Alimentação consciente Convivendo Educação Nutrição

Parece, mas não é! Como aprender a ler os rótulos

Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras
Quem nunca foi ao mercado e ficou em dúvida com tantas opções de tipos de alimentos? Natural, integral, zero, light, diet… Qual a diferença?

A simples presença de algum destes termos no rótulo nos faz supor que o alimento é mais saudável e que pode ser ingerido sem peso na consciência.

Mas não caia nessa! Nem todos os produtos são o que prometem em seus rótulos e podem sabotar toda uma rotina alimentar.

O ideal é ler com muita atenção a lista de ingredientes para não entrar numa cilada.

O erro do pão integral

Esses são o que mais têm oferta nos mercados, mas, em sua maioria, não são de fato integrais. Mesmo aqueles que oferecem um mix de grãos.

O problema está na presença da farinha de trigo fortificada, que são pobres de fibras. Para não errar esqueça o que diz na frente da embalagem e corra os seus olhos para os ingredientes. O primeiro deve, obrigatoriamente, ser a farinha de trigo integral. Isso quer dizer que é esta farinha que compõe a maior parte do pão. Na dúvida, recorra aos pães caseiros ou de padaria, mas que possuam algum grão.

Pode suco pronto?

Engana-se quem pensa que os sucos prontos são melhores opções em relação ao temido refrigerante. A maioria tem a mesma quantidade, ou até mais, de açúcar. Se quiser uma bebida refrescante, opte por um suco natural, feito na hora, ou então as opções de sucos prensados a frio, que mantém os nutrientes e não têm adição de açúcar ou conservantes.

Na dúvida, prefira ingerir a fruta inteira do que o suco: você vai consumir mais fibras e menos calorias.

E o chocolate diet, está liberado?

Se você não tem um quadro de diabetes, fuja desse tipo de chocolate. Neste caso, o açúcar é substituído por uma quantidade maior de gordura, sendo uma alternativa até mais gordurosa do que o chocolate tradicional.

Se optar por ele, coma com moderação! Mas prefira chocolates com mais cacau, opção de 70% são menos calóricas e apenas um quadradinho já te deixa feliz e traz os benefícios dos antioxidantes.

Ainda não sabe qual escolher? Não tenha medo de pesquisar, entender e ler os rótulos dos alimentos, principalmente os industrializados.


Escrito por Gabrielle Carreira da equipe Eu Sem Fronteiras

Sua opinião é bem-vinda, sempre que colocada com a educação e o respeito que todos merecem. Os comentários deixados neste artigo são de exclusiva responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]