Autoconhecimento Convivendo Psicologia Saúde Integral

Reveja suas emoções com cinco perguntas fundamentais

Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Quando estamos doentes, sabemos que, obviamente, algo ruim ocorre em nosso organismo. Antigamente, acreditava-se que a causa para as doenças era algo externo, alguma ação ou consequência que dava início ao mal. Nos dias atuais, estudos clínicos tradicionais, esotéricos e psicológicos ressaltam que as principais causas para as doenças estão ligadas a fatores internos, como sentimentos, pensamentos, entre outros.

O psicólogo comportamentalista Maultsby criou 5 perguntas que podem ajudar as pessoas a descobrirem se determinadas atitudes e pensamentos são destrutivos ou não. São elas:

1 – Essa atitude está baseada em fatos?                                    

2 – Ela protege minha vida e minha saúde?

3 – Ela me ajuda a evitar meus conflitos indesejáveis?

4 – Ela me ajuda a sentir-me como gostaria?

5 – Ela me ajuda a concretizar meus planos, tanto aqueles realizáveis a curto prazo ou mesmo a longo prazo?

Operando uma mudança em nossa mente, com toda a certeza nenhuma doença fará mal à nossa vida

Ele recomenda que carreguemos estas perguntas numa agenda ou num pedaço de papel para que possamos consultar em qualquer lugar. Ele informa também um modelo de resultado: se você consegue responder “sim” para todas as perguntas três vezes consecutivas, então está no caminho certo. 

Ademais, é muito importante manter, além de uma alimentação balanceada, atividades físicas saudáveis e atividade cerebral – lendo livros, por exemplo -, mas, acima de tudo, é preciso manter atitudes positivas, bem como pensamentos e palavras. Tudo isso contribui para a construção de um estilo de vida mais saudável, repleto de coisas boas. Parece clichê escrever isso, mas a quantidade de negatividade que acumulamos no dia a dia é grande, ainda mais porque outras pessoas
também “impregnam” a gente.


Escrito por Bruno da Silva Melo da equipe Eu Sem Fronteiras

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]