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Alimentos para comer (e evitar) durante a menstruação

Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Você pode ter uma dieta que te ajude a limpar a pele, deixar o cabelo mais saudável, melhorar a memória e até mesmo a te deixar mais feliz. Comer realmente é um remédio. Mas é um método melhor do que os remédios para cólica? Provavelmente sim, mas só se você estiver se alimentando de maneira correta. Continue lendo para aprender quais são os melhores alimentos para comer e evitar os sintomas que aparecem durante o seu período menstrual.

Bebidas gasosas

As bebidas gasosas, como os refrigerantes, contribuem para o inchaço. Tente substituí-las por água (nada de água com gás), e não tem retenção de líquido nenhuma que aguente.

Alimentos industrializados

Os alimentos industrializados são ricos em sódio, o que o torna outro culpado do inchaço. Esqueça tudo que vier empacotado, assim você não irá apenas controlar o nível de sódio no seu sangue, mas também aquele pneuzinho temporário da barriga.

Frituras

Se quiser diminuir as suas dores durante a menstruação, pare agora com os alimentos que contêm gorduras trans e altos níveis de estrogênio. Ou seja, nada de frituras. Além disso, evite qualquer coisa que contenha óleo vegetal hidrogenado na lista de ingredientes.

Legumes

Feijão, ervilha, grão de bico e todos os legumes causam inchaço. Mantenha-os longe do seu prato se quiser evitar o desconforto.

Grãos refinados

Os grãos refinados, assim como todos os alimentos processados, perdem muito dos seus nutrientes originais durante o processo. Isso acaba interferindo na quantidade de açúcar do sangue e no controle de apetite, ambos fatores profundamente ligados à menstruação. Opte por grãos integrais quando for comer massas, pão branco, arroz, biscoito, bolacha, bolos e cereais.

Alimentos gordurosos

Os alimentos gordurosos afetam profundamente a atividade hormonal do corpo. Gorduras trans e saturadas podem contribuir com as dores e inflamações durante o período menstrual. A fim de manter seu nível de gordura baixo no sangue e regular os níveis de estrogênio, evite carnes pesadas e laticínios.

Couve

Quando você está menstruada, corre um risco de desenvolver uma certa anemia por falta de ferro e para contornar isso nada melhor do que alimentos que tenham esse nutriente de sobra: folhas verdes como espinafre, couve e acelga.

Laranja

O consumo de cálcio reduz os sentimentos de depressão e ansiedade. A vitamina D regula a enzima que converte o triptofano em serotonina, o neurotransmissor responsável por regular o humor. Juntos, o cálcio e a vitamina D afastam os sintomas da TPM. Altos níveis de cálcio também podem aliviar câimbras e dores musculares. O melhor combo para você experimentar é de frutas cítricas, como laranja, limão, lima e folhas verdes como aquelas já mencionadas anteriormente.

Banana

Banana é um dos melhores alimentos para melhorar o seu humor, graças ao seu alto nível de vitamina B6. Ela também é rica em potássio e magnésio, que são ótimos para reduzir a retenção de líquido e o inchaço, e ainda regula o sistema digestivo — tema tabu para algumas mulheres durante o período menstrual.

Melancia

Quando estiver com vontade de doce, vá buscar uma fatia de melancia. Todas as frutas nos fornecem os nutrientes necessários para combater a fraqueza e a fadiga. Além disso, os açúcares naturais contidos na melancia, ameixa, figo e frutas em geral podem ajudar a lidar com o inchaço.

Salmão

O salmão é a resposta para todas as suas câimbras. Ele é rico em Ômega-3 e trabalha como um relaxante muscular, aliviando a maior parte das dores. Você ainda pode encontrar esse nutriente em nozes, abacate e sementes de linhaça.

Brócolis

O brócolis contém todos os nutrientes que combatem os sintomas da TPM – magnésio, potássio, cálcio, e vitaminas A, C, B6 e E. Encha o seu prato para melhorar o seu humor, batalhar contra a preguiça e vencer a depressão.

Chocolate amargo

O chocolate amargo é uma boa fonte de magnésio, capaz de controlar as mudanças de humor, mas também de regular a serotonina – o hormônio da felicidade. Para ter esse complemento no seu humor, opte por chocolates 60% cacau ou mais.

Ser mulher não é fácil: a vida é uma constante dieta, seja para cuidar melhor da pele, do cabelo, do corpo…e quem diria que é possível cuidar dos sintomas da menstruação com a alimentação? Aposte nestes alimentos e veja qual funciona melhor para o seu corpo! 


Escrito por Amanda Magliaro Prieto da equipe Eu Sem Fronteiras

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