Autoconhecimento Sagrado Feminino Saúde Integral

Ciclo menstrual

Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Ciclo menstrual e seu grande poder espiritual

Um assunto que está deixando de ser tabu é o ciclo menstrual. Em outros momentos da vida humana, esse papo era considerado conversa desnecessária. É fato que o machismo sempre teve um pé nisso, mas, ao encontrar o poder do empoderamento feminino, as mulheres decidiram sair de suas cavernas.

Iniciando por volta dos 9 anos de idade, a menstruação tem um grande significado espiritual, afinal é o momento em que as meninas se tornam mulheres e passam a estar prontas para gerar vidas. Mas não é só isso que esse momento traz para as meninas. Uma vez que menstruam, o acesso à feminilidade fica aberto.

Ou seja, o início da feminilidade está associado aos ciclos menstruais que a mulher terá em sua vida. A cada novo ciclo há uma nova oportunidade de encontrar o poder feminino que existe em cada uma delas. Por isso é muito importante conduzir a si e as novatas, ensinando-as o quão sagrado é o ciclo menstrual.

O que é o ciclo menstrual?

útero sangrando

O ciclo menstrual tem a duração de um mês, e é ao fim dele que as mulheres terão a sua menstruação. Durante este período, elas passam por variadas mudanças em seus corpos, mesmo que não estejam conscientes disso.

Durante o ciclo de todos os meses, o corpo é preparado para receber um bebê. Quando isso não acontece, o sangue menstrual surge. Pode parecer algo simples, mas se você parar para pensar bem verá que é um processo cheio de magia feminina.

Basta pensar dessa forma, que acreditamos que seja a forma mais correta: seu corpo teve todo o preparo para ter uma criança e, ao perceber que não teria, começou a se renovar para tê-la no próximo mês.

Isso explica muito bem todas as mudanças hormonais que acontecem durante o ciclo menstrual, principalmente no período fértil. Este momento é o ideal para que o óvulo seja fecundado e, com isso, muitas sensações e mudanças nas emoções podem ser presenciadas.

Como calcular o ciclo menstrual

Visto que a vida da mulher é uma constante e sagrada transformação, o ideal é montar uma tabelinha de ciclo menstrual, se você deseja ter um bom controle da sua menstruação. Ela é muito útil para as mulheres, pois ajuda saber as datas exatas de sua menstruação, o período fértil e a ovulação.

Existem casos em que a menstruação não é regular, mas isso não impede de se criar a tabelinha ou calendário, como também é conhecido. Para fazer o cálculo do ciclo menstrual, é preciso estar atenta à data em que se inicia a menstruação, além de registrar a quantidade de dias nos quais ela permanece e quantos dias dura o ciclo.

Para te ajudar ainda mais, existe uma quantidade considerável de apps ciclo menstrual. Com a ajuda deles, é possível ter facilmente a previsão de suas próximas menstruações, períodos férteis e ovulações.

Ciclo menstrual irregular

calendário com dias marcados

O ciclo normal é de 28 dias, mas é preciso estar ciente de que ele possui tempos variáveis de mulher para mulher. Se o seu ciclo dura menos de 25 e mais de 35 dias, é ideal fazer uma visita ao ginecologista.

Esta é uma medida protetiva a doenças ou maiores problemas. Um período menstrual comum tem duração de 25 a 35 dias. Portanto, ao presenciar ciclos que não chegam aos 25 dias ou ultrapassam 35 dias, você pode estar diante de um grande indício de um ciclo menstrual irregular.

É importante ficar atenta a esses prazos. Desta forma, será mais fácil realizar os tratamentos ideais para solucionar os possíveis problemas existentes.

Você também pode gostar de:

A menstruação é muito mais do que você imagina…

intimidade feminina

A grande verdade da menstruação é que ela não existe somente como uma preparação para conceber uma criança. Os ciclos servem para limpar sentimentos guardados, e é por isso que temos a conhecida e temida TPM.

Olhando pela visão sagrada, a TPM é responsável por nos mostrar as sombras que estamos carregando dentro de nós. Esta experiência pede que as mulheres deixem sair tudo aquilo de ruim que estão guardando e alimentando.

Este momento do ciclo menstrual é quando se encontra o maior poder divino do feminino! Os poderes intuitivos e de cura se tornam ainda mais potencializados. Sabendo desfrutar bem disso, grandes transformações espirituais podem ocorrer.

Além disso, existem muitos rituais que são realizados pelas mulheres em seu ciclos menstruais. Muito relacionadas às fases da Lua, elas aproveitam o momento para se conectar com o poder que cada fase lunar e sua respectiva deusa trazem à Terra. Tudo isso, é claro, tem grande ligação com as 4 fases do ciclo menstrual, conhecidas como: pré-ovulatória, ovulatória, pré-menstrual e menstrual.

Conheça o poder de cada deusa nesses períodos:

Lua Crescente/fase pré-ovulatória: deusa donzela

A energia externizada que a donzela nos revela é de esperança e grandes inspirações. Sendo a deusa de maior relação com a primavera, ela é capaz de nos manter abertas e cheias de disposição. No momento pré-ovulatório, você se torna ainda mais capaz de traçar planos e metas de maneira correta. Ártemis, Ewá e Atenas são as deusas mais conhecidas como donzelas.

Lua Cheia/fase ovulatória: deusa mãe

Este é o período em que estamos mais sensíveis. Além disso, permanecemos mais carinhosas, confiantes, atraentes e abertas para os relacionamentos pessoais. Associada ao verão, a energia que flui para o exterior é expansiva! Portanto é o momento em que podemos nos mostrar como somos, sem medos. As deusas mães mais conhecidas são: Isis, Iemanjá e Afrodite.

Lua Minguante/fase pré-menstrual: deusa feiticeira

Nesta fase, que é ligada ao outono, a energia começa a se voltar para o interior, por isso nós ficamos mais quietinhas! A deusa feiticeira nos permite análises intensas, criatividade e poder intuitivo. Sabendo disso, elimine a crença de que você está surtando, pois, na verdade, você está apenas mais atenta aos seus pensamentos.

Logo, o ideal é analisá-los e buscar agir da maneira que mais lhe convém. Nesta fase do ciclo menstrual, você tem o poder de transformar tudo que lhe causa desconforto. É mesmo um grande aprendizado fornecido pela deusa feiticeira! Entre as deusas mais conhecidas estão: Morgana, Obá e Yansã.

Lua Nova/fase menstrual: A deusa bruxa

Neste momento podemos atingir o nosso eu interior, tudo isso por causa da energia que se mantém internalizada. Por isso, associamos a deusa bruxa ao inverno. Ela nos pede momentos de interiorização maior, portanto praticar meditação, yoga e trabalhos manuais são muito aconselhados.

O período da “Lua”, como é chamado, nos permite fazer uma grande limpeza em casa. Desta maneira, podemos deixar ir tudo que não está nos fazendo bem, que não queremos mais etc. As deusas mais conhecidas como bruxa são: Kali, Hécate e Héstia.

Em conclusão, se você deseja se conectar cada vez mais com as deusas, não deixe de fazer um pequeno ritual de preparação para as fases do seu ciclo menstrual.

Rituais de conexão com as deusas

mulher meditando

A meditação é um dos rituais mais simples de conexão com as deusas. Embora elas possuam rituais específicos, qualquer formato de conexão é bem-vindo, desde que se chegue com o coração bondoso. Você pode, por exemplo, montar um altar simples com objetos característicos de cada deusa.

Velas, incensos, bons sentimentos e pensamentos! É disso que as deusas precisam para ouvir seu chamado, então prepare com carinho um momento particular com cada uma delas.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]