Autoconhecimento

Tudo flui quando você se desapega

desapega
Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras
Quando você desapega dói? Se sua resposta é “sim”, algo precisa ser modificado imediatamente. O apego é um sentimento destrutivo que tem um grande poder negativo em nossas vidas. Já parou para refletir sobre as coisas às quais você está apegado ultimamente?

Bens materiais estão entre os melhores exemplos quando o assunto é esse. Sabe aquela mesa da sua tataravó que você não consegue jogar fora? Por mais desgastada que ela esteja, você simplesmente não consegue se desapegar? Pois bem, esse pode ser um grande indício de convívio com o apego.

Mas, afinal, que mal está incrustado nessa atitude e por que ela traz tantas coisas ruins às nossas vidas? Vamos conversar um pouco mais sobre isso!

Desapegue e assista fluir

desapega

Quando estamos apegados a algo ou a alguém, o primeiro sentimento que encontramos ao deixar ir é o sofrimento. Nós sofremos por causa da dependência que um objeto, uma pessoa, um animal de estimação, um trabalho e etc. traz à nossa vida.

Quando você se desapega, o sofrimento tende a bater na sua porta para lhe mostrar que você precisa daquilo. Então pare e analise: você realmente precisa? Quando escolhemos nos desapegar de algo ou alguém, por qualquer motivo que seja, as coisas começam a fluir.

Os bens materiais podem nos cegar, assim como alguns relacionamentos pessoais. Muitas vezes você pode acreditar que precisa daquilo, mas quando você se desapega consegue ver a beleza que você mesmo estava impedindo de dar as caras em sua vida.

Por isso é que deixar que tudo na sua vida tenha o direito de ir é um ato fiel consigo mesmo. Esta atitude abre caminhos e faz substituições, mas não se assuste, porque é um lindo trabalho de renovação em nossas vidas.

A lei do desapego

desapega

Assim como a lei da atração, o desapego possui a sua lei! Pode parecer que o apego está relacionado apenas a relacionamentos pessoais, mas não é somente isso que acontece. O apego tem relação direta com tudo que desejamos, por isso é preciso entender que desejar algo é uma coisa e necessitar é outra.

Por isso é que se desapegar da necessidade de ter certas coisas ou pessoas presentes em nossa vida torna tudo leve. Desta maneira, não há pressão, não há cobranças desnecessárias e não há esgotamento emocional. A consequência de desejarmos algo de maneira leviana é a fluidez.

Muito diferentemente do que pensam, quando uma pessoa se desapega de algo ou alguém não significa que ela não gosta mais daquilo. O significado dessa atitude é que essa pessoa passa a entender que não precisa ter dependência e medo de perder. Ela compreende que não tem necessidade de se agarrar com tanta intensidade a algo ou a alguém, afinal é isso que a fará sofrer.

O desapego é um professor que ensina o seu aluno a não ter medo de perder e, consequentemente, ensina que não há necessidade de sofrer.

Você também pode gostar:

Frases de desapego

desapega

Por fim, se você está em um ciclo vicioso de apego é preciso estudar um pouco mais! Reflita sobre aquilo ao qual você está se agarrando e procure os motivos por trás disso. Pode ser doloroso no início, mas, com o pensamento racional em ação, basta dar um único passo.

Inspire-se com algumas frases de desapego e tente deixar essa dependência de lado para seguir seu caminho.

  • Pratique o desapego sobre tudo que lhe impede de seguir seu caminho;
  • Ao liberarmos aquilo que nos mantém presos, abrimos espaço para o que pode mudar nossas vidas;
  • Amar vai além de ter alguém presente, porque o amor jamais aprisionará alguém!
  • Mudar o foco pode dar medo, mas você alguma vez já tentou olhar pro outro lado?
  • Desapegue-se de crenças que não são suas e crie a sua própria vida.

Quando você se desapega, o mundo inteiro se transforma para você!


Texto escrito por Juliana Almeida da Equipe Eu Sem Fronteiras.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]