Autoconhecimento Constelação Familiar

Desapego: equilibre seu emocional e renove-se

Rosemary Quionha
Escrito por Rosemary Quionha
Quem já não se percebeu dependente de uma pessoa ou algo em específico, atire a primeira pedra.

O apego é um velho conhecido do ser humano. Somos acumuladores, apegados natos, guardamos nossos medos, histórias tristes, dores, mágoas, objetos, casas, roupas, documentos, tragédias, doenças, ideias de segurança, ficaria um dia, um mês, acho que anos listando tudo o que conseguimos acumular.

Mas só fazemos isso porque temos ganhos secundários.

Nossos comportamentos, por pior que sejam rotulados por nós mesmos ou pela sociedade, nos traz sempre algo de bom, podendo ser consciente ou inconsciente. Até mesmo uma doença nos traz algo de bom, recebemos mais atenção, conseguimos faltar com justificativa do trabalho chato que realizamos, machucamos outras pessoas deixando-as com o sentimento de culpa pela nossa doença. São inúmeras as formas de recompensa e benefícios e com isso ficamos apegados a essas situações, pessoas, coisas.

"Estamos em constante mudança, nada está parado, nada é eterno..."

“Estamos em constante mudança, nada está parado, nada é eterno…”

Porém, esse apego é prejudicial a nossa saúde mental e física, com o tempo ele se torna depressão, fobias, medos, ansiedade, uma prisão. E o pior é que somente nós temos a chave para a liberdade, mas na maioria das vezes não conseguimos nos libertar sozinhos, precisamos de ajuda de um profissional qualificado.

O primeiro passo está na aceitação. Olhar para você e perceber se está com este problema, se você se sente prisioneiro de você mesmo, apegado às pessoas, coisas, situações, padrões que se repetem na sua vida. Antes de tomar uma decisão o que você leva em consideração?

O segundo passo tem a ver com o controle, nossa querida ilusão de controle, ele não existe. Pare agora e fique cinco minutos sem respirar, agora 15 minutos. Impossível né, não controlamos nem a nossa respiração quem dirá o controle do que é externo, sobre as outras pessoas, sobre o tempo, sobre as coisas. A única coisa que conseguimos controlar é o nosso sentimento, nosso interior, através de autoconhecimento, controlamos como será a nossa reação diante das experiências. Temos essa escolha, e esta escolha faz toda a diferença.

Pessoas morrem, se mudam, entram e saem das nossas vidas, os objetos quebram e ficam obsoletos, relacionamentos amorosos terminam, hoje faz sol, amanhã chove e no dia seguinte muito frio. Você está envelhecendo a cada minuto.

Nascemos e iremos morrer sozinhos, por isso uma grande lição nesta vida está no desapego. Levamos conosco os sentimentos que tivemos de nossas experiências. Levamos a gratidão pelas pessoas que conhecemos. Levamos o nosso autoconhecimento e só. Tudo o que era material fica e continua no processo contínuo de transformação.

shutterstock_158871080-2Estamos em constante mudança, nada está parado, nada é eterno, portanto esta situação pode mudar, você pode ser livre novamente. Quanto mais rápido você aprender e aceitar isso, mais fácil será o seu caminho para o desapego.

É preciso conhecer sua verdadeira essência, o que te faz feliz, o que te motiva para que você encontre a sua liberdade, sua leveza, sua paz.

Algumas dicas para o seu caminhar:

  • Faça as pazes com o seu passado. Você e as outras pessoas que fizeram parte dele não existem mais, não são mais as mesmas. Já mudaram, cresceram, aprenderam coisas novas. Leve com você somente o aprendizado. Caso contrário ele ficara grudado a você todos os dias, um peso;
  • Faça uma limpeza na sua casa ou escritório, livre-se do que não serve mais, do que está quebrado, feio, sem utilidade, do que traz lembranças tristes. O novo precisa de espaço;
  • Assuma a responsabilidade da sua felicidade. Só você pode se fazer feliz, ninguém mais;
  • Se conheça, trabalhe os seus sentimentos, tenha inteligência emocional, encontre o seu equilíbrio. Perdemos grandes oportunidades e pessoas importantes por não saber expressar nossos sentimentos, nossas emoções.

Fico feliz por você ter chego ao fim deste singelo texto, espero que tenha plantado uma semente do bem, um desertar para o melhor. O meu trabalho tem exatamente este objetivo, conhecimento, desapego, crescimento emocional para uma vida mais feliz, mais plena, mais livre.

Realizo este trabalho em atendimentos individuais através de ferramentas maravilhosas, como a Constelação Sistêmica Familiar ou Organizacional, Hipnose Ericksoniana, Coaching, Programação Neurolinguística, EFT entre outras. Ou através de grupos de Constelação Sistêmica Familiar e Organizacional.

Agende uma avaliação gratuita por telefone ou Skype para nos conhecermos, tirar dúvidas e para definirmos qual o melhor caminho para você.

Grande beijo no coração!

Sobre o autor

Rosemary Quionha

Rosemary Quionha

Coach certificada na Sociedade Euro-Americana de Coaching. Master em Programação Neuro-Linguística. Consteladora Sistêmica Familiar e Organizacional. Hipnoterapeuta Ericksoniana. Quinze anos de experiência na área Administrativa. Palestrante e Treinadora de Equipes.

Telefone: 11 97407-1224
E-mail: [email protected]
Facebook: https://www.facebook.com/rosemarypremd
WordPress: http://rquionha.wix.com/atitude
Skype: Rosemary Quionha