  • Venda itens que não usa mais

Todos temos um sapato esquecido e um livro que nunca mais iremos ler. Separe estas coisas e venda para amigos, em sites especializados ou em redes sociais. Pode parecer pouco, mas é de real em real que se faz uma passagem aérea.

  • Faça trabalhos extras

Se você tem tempo, procure trabalhos que irão te render um dinheiro extra e destine tudo que ganhar diretamente para o dinheiro reservado para a viagem. Não vale trapacear e gastar tudo em uma noitada.

  • Faça reservas e compras possíveis com antecedência

Geralmente os preços de voos e hospedagem tendem a ficar mais caros quanto menor for o prazo, então tente comprar com um intervalo bom entre a data de reserva e a de embarque. Se a viagem for internacional também pesquise e compre a moeda estrangeira quando a cotação estiver boa; se tiver bastante tempo é bom comprar em duas ou três vezes a quantidade pretendida para aproveitar a variação do câmbio.

  • Durante a viagem, seja comedido

Quando depois de fazer todos estes passo a sua viagem finalmente se concretizar, aproveite muito cada momento dela mas continue sendo realista. Não adianta chegar lá e gastar tudo nos primeiros dias ou então ficar com dívidas por meses a fio. Lembre-se do que se propôs e seja sensato. Sua saúde financeira agradece. E seus sonhos também!


Texto escrito por Roberta Lopes da Equipe Eu Sem Fronteiras

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]