Autoconhecimento

Vaidade & Verdades

Mulher de cabelo preso e expressão egocêntrica apontando para ela mesma com os dedos.
Luis Molinero Martínez / 123RF
Malu Brandão Moura
Escrito por Malu Brandão Moura

Vaidade: Um dos 7 pecados capitais é a valorização/exibição da aparência, qualidades físicas e/ou intelectuais em busca de reconhecimento e admiração dos outros. Vangloriar-se. Preocupar-se excessivamente com suas próprias habilidades e/ou atratividades.

  • Você se considera vaidoso(a)?
  • A sua aparência é mais importante que a sua essência?
  • Você prioriza impressionar outras pessoas?
  • Há uma eterna busca por perfeição?
  • Suas habilidades são sempre melhores que as dos outros?
  • Você gosta de se exibir?

Se você se identificou com pelo menos uma das questões acima, há a indicação de posturas pouco produtivas para o seu bem-estar REAL, simplesmente porque você se “esconde” atrás de máscaras físicas e/ou comportamentais, o que também acaba invalidando sua oportunidade de autoaceitação e aperfeiçoamento moral.

A maioria das posturas ocorre diariamente e de forma sutil, não se trata de julgamento, o objetivo aqui é mostrar o quão importante é ser quem você é e ter a sua verdade diante das situações e/ou pessoas.

Cuidado com maquiagens… Você perceberá a sutil diferença entre sentir-se bem consigo mesmo ou exibir-se para outras pessoas; aperfeiçoar-se por aquilo que quer realizar vinculado ao seu propósito ou buscar ganhar destaque ao sentir-se melhor que os outros…

Mulher se olha no espelho de mão enquanto segura um batom.
Kaboompics.com / Pexels

Cuidado com as máscaras, elas podem lhe afastar do que faz sentido e você pode perder a sua identidade…

No fundo você não precisa provar nada a ninguém e você sabe disso, porém os ganhos secundários com estas posturas exibicionistas e orgulhosas o incentivam a continuar, mas, PERCEBA, não vale a pena viver em prol do que está fora, impressionando e chamando a atenção, INCLUSIVE, posturas deste tipo indicam um vazio do lado de dentro.

Você também pode gostar

Você não precisa provar nada a ninguém diferente de você mesmo, do contrário, OBSERVE, talvez precise recalcular a rota, repensar, mudar a estratégia, pois NÃO é saudável nem sustentável, ADOECE e invalida quem você verdadeiramente é.

Maquiagens, máscaras, lentes, roupas, sapatos… São apenas instrumentos que podem lhe proporcionar prazeres materiais efêmeros, portanto, USE e ABUSE com moderação e consciência.

Surpreenda-se, fique bonito(a) para você, estude/aprimore-se por você. Equilíbrio interno reverbera no externo, seja inteligência ou beleza, foque na sua lógica, foque em você, ADMIRE-SE com quem você é, independente do que os outros pensam, falam e/ou fazem‼️

Sobre o autor

Malu Brandão Moura

Malu Brandão Moura

Administradora (UFBA) e contadora (Uneb), especialista em finanças, sempre atuei na área financeira/controladoria (desde 2006), perpassando por empresas de portes diversos, em sua maioria multinacionais, atuando como gerente nas duas últimas experiências do mundo corporativo, o que me deu toda a bagagem necessária para a atuação atual como mentora financeira. Durante todo esse tempo, sendo espírita praticante, palestrante e estudiosa das questões imateriais, apaixonei-me pelo universo espiritualista e busquei o autoconhecimento como aprimoramento pessoal e ferramenta para melhorar minhas relações interpessoais, exercendo a empatia e, consequentemente, a vontade de ajudar o próximo a desvendar seus processos existenciais. Debrucei-me, então, na transpessoalidade desde a vertente holística até a prática terapêutica, buscando compartilhar ferramentas aprendidas na formação em terapia transpessoal sistêmica (Núcleo Jordan Campos/Unibahia) e, assim, desbravar o universo transpessoal do indivíduo. Hoje, pós-graduanda em neurociências e comportamento, estudiosa e praticante da ayurveda, especialista em constelações familiares, sistêmicas e organizacionais, atuo com terapia regressiva, PNL, thetahealing, tarô terapêutico, terapia energética (reikiana nível III nas linhas usui e tibetano), floralterapia, mandalaterapia, aromaterapia e iridologia comportamental & clínica, buscando o meu desenvolvimento como profissional com o objetivo de transformar a vida de outras pessoas, direcionando-as a uma existência mais leve e feliz.

Contatos

Email: malubrandao.terapeuta@gmail.com
Instagram: @malubrandao.terapia
Instagram: @malubrandao.terapia
Site: malubmoura2.wixsite.com/website