Nutrição Receitas

Receita de bolo de banana

Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Bolo é sempre uma boa pedida, seja no café da manhã, seja no lanche, à tardinha, com um chá quentinho ou um café passado na hora. Quem não adora aquele cheirinho de bolo assando no forno, trazendo um monte de lembranças? É um misto de sensações que não dá para explicar. E para aguçar sua memória afetiva, separamos aqui uma receita de bolo de banana simples e bem prática, além de muito saudável e, é claro, bem saborosa! Quem é que resiste a um bolo caseiro?

Qual é o poder desse bolo?

Esta receita de bolo de banana traz ingredientes funcionais, o que faz com que ele seja não só delicioso, mas também bastante saudável e altamente nutritivo.

A banana é uma fruta muito nutritiva, rica em fibras, potássio, fósforo, magnésio, sódio, cálcio e vitaminas A, B1, B2, B5 e C. Ajuda a baixar a pressão arterial, a normalizar os batimentos cardíacos e a manter níveis adequados de açúcar no sangue, combatendo o cansaço. Além disso, auxilia o trânsito intestinal e a digestão, além de proporcionar saciedade. A banana também contém triptofano, um aminoácido precursor da serotonina. Ou seja: promove a sensação de bem-estar.

Bolo de banana em formato retangular. Ele já está assado. Sobre ele fatias de bananas assadas.
Imagem de Doreen Corbey por Pixabay

O ovo é um dos alimentos mais completos que existem. Há alguns anos ele era considerado vilão, mas felizmente hoje ocupa o patamar de um dos alimentos mais nutritivos e importantes para a nossa saúde. Entre seus nutrientes, destacam-se as vitaminas A, do complexo B (entre elas ácido fólico e a tão importante B12), carotenoides, biotina, colina, selênio, fósforo, colesterol e gordura monoinsaturada. Com esse arsenal de nutrientes, os benefícios são inúmeros: auxilia o crescimento e o desenvolvimento de músculos e tecidos, fortalece o sistema imunológico, melhora a função cognitiva e a memória, é um poderoso antioxidante, previne doenças neurodegenerativas e ajuda na formação de neurotransmissores, como a serotonina. E ainda é excelente para a pele, para os cabelos e para as unhas. Ao contrário do que se pregava anteriormente, o ovo é um excelente coadjuvante no aumento do bom colesterol. Sem falar que reduz o risco de alguns tipos de câncer.

A aveia é uma ótima fonte de proteínas, ferro, cálcio, carboidratos e vitaminas (em especial vitamina E e do complexo B). Riquíssima em fibras solúveis – em destaque a beta-glucana –, ajuda a regular o funcionamento do intestino, promove sensação de saciedade e contém fitoquímicos que protegem contra várias doenças crônicas. A beta-glucana é também responsável por reduzir os níveis do mau colesterol e contribui para diminuir a velocidade com que o açúcar é absorvido, auxiliando no controle das taxas de glicose no organismo (excelente para os diabéticos).

O açúcar mascavo é o menos industrializado dos açúcares da cana. Tem uma cor marrom ou dourada, por ser uma versão mais “bruta”, já que não passou pelo processo de refinamento (ou seja, está livre das químicas presentes no açúcar branco). Seu sabor é mais marcante, o que pode não agradar muitas pessoas, mas no geral é bastante saboroso. Além de manter grande parte dos nutrientes, ele é menos calórico do que o refinado, além de mais digerível e mais assimilável no sangue. Sem falar que ainda conserva alguns nutrientes, como cálcio, magnésio, fósforo e potássio.

Bolo de banana já assado. Sobre ele fatias de banadas cortadas no comprimento cobertas com açúcar e canela.
Imagem de e2grafikwerkstatt por Pixabay

As castanhas são excelentes fontes de gorduras boas. Apesar de serem calóricas, seus benefícios superam esse fato. São poderosos antioxidantes, previnem doenças cardiovasculares e ainda fortalecem o sistema imune. A castanha-de-caju é rica em ferro, cálcio e zinco. As nozes são ricas em ômega-3 e ômega-6, então são ótimas fontes de polifenóis e antioxidantes. O pistache é rico em vitaminas A e E, além de luteína e fitosteróis, que ajudam a afastar o risco de doenças cardiovasculares. A amêndoa fornece cálcio, magnésio, fósforo e vitamina E. A castanha-do-pará é rica em selênio (um poderoso antioxidante) e ajuda a prevenir doenças como o câncer. Existem outros tipos de castanhas; em resumo, quanto mais, melhor. Pode comer sem culpa.

A canela é sabidamente um poderoso termogênico. Mas também tem propriedades antifúngicas, antioxidantes e anti-inflamatórias, além de ajudar a diminuir o açúcar no sangue e a melhorar a sensibilidade à insulina. Fora que dá um sabor especial a qualquer receita!

Vamos ao que interessa:

Depois de conhecer todas as propriedades dos ingredientes da nossa receita de bolo de banana, veja aqui como o modo de preparo é bem simples.

Três fatias de bolo de banana colocadas sobre uma toalha xadrez nas cores amarelo e branco, Ao lado bananas inteira e um copo de suco de banana.
Imagem de Jason Goh por Pixabay

Ingredientes:

4 bananas picadas (ou 3 grandes);
3 ovos (sem a pele da gema);
1 xícara de farinha de aveia;
1 xícara de flocos de aveia;
100 ml de óleo (pode optar pelo óleo de coco);
3/4 de xícara de açúcar mascavo;
Castanhas trituradas;
1 colher (sopa) de canela em pó;
1 colher (sopa) de fermento em pó,

Você também pode gostar

Modo de preparo:

Junte no liquidificador as bananas picadas, os ovos, os flocos de aveia, a farinha, o açúcar, o óleo e a canela. Bata por alguns minutos até virar uma mistura homogênea. Agregue as castanhas, misture e finalize acrescentando o fermento. Misture lentamente com uma colher. Despeje a massa numa fôrma média untada. Se quiser, coloque açúcar no fundo da fôrma (pode ser o demerara) para caramelizar. Asse em forno preaquecido a 200 °C por aproximadamente 40 minutos. Faça o teste do palito. Desligue o forno, espere alguns minutos e desenforme. Agora é só servir.

Agora que a nossa receita de bolo de banana mostrou como não é complicado fazer bolo, que tal praticar mais vezes e oferecer sempre uma opção saudável para o lanche da tarde em família ou com os amigos?

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]