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Alimentos para comer (e evitar) durante a menstruação

Mulher com olhar pensativo segurando um donut e uma maçã.
123RF / subbotina
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Durante o período menstrual, são muitas as mulheres que experienciam dores, mal-estar e indisposição. Para contornar os efeitos dolorosos da menstruação, então, é comum que elas recorram a bolsas de água quente, a dicas de amigas e de familiares e a alguns remédios disponíveis nas farmácias. Mas nem sempre a solução está nesses fatores.

Os alimentos que ingerimos são determinantes naqueles dias. Alguns podem reduzir o inchaço, melhorar o seu humor e amenizar as dores menstruais, enquanto outros alimentos podem ser responsáveis por fazer você se sentir ainda pior, mais fraca e mais inchada nessa parte do mês. Você já tinha parado para pensar sobre isso?

O que não se pode comer quando está menstruada?

1) Alimentos industrializados

O sódio é um ingrediente muito presente em alimentos industrializados e que, além de prejudicar o funcionamento do seu organismo, pode aumentar a sensação de inchaço da menstruação. Evite alimentos que venham embalados, porque eles são industrializados! Alimentos embutidos, como salame, peito de peru e presunto, apesar de fazerem a alegria de qualquer pessoa no café da tarde, também são ricos em sódio e, da mesma forma, devem ser evitados durante esse período.

2) Alimentos gordurosos

Quando ingerimos frituras, colocamos dentro dos nossos corpos uma quantidade absurda de gordura trans e de estrogênio, componentes que podem aumentar as dores menstruais, principalmente no período de sangramento do ciclo. Outros alimentos gordurosos, como carnes vermelhas, podem desequilibrar a produção hormonal do corpo, efeito esse que é muito prejudicial para o organismo durante a menstruação, então evite esses alimentos.

3) Açúcar

Diversas guloseimas em um pote de vidro ao fundo e espalhados em uma mesa de madeira
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Por mais que você sinta vontade de ingerir alimentos açucarados durante a menstruação, essa atitude pode desregular ainda mais os níveis de açúcar no seu sangue, que já estão desbalanceados por causa do período menstrual. O chocolate ao leite, por exemplo, é uma sobremesa que não deve ser ingerida durante a menstruação, pois os altos índices de gordura e de açúcar desse alimento podem desequilibrar o seu organismo e até mesmo aumentar as dores do ciclo.

4) Sal

O sal é um ingrediente que promove a retenção de líquidos no organismo e esse efeito pode te prejudicar durante o período menstrual. A melhor forma de evitar desconfortos e estimular a liberação de tudo aquilo que precisa sair de você é reduzir o consumo de alimentos muito salgados nessa fase.

5) Leite e derivados

Leite de vaca e derivados devem ser evitados durante a menstruação, porque o cálcio presente nesses alimentos pode reduzir o potencial de absorção de ferro pelo organismo, então evite esses consumos para manter sua disposição e o seu organismo em dia. O iogurte, porém, é uma exceção dentro desse caso, e que você vai entender mais pra frente, quando falarmos sobre o que se deve consumir durante o período menstrual.

6) Café

Se a cafeína, em dias normais, já pode prejudicar a qualidade do seu sono, saiba que no ciclo menstrual esse efeito se intensifica ainda mais. Além disso, o café também traz à mulher uma sensação de irritabilidade e aumenta as dores da cólica menstrual, por isso procure passar esse período sem ingerir essa bebida, tanto quanto outras bebidas que contenham cafeína, como os energéticos.

7) Álcool

As bebidas alcoólicas são perfeitas para celebrar ou para desestressar depois de um dia corrido, mas durante a menstruação elas podem aumentar o fluxo sanguíneo e trazer mais desconforto para essa parte do mês que já é um pouco incômoda. Isso porque, além de causar desidratação, o álcool provoca vasodilatação e aumenta a pressão sanguínea do corpo.

8) Bebidas gasosas

Garrafas com bebidas gaseificadas, uma ao lado da outra
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Refrigerantes e água com gás, por exemplo, são bebidas que não combinam com o período menstrual, além de não fazerem bem para a saúde, mesmo que ingeridos em dias normais. Essas bebidas são ricas em sódio, substância que causa inchaços e que pode provocar muito desconforto durante esse período. Substitua-as por água ou por sucos naturais!

9) Arroz branco

Embora o arroz branco pareça um alimento extremamente saudável, ao ser processado pelo organismo, ele se transforma em açúcar. Como no período menstrual os níveis desse componente se alteram, é melhor evitar esse alimento para não aumentar o desequilíbrio na circulação sanguínea.

O que se pode comer quando está menstruada?

1) Frutas

As frutas podem ser suas melhores amigas durante a menstruação! O limão, por ser rico em vitamina C, aumenta a sua imunidade. O mamão é um alimento rico em fibras, que pode reduzir a sensação de inchaço e regular a flora intestinal, geralmente prejudicada durante a menstruação. A laranja apresenta cálcio e vitamina D em sua composição, o que garante o equilíbrio dos hormônios do seu corpo e o resgate do seu ânimo. A banana, que tem alta concentração de vitamina B6, poderá reduzir a retenção de líquidos, regular seu ciclo digestivo e, ainda, aumentar o seu bem-estar. O abacaxi é uma fruta rica em manganês, componente que tem a capacidade de reduzir a tensão pré-menstrual e de combater as dores que acometem as mulheres nesse período.

2) Grãos integrais

Outra fonte de magnésio importante para o período menstrual são os grãos integrais. Eles reduzem a tensão do corpo antes que o sangramento inicie, fazendo com que os sintomas da TPM sejam atenuados, e também podem combater as dores e desconfortos naturais do seu ciclo.

3) Vegetais verde-escuros

Diversos vegetais verde-escuros em uma mesa. Na frente deles, suco verde com canudo em um recipiente de vidro
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A couve e as folhas verdes, como o espinafre, a escarola e a rúcula, são fontes de ferro essenciais para o corpo da mulher durante a menstruação, momento no qual ela está perdendo sangue. Aposte em uma dessas folhas para repor o que você está perdendo! Já magnésio, potássio, cálcio e vitaminas A, C, B6 e E são os componentes que encontramos no brócolis. Eles podem aumentar o seu bem-estar, reduzir as cólicas menstruais, diminuir a tensão no corpo e permitir que o seu período menstrual passe sem complicações.

4) Oleaginosas

Oleaginosas, como as castanhas, são uma opção segura e saudável para o seu ciclo menstrual. Esse tipo de alimento é rico em magnésio e esse componente auxilia no alívio das cólicas menstruais, dores em geral, e também podem diminuir os sintomas e desconfortos da tensão pré-menstrual (TPM).

5) Chocolate amargo

Se você não consegue abrir mão do chocolate, fique tranquila e opte pela versão amarga. Com menos açúcar e gordura, o doce estimula a liberação de serotonina, aumentando a felicidade e o prazer que você sente, mesmo durante a menstruação.

6) Água

A ingestão de água é essencial em todos os momentos, é claro, mas no período menstrual é, com certeza, a melhor técnica para reduzir o inchaço e liberar o sangue da menstruação. Mantenha-se hidratada e veja como até mesmo o seu humor vai melhorar!

7) Chás

Os chás quentes podem tornar o período menstrual bem mais agradável. Além de combaterem as cólicas, eles podem promover uma ação anti-inflamatória, reduzindo outras dores e trazendo uma sensação de bem-estar. Qualquer erva ou folha vai te ajudar nesse momento, aposte naquela que mais te agrada! Os chás também vão te deixar relaxada e te ajudar a ter uma noite de sono tranquila.

8) Iogurte

Iogurte branco, granola e frutas em recipientes de vidro, em cima de uma mesa de madeira
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Diferentemente dos outros derivados de leite, o iogurte é um alimento que sempre pode ser consumido para regular a flora intestinal, por apresentar bactérias e ativos vivos que fazem bem ao organismo. Na fase menstrual, ele é ainda mais importante para regular o sistema digestivo e para trazer bem-estar para a mulher. Misture-o com frutas e aproveite!

9) Cenoura

Um suco de cenoura ou o alimento em sua própria forma natural são um ótimo reforço para a absorção de ferro pelo organismo. A cenoura, inclusive, aumenta a produção de hormônios, podendo acelerar o fim da menstruação e reduzir o desconforto.

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10) Salmão

O salmão e outros alimentos ricos em ômega-3 promovem o relaxamento muscular no seu corpo, reduzindo as dores da menstruação e permitindo que você sinta mais tranquilidade nesse período tão difícil. Já que você deve evitar as carnes vermelhas nesse período, que tal aproveitar o salmão para substituí-las?!

Por que temos mais desejo por alguns alimentos nesse período?

Sim, é normal sentir que está comendo ou desejando alimentos a mais durante a menstruação! Isso ocorre por causa das mudanças hormonais que acontecem no seu corpo durante esse período, como o aumento do cortisol, que nada mais é do que o hormônio do estresse, e, com isso, seu organismo age tentando equilibrar-se com alimentos que lhe proporcionam bem-estar. O ato de comer, então, funciona como uma fonte de satisfação e tranquilidade diante desse estímulo hormonal que, muitas vezes, é perturbador; por isso, o seu desejo por certos alimentos.

O período menstrual é um momento que pode ser desconfortável para muitas mulheres, mas há um jeito de amenizar e de melhorar as dores provocadas por esse ciclo natural. Se o seu incômodo for persistente, lembre-se de procurar auxílio médico. Compartilhe com as suas amigas e com as suas familiares tudo que você aprendeu sobre os alimentos ideais para o período menstrual e tenha uma vida mais agradável até naqueles dias!

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