Comportamento Consumo Consciente Saúde da Mulher

Tudo o que você precisa saber sobre absorventes de pano

Imagem de três absorventes de pano nos tamanhos pequeno, médio e grande. Eles são feitos nas cores cinza e estampada.
Stacheck / 123RF
Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Você lembra qual foi o primeiro absorvente que usou depois da sua primeira menstruação? Ainda sem conhecer todas as possibilidades para coletar o sangue menstrual, é provável que você tenha optado por um absorvente descartável, interno ou externo, com ou sem abas. Você o grudou na calcinha e continuou a sua rotina, como faria durante muitos outros anos.

Porém, o tempo foi passando e você começou a pensar em algumas questões, como: quanto lixo eu produzo usando absorventes descartáveis todos os meses? Por que durante a menstruação minha vulva fica mais sensível e irritada? Por que eu uso um método para conter o sangue menstrual que não é tão confortável?

Ao fazer esses questionamentos, você pode ter buscado por outras opções para essa fase do mês. Coletores menstruais, calcinhas absorventes e absorventes de pano são alternativas para o absorvente descartável, e cada uma apresenta vantagens diferentes.

O coletor menstrual, por exemplo, dura cerca de três anos, precisa de cuidados específicos para a higienização e deve ser introduzido no canal vaginal. A calcinha absorvente é uma calcinha, como o nome sugere, que apresenta um forro absorvente, dura aproximadamente dois anos e é de fácil higienização, mas o custo é tão alto quanto o para comprar um coletor menstrual. Porém, o alto investimento não significa que você deve se render aos absorventes descartáveis novamente!

Os absorventes de pano são uma opção mais acessível que o coletor menstrual e que a calcinha absorvente, mais ecológica e mais confortável que o absorvente descartável. Uma versão deles foi utilizada até o início do século 20, então, é provável que as suas avós utilizassem toalhas dobradas na calcinha durante a menstruação.

A retomada dos absorventes de pano, em uma versão atualizada, aconteceu pela necessidade de gerar menos lixo e tornar o período menstrual mais confortável para as mulheres, surgindo opções que são, inclusive, hipoalergênicas, antifúngicas e antibacterianas.

Atualmente, os absorventes de pano são feitos em três camadas. A mais externa pode ser estampada e é produzida com um tecido impermeável, incluindo abas (ou não) e botões para fixar o absorvente na calcinha. Na parte de dentro há camadas absorventes, que são cobertas por uma outra camada (interna), que entrará em contato com a pele.

Imagem de vários absorventes de pano feito na cor branca.  Eles estão dispostos sobre as mãos de uma mulher e sobre eles uma rosa vermelha.
Golib Tolibov / 123RF

Essa camada interna pode ser produzida com tecidos que deixam um toque seco, e, portanto, reduzem a respiração da pele, ou com tecidos mais leves, que deixam um toque natural, para as peles mais sensíveis, visto que a respiração não será prejudicada ou reduzida. Se você tiver alguma alergia, já sabe qual tipo procurar!

Em relação à quantidade de absorventes de pano que uma pessoa precisará, tudo depende do fluxo de sangue que ela expele mensalmente. Observe quantos absorventes descartáveis você utiliza e quais são os tipos de absorção deles.

Como os absorventes de pano podem demorar um pouco para secar dependendo do clima onde você vive, é melhor comprar algumas unidades extra. O ideal é que você tenha sempre dois absorventes secos esperando para serem usados, enquanto outros secam.

Então, você já sabe que quatro é a quantidade mínima de absorventes de pano que você vai precisar. Um para deixar secando, mais um para utilizar e outros dois disponíveis para uso. Se o seu fluxo é intenso, você pode comprar oito absorventes de pano.

Lembre que o investimento não será perdido se você comprar mais peças do que realmente precisa. Como elas duram de três a seis anos, você pode guardar as que usa menos para quando as outras se desgastarem! Nesse caso, é melhor sobrar do que faltar, certo?

Se você ainda não entendeu muito bem o quão benéfico o absorvente de pano pode ser para a sua vida e para o meio ambiente, confira a seguir as principais vantagens desse produto!

Por que usar absorvente de pano?

1) Pelo bem do planeta

Estima-se que uma pessoa tem cerca de 450 ciclos menstruais ao longo de toda a vida, utilizando aproximadamente 10 mil absorventes nesse período. Assim, ela gera 150 quilos de lixo. Imagine como ficarão esses números se considerarmos todas as pessoas que menstruam no mundo!

Existe uma forma simples de reduzir a produção de lixo nesse aspecto. Um absorvente de pano é capaz de substituir o uso de 2 mil absorventes descartáveis, então, essa mudança de hábito que parece tão pequena terá um grande impacto na preservação do meio ambiente.

2) Por mais tranquilidade e segurança

Não é chato quando você está usando um absorvente descartável e sente que eles está vazando pela laterias, pela parte da frente ou pela parte de trás? Com o absorvente de pano, você consegue escolher um formato que se encaixe perfeitamente no seu corpo. Assim como para os absorventes descartáveis, há uma variedade de tipos de absorção e de tamanhos.

Além disso, as múltiplas camadas de absorção garantem proteção contra vazamentos por mais tempo! Ainda assim, se você sentir que o absorvente de pano já chegou ao limite de absorção do sangue menstrual, basta colocá-lo dentro de um saquinho, vestir outro e lavar o primeiro assim que chegar em casa.

Imagem de fundo rosa trazendo vários absorventes de pano na cor bege.
Andriana Syvanych / 123RF

3) O fim das alergias

É muito comum que as pessoas com peles sensíveis apresentem alergias e irritações aos absorventes descartáveis, que são produzidos a partir de camadas pouco respiráveis, o que pode alterar o pH vaginal e causar coceira ou vermelhidão nessa região.

Se isso acontece frequentemente com você, saiba que não precisa ser assim. Os absorventes de pano podem ser produzidos com camadas hipoalergênicas, antifúngicas e antibacterianas, que permitem a respiração da sua pele e dificultam o desenvolvimento de alergias e irritações.

Agora que você já sabe porque deveria incorporar os absorventes de pano ao seu cotidiano, aprenda como eles funcionam na prática!

Como usar o absorvente de pano?

Em primeiro lugar, você deve observar o seu ciclo menstrual para entender como é o seu fluxo. A partir disso, você saberá quantas peças deve comprar e quantas você precisará deixar na bolsa, caso precise sair de casa.

Na hora de prender na calcinha, você deve fazer o mesmo processo que repetiria para vestir um absorvente descartável. Se o seu absorvente de pano tiver botões, abotoe-o na calcinha. Se tiver velcro, é só prendê-lo no tecido, sem dificuldades!

Lembre que para as trocas fora de casa você deve ter uma sacola plástica limpa, onde o absorvente de pano enrolado será guardado até que você esteja em um local onde possa lavá-lo e o colocar para secar.

Como higienizar o absorvente de pano?

Para higienizar o seu absorvente de pano, você não precisa de produtos especiais ou difíceis de achar. Você só precisa deixá-lo de molho em água fria por alguns minutos, torcê-lo e o colocar na máquina de lavar roupas junto com as outras peças.

Imagem de um absorvente de pano na cor rosa e ao lado dele a bolsinha de porta absorvente também na mesma cor.
Anna Eremina / 123RF

É importante que você respeite o tempo que o tecido precisa para secar. Não utilize o absorvente de pano se ele ainda estiver úmido, e não o coloque em uma sacolinha plástica, dentro da bolsa, depois de lavá-lo.

Faça a higienização do absorvente na sua casa, para que você possa lavá-lo e o secar respeitando o tempo que todos esses processos exigem, sem comprometer a saúde da sua região íntima.

Como tirar manchas do absorvente de pano?

Os absorventes de pano que estão sendo comercializados atualmente apresentam tecnologias que combatem as manchas, além de terem um forro escuro. Logo, dificilmente você vai notar manchas no seu absorvente de pano se ele for bem higienizado conforme o uso.

Se o seu absorvente de pano está manchando do lado de fora ou se está vazando sangue para a calcinha, provavelmente a vida útil dele acabou. Nesse caso, você deve descartá-lo no lixo comum ou levá-lo a um centro de reciclagem de tecidos.

Quais são as marcas que produzem absorventes de pano?

Embora os absorventes de pano sejam uma técnica antiga para conter o sangue menstrual, o retorno deles ao mercado ainda é recente. Então, será difícil encontrar essa opção em farmácias, por exemplo.

Apesar disso, você pode realizar compras online de empresas que os produzem ou apoiar o comércio local de pessoas que moram perto de você. Há muitas empreendedoras que produzem absorventes de pano, e não será difícil encontrá-las na sua cidade! Assim, você auxilia o meio ambiente, melhora sua qualidade de vida e ainda apoia negócios pequenos!

Imagem de um absorvente de pano nas cores rosa e estampada de florzinhas.
Diana Varela / 123RF

Você pode encontrar o absorvente de pano com os nomes absorvente reutilizável ou absorvente ecológico, de diferentes estampas, tamanhos e tipos de absorção. As principais marcas do mercado que trabalham nesse segmento são: Inciclo, Korui e Lunnitas. No Facebook, você pode encontrar as lojas De ponto em ponto, Bem me vi e Como vovó já dizia.

Você também pode gostar

O retorno dos absorventes de pano são uma revolução para o conforto da mulher e para o meio ambiente. Atualize seus hábitos e perceba como existe uma opção melhor para aquilo que você tem o costume de usar! Aposte nos absorventes de pano para promover uma mudança no mundo e em você.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]