Alimentação consciente Nutrição Saúde Integral

Alimentos para comer (e evitar) durante a menstruação

Mulher com olhar pensativo segurando um donut e uma maçã.
123RF / subbotina
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Quem já parou para estudar o corpo humano sabe que ele é extremamente complexo. E, quando tratamos do organismo feminino, ainda mais fatores entram em cena. Por isso, é importante ficar de olho em tudo que pode influenciá-lo – como a comida. Saiba mais sobre o assunto com os principais alimentos para comer (e evitar) na menstruação.

Você sabia que existem alimentos para comer e evitar durante a menstruação?

Apesar de ser um processo natural do organismo feminino, o ciclo menstrual pode vir acompanhado de algumas dores. E, nesse cenário, as famosas cólicas menstruais são aquelas que normalmente geram maior desconforto.

Felizmente o mundo evolui constantemente, e, além dos medicamentos e técnicas desenvolvidas para lidar com essa situação, estudos indicam que a alimentação também pode interferir fortemente nesse tipo de reação.

Afinal de contas, a comida que ingerimos afeta todo o nosso organismo. Ou seja, é preciso ter cuidado para evitar problemas de saúde relacionados com a alimentação – como a cólica. É por isso que hoje em dia há listas extensas de indicações de alimentos para comer (e evitar) durante esse período.

Aqui você vai conferir uma seleção dividida em categorias que foi cuidadosamente feita para te ajudar a suavizar as cólicas e outros sintomas menstruais e viver com muito mais bem-estar durante todos os dias do mês. Vamos lá?

Você encontrará nesse artigo:

Quais alimentos pioram a cólica?

Cada organismo funciona de uma maneira. Porém quem tem propensão a sofrer com as cólicas menstruais deve ficar de olho e evitar alguns alimentos que podem intensificar a dificuldade desse período. Confira cinco principais.

Carne vermelha

Apesar de ser rica em propriedades que geralmente fazem bem para a saúde, a carne vermelha, quando consumida em excesso, eleva os níveis de prostaglandina no organismo. Isso significa que o nosso corpo fica propenso a sofrer com as cãibras, e, no ciclo menstrual, isso resulta em cólicas.

Comidas picantes

Sopa de tomate com pimenta
travellinglight de Getty Images no Canva Pro

Em circunstâncias normais, comidas picantes podem desregular o nosso intestino e estômago. Durante a menstruação, período em que as mulheres ficam mais sensíveis, esse tipo de alimento é capaz de afetar até mesmo quem está acostumado com ela. Por isso, o melhor é evitar.

Arroz branco

O queridinho que faz parte da maioria das refeições brasileiras deve ser consumido com cautela durante o ciclo menstrual. Isso porque, no organismo, ele tem o poder de desregular os níveis de glicose no sangue e causar mais cólicas do que o normal. Além disso, ele é absorvido de forma rápida, o que promove uma sensação de saciedade curta – o que é um perigo durante um período em que as mulheres já sentem mais fome do que o normal.

Cafeína

Chás, café e outras bebidas cafeinadas devem ser evitados durante o ciclo menstrual por dois motivos principais: a cafeína estimula espasmos nos músculos, o que contribui para fortes cólicas, e também pode deixar as mulheres mais irritadas e ansiosas durante um momento que já pode ser, por si só, estressante.

Alimentos gordurosos em geral

Sabemos que, durante o ciclo menstrual, surge aquela necessidade de comer junk food. Porém é importante se segurar. Isso porque alimentos gordurosos em geral são inflamatórios. Ou seja, eles intensificam as cólicas e geram grande desconforto.

Quais alimentos pioram o inchaço da menstruação?

Os sintomas desagradáveis do ciclo menstrual não param nas cólicas. O inchaço é outro vilão desse período. E não é para menos; afinal, o útero trabalha muito nesse momento. Porém existem alimentos que podem piorar essa situação. Veja cinco deles.

Sódio

Presente no sal e em vários alimentos processados, o sódio é um grande retentor de líquidos. Por isso, seu consumo em excesso pode contribuir para a sensação de inchaço durante o ciclo menstrual. Fique de olho e controle com atenção esse nutriente em suas refeições, evitando fast food e comidas pré-cozidas.

Bebidas com gás

Sabe aquela bebida que, quando ingerida, acaba provocando muitos arrotos e até mesmo pum? Pois então: elas têm uma forte concentração de dióxido de carbono e, por isso, acabam provocando inchaços. É interessante diminuir seu consumo durante o ciclo menstrual devido a isso.

Bebidas alcoólicas

Várias garrafas de bebidas alcólicas
Anna Tis de Pexels

As bebidas alcoólicas, apesar de muitas vezes oferecerem um escape, atuam de forma intensa no organismo das pessoas. No caso de mulheres no período de menstruação, isso pode significar não só dores de cabeça e problemas digestivos, como também inchaços.

Embutidos e enlatados

Já falamos que o sódio é um grande vilão causador de inchaços, certo? E ele está fortemente presente em comidas enlatadas e embutidas, que são industrializadas. Então prefira alimentos naturais e que sejam preparados com pouco sal, ok?

Trigo, cebola, brócolis – alimentos ricos em FODMAPs em geral

Alimentos ricos em FODMAPs – ou seja, aqueles ricos em oligossacarídeos, dissacarídeos, monossacarídeos e polióis fermentáveis –, após ingeridos, normalmente causam aquela sensação de peso no estômago. Em situações normais, eles já geram um inchaço, mas, durante o ciclo menstrual, isso se intensifica. Por isso, é bom ficar de olho e evitá-los.

Quais alimentos não comer na TPM?

O ciclo menstrual é um período com muitos altos e baixos em relação aos hormônios. Por isso, é comum que a tensão pré-menstrual, ou simplesmente TPM, afete muitas mulheres. Entretanto alguns alimentos podem intensificar essas reações. Conheça cinco para consumir com moderação nesse período.

Frituras

Apesar de serem muito gostosos, frituras e alimentos muito gordurosos são conhecidos por aumentar os níveis de estrogênio e sódio no nosso organismo. Isso mexe ainda mais com as nossas reações e o nosso organismo, piorando os sintomas da TPM.

Alimentos industrializados

Pode bater aquela preguicinha nos dias que antecedem a menstruação. Mas é importante não se apoiar somente em alimentos industrializados, já que eles são extremamente tratados e modificados. Assim, acabam afetando o organismo, que já fica mais sensível nesse período.

Doces

Quem nunca precisou de um docinho durante o período menstrual para ter mais ânimo que atire a primeira pedra. Esses alimentos são conhecidos por aumentar nossa endorfina, afinal de contas. Mas é importante não exagerar! Isso porque eles têm muitos açúcares e gorduras que, em excesso, podem gerar o efeito contrário do esperado e intensificar os sintomas da TPM.

Queijos e frios fortes e processados

Esse normalmente é uma surpresa para a maioria das pessoas, mas queijos, assim como outros frios processados, também devem ser consumidos com cautela nesse período do ciclo menstrual, já que contêm uma alta concentração de sal e conservantes que podem afetar negativamente o organismo.

Alimentos com grãos refinados

Grãos de trigo
Elena Photo no Canva

Pães, bolos, biscoitos e outros alimentos preparados com grãos refinados, por mais deliciosos que sejam, devem ser evitados nesse momento. Isso porque eles afetam os níveis de açúcar no sangue e, por isso, impactam o humor e energia das mulheres durante a TPM.

Quais alimentos ajudam a aliviar a cólica?

Você já sabe os alimentos que deve evitar para não incentivar as cólicas. Mas você pode fazer ainda mais para lidar com esse tipo de desconforto: existem opções que ainda ajudam a aliviar essa dor. Veja cinco delas.

Gengibre

Rico em gingerol, o gengibre se torna um alimento extremamente poderoso para aliviar cólicas. Afinal de contas, ele tem uma atuação dupla, oferecendo efeitos anti-inflamatórios e analgésicos. Por isso, é interessante incorporá-lo na alimentação, seja por meio de chás, sucos ou até mesmo temperos.

Iogurte

O cálcio é uma substância que fica em falta no organismo feminino durante a menstruação. Isso é ruim, porque essa redução afeta diretamente a musculatura do útero, que se contrai mais dolorosamente. Ingerir alimentos ricos nessa substância, como o iogurte, portanto, é importante para aliviar as cólicas.

Peixes e frangos

Peixes e frangos são ótimas alternativas em relação à carne vermelha, que deve ser evitada nesse período. Ricos em gordura boa e propriedades antiespasmódicas, eles ajudam a controlar melhor a contração uterina e aliviar as cólicas.

Pipoca

Pipoca estourada
sentraldigital de pixabay

Uma opção prática e que agrada praticamente a todos os paladares, a pipoca contém carboidratos que liberam serotonina sem comprometer a nossa saúde e organismo. Por isso, ajuda a lidar melhor com os sintomas menstruais, inclusive a cólica. Mas passe longe da pipoca de micro-ondas, pois essa versão contém gorduras e outros aditivos químicos extremamente prejudiciais.

Cúrcuma

O açafrão-da-terra, também chamado de cúrcuma, tem grandes quantidades de curcumina. Essa é uma substância relacionada fortemente com a diminuição de dores e inflamações. Por isso, vale incluí-lo na alimentação como tempero de arroz, vegetais, carnes, entre outros.

Quais alimentos ajudam a diminuir o inchaço da menstruação?

Sabemos que o inchaço durante o período menstrual é passageiro. No entanto, isso não quer dizer que ele não seja incômodo. Por isso, se desejar, você pode contar com a ajuda de alguns alimentos para diminuir essa condição. Conheça cinco opções que podem ajudar nessa missão.

Laticínios

Alimentos derivados do leite normalmente possuem alta concentração de cálcio. Essa é uma substância importante no combate ao inchaço e, por isso, se torna o melhor amigo de mulheres que sofrem com essa condição durante a menstruação. Só busque evitar alguns queijos e laticínios processados.

Laranja e limão

A vitamina C e as fibras presentes na laranja e no limão, além de intensificarem o organismo e a imunidade, ajudam a regular melhor o intestino e, dessa forma, evitar inflamações e constipações que podem causar o inchaço menstrual.

Água

Água sendo colocada no copo
Emiliano Arano de Pexels

Manter-se hidratada é extremamente importante, especialmente durante o ciclo menstrual. E, diferentemente do que muitas pessoas imaginam, a água não contribui para o inchaço. Muito pelo contrário: ela limpa o organismo e colabora para a eliminação de substâncias que podem piorar esse problema.

Frutas vermelhas

Frutas vermelhas, como morango, framboesa e mirtilo, por exemplo, são ricas em flavonoides. Isso quer dizer que elas são excelentes em tratar inflamações e ajudar a diminuir inchaços – inclusive aqueles causados pela menstruação.

Vegetais escuros

Os vegetais escuros são alimentos-chave na dieta de qualquer pessoa que busca o bem-estar – especialmente durante o ciclo menstrual. Ricos em uma série de propriedades, como cálcio, magnésio e vitaminas e nutrientes, eles ajudam a diminuir sintomas gerais desse período, o que inclui o inchaço.

Quais alimentos diminuem o fluxo da menstruação?

Um outro problema que pode afetar as mulheres durante seu ciclo menstrual é o alto fluxo de sangue liberado. Mas a boa notícia é que é possível controlar melhor essa questão com uma alimentação certeira. Confira cinco exemplos.

Alimentos sem glúten

Já existem estudos que relacionam o consumo de glúten com o ciclo menstrual das mulheres. Sendo assim, é interessante fazer testes para entender como essa substância se comporta no SEU organismo e entender se é interessante diminuir o seu consumo para controlar melhor a menstruação, seu fluxo e seus efeitos.

Folhas verdes

Os níveis de ferro no organismo da mulher podem ser afetados durante a menstruação e perda de sangue. Por isso, é interessante incluir folhas verdes na alimentação, que contribuem para manter esses níveis equilibrados e ainda ajudam a controlar o fluxo.

Cenoura

Rica em ferro e vários outros nutrientes, a cenoura estimula a produção de hormônios e, dessa forma, interfere de forma positiva diretamente na menstruação, acelerando o ciclo e diminuindo tanto o fluxo quanto a duração do período.

Sementes comestíveis

Sementes comestíveis distribuídas em recipientes
ruzanna de Getty Images no Canva

O fluxo menstrual é afetado diretamente pela forma com que o organismo age e, consequentemente, com os nutrientes ingeridos. Por isso, é indicado consumir sementes comestíveis, de abóboras e linhaças, por exemplo. Ricas em zinco e ômega-3, elas equilibram melhor essa questão.

Grão-de-bico

Também bastante rico em ferro, o grão-de-bico ajuda a controlar os efeitos de um fluxo muito intenso e pode, inclusive, ajudar o organismo a lidar melhor com essa perda de sangue e, consequentemente, a diminuir o fluxo.

Por que temos mais desejo por alguns alimentos nesse período?

Muitas pessoas acreditam que a fome descontrolada ou o desejo por certos alimentos no período menstrual são lendas ou algo psicológico. Só que não é bem assim!

Na verdade, existem estudos que explicam o que acontece com o organismo feminino nesse período e justificam esse tipo de situação.

A perda de nutrientes, a intensificação de certos sentimentos e a flutuação dos hormônios, por exemplo, fazem com que as mulheres sintam fome para repor as propriedades que estão em baixa e, mais do que isso, busquem nos alimentos um tipo de conforto que irá suavizar suas emoções.

Nessa busca por comidas que liberam endorfina e outros hormônios que trazem a sensação de satisfação, é comum recorrer a besteirinhas que, apesar de fazerem mal, são bastante gostosas e evocam aquela memória afetiva, como é o caso de doces e salgadinhos.

Ou seja: sentir desejo e até um pouquinho de gula, nesse período, é normal e uma mera reação do seu organismo a uma série de fatores relacionados ao seu ciclo menstrual.

Você também pode gostar:

Contudo isso não significa que você possa comer desenfreadamente tudo que vê pela frente. É importante buscar o equilíbrio e praticar o controle. Tente substituir alimentos que fazem mal por opções mais saudáveis – mas que ainda combinem com o seu gosto e, é claro, tragam as endorfinas de que você precisa.

Esperamos que a lista acima ajude você nessa missão. Compartilhe-a com aquela mulher que também está precisando dessa mãozinha para lidar melhor com a cólica e seu ciclo menstrual, e, juntas, formem um novo plano de alimentação que una satisfação e saúde!

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para colunistas@eusemfronteiras.com.br