Nutrição

Vai uma receita de doce de banana fit aí?

Banana cortada em um potinho
handmadepictures / 123RF
Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

A banana é uma das frutas mais populares do mundo, e embora seja originária da Ásia nasce em todo lugar, em cores, formas e tamanhos variados. Rica em carboidratos, vitaminas A, C e B e minerais, como cobre, ferro, magnésio, manganês e potássio, ela contém fibras dietéticas e um pouco de proteínas.

Além de ser saborosa, doce e agradar ao paladar da maioria das pessoas, ela pode ser consumida “in natura” e em diversas preparações doces e salgadas.

Os benefícios da fruta são:

– Regular a glicemia no sangue, pois possui pectina e amido resistente;

– Melhorar a digestão e ajudar a perder peso, pois é rica em fibras e aumenta a sensação de saciedade;

– Melhorar a saúde cardíaca, pois possui potássio, atuante no controle da pressão arterial;

– Reduzir o risco de doenças degenerativas e promover o bom humor, pois possui antioxidantes;

– Proteger a saúde renal, pois possui potássio, importante para a manutenção das funções dos rins;

– Ajudar a evitar cãibras, devido ao potássio e à vitamina C;

– É acessível durante o ano todo, com preço relativamente baixo e com facilidade de ser incorporada à alimentação.

Em se tratando de inserir a fruta na alimentação, a banana é uma das primeiras que os bebês experimentam.

Ao longo da vida, além de consumi-la ao natural, a banana é consumida em várias preparações, como vitaminas, purês, bolos, tortas, sorvetes e doces em geral.

O doce de banana caseiro, por exemplo, é muito fácil de ser preparado e agrada à maioria. E pode ser feito no modo fitness. Conheça uma receita rápida e saborosa a seguir:

Doce de banana fit

Doce de banana
ferli / 123RF

Para fazer a receita, você vai precisar de:

  • 2 bananas nanicas bem maduras;
  • 1 colher (chá) de açúcar mascavo, demerara, orgânico ou mel (pode substituir por 2 colheres (chá) de adoçante para forno e fogão);
  • 1 colher (café) de extrato de baunilha;
  • 1 colher (café) de canela em pó;
  • 1 colher (café) de raspas de laranja;
  • água em temperatura ambiente, se necessário.

Você vai preparar assim:

Corte as bananas em rodelas finas e leve ao fogo médio em uma panela de fundo grosso, preferencialmente antiaderente. Acrescente a baunilha, o açúcar ou o mel, a canela em pó e as raspas de laranja. Misture bem e monitore o cozimento para não queimar o doce, até as bananas desmancharem. Se você perceber que está muito consistente, sem a fruta desmanchar, acrescente com cuidado um pouco de água em temperatura ambiente. Assim que a banana se tornar uma pasta, pode desligar o fogo. Coloque em uma tigela ou em taças individuais. É perfeito para acompanhar uma fatia de queijo branco ou um biscoitinho saudável de aveia.

Caso você deseje uma preparação com chocolate, veja esta receita:

Doce de banana fit com chocolate

Xícara com chocolate em uma tabua com outros chocolates
Diana Vyshniakova / 123RF

Para fazer a receita, você vai precisar de:

  • 2 bananas nanicas bem maduras;
  • 1 colher (chá) de açúcar mascavo, demerara, orgânico ou mel (pode substituir por 2 colheres (chá) de adoçante para forno e fogão);
  • 1 colher (café) de cacau em pó 100%;
  • 1 colher (café) de canela em pó;
  • água em temperatura ambiente, se necessário.

Você vai preparar assim:

Corte as bananas em rodelas finas (desmancham mais rápido) e leve ao fogo médio em uma panela de fundo grosso. Acrescente o açúcar ou mel e a canela em pó. Misture bem e monitore o cozimento até as bananas desmancharem. Se você perceber que está grudando sem a fruta desmanchar, acrescente com cuidado um pouco de água em temperatura ambiente. Adicione o cacau assim que o doce estiver quase no ponto (uma pasta homogênea) e misture bem. Quando tudo estiver bem homogêneo, desligue o fogo. Está pronto e muito perfumado! Coloque em uma tigela ou em taças individuais. É perfeito para acompanhar morangos frescos e maduros.

Você também pode gostar

Agora que você já sabe os benefícios dessa fruta democrática, além de experimentar as nossas sugestões de receita de doce de banana fit, desenvolva as suas próprias preparações, com muita criatividade, e alegre a todos, porque além das guloseimas deliciosas, todos vão se beneficiar do bom humor que a fruta oferece. Saboreie o bom da vida com saúde!

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]