Saúde Integral

Truques para dormir melhor no verão

Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Ah, quem não adora o verão, não é? É tempo de praia, de passeios, de cachoeira, de piscina, de corpos bronzeados, de dias mais longos. Mas nem tudo é maravilha durante esta estação do ano, principalmente na hora de dormir. Se dormimos com a janela aberta, os pernilongos acabam fazendo a festa. Então, o que fazer para aliviarmos o calor e conseguirmos dormir sossegados?

Separamos algumas dicas para te ajudar a dormir melhor nos dias mais quentes. Confira:

Molhe as toalhas

Essa técnica era muito utilizada pelo povo do Egito antigo. Ela consiste em molhar uma toalha, ou ainda um lençol, tirar um pouco do excesso e se cobrir na hora de dormir com essa peça fresquinha. Pode ter certeza de que essa técnica realmente é refrescante.

Improvise um ar condicionado

Se você não tem dinheiro para comprar um ar condicionado, uma boa dica é improvisar um. Sabe aquele ventilador bem velhinho que você tem guardado no fundo do seu armário? Ele pode ser a sua salvação. Coloque um pote com alguns cubos de gelo bem na parte frontal do ventilador e o ligue. Assim, o vento produzido pelo aparelho irá refrescar todo o ambiente.

Use peças de roupas leves

Apesar do que possa parecer, dormir pelado nessa época do ano não é uma boa ideia. São bem altas as chances de você suar durante a noite e ficar grudado no lençol da cama. Uma boa dica é utilizar pelo menos um camisetão de algodão.

Opte por dormir sozinho

Quem não gosta de dormir juntinho, não é mesmo? Mas essa não é uma boa opção para o verão, e sim ideal para os dias mais frios. Por isso, opte (sempre que possível, claro) por dormir sozinho.

Tome um banho relaxante

Uma boa dica para se refrescar nos dias de verão é correr para o chuveiro e tomar aquele banho gelado. A água ajuda a diminuir a temperatura corporal. Além do mais, depois de um banho desses, mesmo que seja rapidinho, você se sente limpo. E não há nada melhor no mundo do que essa sensação.

Opte pelo chão

O ideal é optar por lugares mais próximos ao chão na hora de dormir, isso porque o ar quente sobe. Vale até tirar o colchão da cama.

Mantenha as luzes apagadas

As luzes produzem muito calor, principalmente em ambientes menores. Por isso, para manter a sensação de refrescância na hora do seu sono, só acenda as luzes quando for realmente necessário.

Refresque os seus pés

Muita gente sofre na hora de dormir por causa dos pés. Isso porque os pés humanos são compostos por diversas terminações nervosas. Por isso, uma boa dica para evitar esse sofrimento na hora de dormir é manter perto da cama uma bacia com água fria. Quando a situação apertar, dê uma molhadinha nos pés e refresque-se.

Truque nos lençóis

Outra boa dica para dormir melhor no verão é um truque nos lençóis. Para isso, abra uma janela e pendure-os molhados na hora de ir dormir.


  • Escrito por Flávia Faria da Equipe Eu Sem Fronteiras.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]