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Alimentos para comer (e evitar) durante a menstruação

Mulher com olhar pensativo segurando um donut e uma maçã.
123RF /subbotina
Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Durante o período menstrual, são muitas as mulheres que experienciam dores, mal-estar e indisposição. Para contornar os efeitos dolorosos da menstruação, assim, é comum que elas recorram a bolsas de água quente, a dicas de amigas e de familiares e a alguns remédios disponíveis nas farmácias. Mas nem sempre a solução está nesses fatores.

Os alimentos que ingerimos são determinantes naqueles dias. Alguns podem reduzir o inchaço, melhorar o seu humor e amenizar as dores menstruais, enquanto outros alimentos podem ser responsáveis por fazer você se sentir ainda pior, mais fraca e mais inchada nessa parte do mês. Você já tinha parado para pensar sobre isso?

O que não pode comer quando está menstruada?

1) Chocolate ao leite

O chocolate ao leite é uma sobremesa bastante popular, mas não deve ser ingerida no período menstrual. Os altos índices de gordura e de açúcar desse alimento podem desequilibrar o seu organismo e aumentar as dores menstruais.

2) Embutidos

Salame, peito de peru, presunto e muitos outros alimentos embutidos fazem a alegria de qualquer pessoa no café da tarde, mas eles devem ser evitados durante a menstruação. Como são ricos em sódio, podem aumentar o inchaço do seu corpo.

3) Arroz branco

Embora o arroz branco pareça um alimento salgado, ao ser processado pelo organismo ele se transforma em açúcar. Como no período menstrual os níveis desse componente se alteram, é melhor evitar esse alimento para não aumentar o desequilíbrio.

4) Leite e derivados

Caneca com leite e cookies ao lado.
Brian Suman / Unsplash

Leite de vaca e derivados dele devem ser evitados durante a menstruação, porque o cálcio presente neles pode reduzir o potencial de absorção de ferro pelo organismo. Então, evite esses alimentos para manter sua disposição e seu organismo em dia.

5) Folhas verdes

As folhas verdes, como alface e repolho, podem piorar as cólicas durante a menstruação, porque elas provocam a formação de gases no seu organismo, aumentando o desconforto. Evite-as enquanto estiver menstruada!

6) Alimentos muito salgados

O sal é um ingrediente que promove a retenção de líquidos no organismo, e isso pode te prejudicar durante o período menstrual. A melhor forma de evitar desconfortos e estimular a liberação de tudo que precisa sair de você é reduzir o consumo de alimentos muito salgados nessa fase.

7) Álcool

As bebidas alcoólicas são perfeitas para celebrar ou para desestressar depois de um dia corrido, mas durante a menstruação elas podem aumentar o fluxo sanguíneo e trazer mais desconforto para essa parte do mês que já é um pouco incômoda.

8) Cafeína

A maioria das bebidas energéticas apresenta cafeína. No ciclo menstrual, ela pode prejudicar a qualidade do seu sono, trazer uma sensação de irritabilidade e aumentar a cólica menstrual. Por isso, passe esse período sem ingerir esse tipo de bebida.

9) Sorvete

Casquinhas com sorvetes.
Nas Mato / Unsplash

Um sorvete vai bem no verão e é ótimo para se refrescar, mas durante a menstruação os alimentos gelados, gordurosos, industrializados e açucarados podem aumentar a dor das cólicas. Infelizmente, o sorvete é tudo isso, então, é melhor evitá-lo nesse período.

10) Alimentos açucarados

Por mais que você sinta vontade de ingerir alimentos açucarados durante a menstruação, essa atitude pode desregular ainda mais os níveis de açúcar no seu sangue, que já estão desbalanceados pelo período menstrual. Deixe para depois, ou coma sem exagero!

11) Alimentos gordurosos

Carnes vermelhas e laticínios em excesso são alimentos gordurosos que podem desequilibrar a produção hormonal do seu corpo. No período menstrual, esse efeito será prejudicial para o seu organismo, então evite esses alimentos.

12) Grãos refinados

Os grãos refinados também são vilões do período menstrual. Como eles perdem seus componentes nutritivos originais, não trarão uma sensação de saciedade e farão com que você coma mais sem estar se sustentando adequadamente. Na menstruação e em qualquer período, é melhor comer com consciência!

13) Legumes

O inchaço causado pela menstruação pode ser agravado se você ingerir alguns legumes, como feijão, ervilha e grão-de-bico. Durante esse período, opte por alimentos que contenham mais fibras, para favorecer o funcionamento do seu intestino.

14) Frituras

Quando ingerimos frituras, colocamos dentro dos nossos corpos uma quantidade maior de gordura trans e de estrogênio, componentes que podem aumentar as dores menstruais, principalmente no período de sangramento do ciclo.

Caixa de papel com batatas fritas dentro. Há uma mão salpicando sal nas batatas.
Foto: Emmy Smith / Unsplash

15) Alimentos industrializados

O sódio é um ingrediente presente em alimentos industrializados e que, além de prejudicar o funcionamento do seu organismo, pode aumentar a sensação de inchaço da menstruação. Evite alimentos que venham embalados, porque eles são industrializados!

16) Bebidas gasosas

Refrigerantes e água com gás, por exemplo, são bebidas que não combinam com o período menstrual, além de não fazerem tão bem para a saúde. Substitua-as por água ou por sucos naturais para não se sentir inchada!

O que pode comer quando está menstruada?

1) Limão

Limão e menstruação são dois assuntos muito relacionados. Alguns acreditam que ele está entre as frutas que não pode comer menstruada, mas é exatamente o contrário! Por ser rico em vitamina C, ele pode aumentar a imunidade da mulher nesse período.

2) Mamão

O mamão é um alimento rico em fibras, que pode reduzir a sensação de inchaço e regular a flora intestinal, que fica prejudicada durante a menstruação. Então, comê-lo no café da manhã é uma ótima opção!

3) Alimentos ricos em vitamina D

Os alimentos ricos em vitamina D, como cogumelos, gema de ovo e bife de fígado, são essenciais para equilibrar a produção de hormônios durante a menstruação, mantendo o corpo fortalecido nessa fase que pode ser tão delicada.

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4) Cenoura

Um suco de cenoura ou o alimento em sua forma natural são um ótimo reforço para a absorção de ferro pelo organismo. Inclusive, ele aumenta a produção de hormônios, acelerando o fim da menstruação e reduzindo o desconforto.

5) Oleaginosas

Oleaginosas, como as castanhas, são uma opção segura e saudável para o seu ciclo menstrual. Esse tipo de alimento é rico em magnésio, e esse componente auxilia no alívio das cólicas menstruais.

6) Chás

Os chás quentes podem tornar o período menstrual bem mais agradável. Além de combaterem as cólicas, eles podem promover uma ação anti-inflamatória, reduzindo outras dores e trazendo uma sensação de bem-estar.

7) Grãos integrais

Outra fonte de magnésio importante para o período menstrual são os grãos integrais. Eles reduzem a tensão do corpo antes que o sangramento inicie, fazendo com que os sintomas da TPM sejam atenuados.

8) Iogurte

Pote de vidro com iogurte branco.
Sara Cervera / Unsplash

O iogurte é um alimento que sempre pode ser consumido para regular a flora intestinal, por apresentar bactérias e ativos vivos que fazem bem ao organismo. Na fase menstrual, ele é ainda mais importante para regular o sistema digestivo e para trazer bem-estar para a mulher.

9) Água

A ingestão de água é essencial em todos os momentos, mas no período menstrual é a melhor técnica para reduzir o inchaço e liberar o sangue da menstruação. Mantenha-se hidratada e veja como até o seu humor vai melhorar!

10) Abacaxi

O abacaxi é uma fruta rica em manganês, componente que tem a capacidade de reduzir a tensão pré-menstrual e de combater as dores que acometem as mulheres nesse período. Com o consumo controlado diariamente, o benefício será garantido!

11) Couve

A couve e as folhas verdes, como o espinafre, são fontes de ferro essenciais para o corpo da mulher durante a menstruação, quando ela está perdendo sangue. Aposte em uma dessas folhas para repor o que você está perdendo!

12) Laranja

A laranja apresenta cálcio e vitamina D em sua composição, o que garante o equilíbrio dos hormônios do seu corpo e o resgate do seu ânimo, que pode ficar comprometido com a menstruação.

13) Banana

Foto de uma banana em um fundo rosa.
Mike Dorner / Unsplash

A alta concentração de vitamina B6 na banana faz dessa fruta um alimento muito benéfico durante o período menstrual. É com o auxílio dele que você poderá reduzir a retenção de líquido, regular o ciclo digestivo e ainda aumentar o seu bem-estar.

14) Melancia

Como a melancia é uma fruta doce, você pode recorrer a ela quando sentir vontade de comer algum alimento açucarado. Mais nutritiva, a melancia ainda tem o potencial de te hidratar durante a menstruação.

15) Salmão

O salmão e outros alimentos ricos em ômega-3 promovem o relaxamento muscular no seu corpo, reduzindo as dores da menstruação e permitindo que você sinta mais tranquilidade nesse período tão difícil.

16) Brócolis

Magnésio, potássio, cálcio e vitaminas A, C, B6 e E são os componentes que encontramos no brócolis. Eles podem aumentar o seu bem-estar, reduzir as cólicas menstruais, diminuir a tensão no corpo e permitir que o seu período menstrual passe sem complicações.

17) Chocolate amargo

Barras de chocolate.
Charisse Kenion / Unsplash

Se você não consegue abrir mão do chocolate, opte pela versão amarga. Com menos açúcar e gordura, o doce estimula a liberação de serotonina, aumentando a felicidade e o prazer que você sente, mesmo durante a menstruação.

O período menstrual é um momento que pode ser desconfortável para muitas mulheres, mas há um jeito de amenizar e de melhorar as dores provocadas por esse ciclo natural. Se o seu incômodo for persistente, lembre-se de procurar auxílio médico. Compartilhe com as suas amigas e com as suas familiares tudo que você aprendeu sobre os alimentos ideais para o período menstrual e tenha uma vida mais agradável até naqueles dias!

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