Convivendo

Verão – a estação do fogo pulsante

Sol forte no horizonte.
old wooden pier on the sea in sunset
Anna Maria Oliveira

“O fogo é a luz que ilumina nosso caminho interior, é uma força que diz que mesmo diante da escuridão existe um caminho, o caminho das estrelas, o caminho do sol”.

Samuel Souza de Paula

Verão, substantivo masculino, do latim veranu, de ver. Dias mais longos e quentes, convite à extroversão, momento de sentir os sentidos, ampliar a intuição, a criatividade e os talentos pessoais.

Três meses para trabalhar a visão interior, com a força do elemento fogo, representada pelo Sol, símbolo de poder, clareza, luz, transmutação.

Que tal aproveitar a chegada do Verão para:

Reconhecer e soltar crenças que limitam seu desenvolvimento pessoal e profissional.

Moldar ideias em projetos e sonhos em realidade.

Valorizar mais a sua intuição.

Transmutar medo em coragem.

Mas como fazer isso?

Mulher de frente para o Sol.

Saindo do ciclo vicioso da automanipulação, da ação constante em querer agradar as pessoas, do medo de ser quem você realmente é.

Quando observamos e nos conectamos aos elementos da Natureza temos a imensa possibilidade de aprender com eles, como mestres, a partir de seus comportamentos.

Vamos explorar algumas características do temperamento fogo?

Você também pode gostar

Caracteriza o tipo colérico, demonstra tendência a reagir intensamente, agitação física, mental e emocional, grande energia física, audácia e impaciência, criatividade e intuição.

A potência desse temperamento surge do contato com o ar livre, luz e calor solar, atividades físicas mais ativas, armazena a energia do fogo no verão para usar em períodos de inverno prevenindo doenças em tempo de frio.

Menina encarando o Sol.

Pessoas de temperamento fogo podem moderar o uso extremo de sua energia cultivando, de maneira consciente, estados de tranquilidade, calma e contentamento. Práticas de meditação ativa alternadas com meditações contemplativas são recomendadas.

Suas relações interpessoais precisam ser com pessoas que priorizam metas inovadoras, trabalhos fisicamente exigentes e ativos.

Então, compreender e honrar a estação mais quente do ano é reverenciar a força do fogo pulsante da natureza e do ser humano.

Deixo sugestão de visualização criativa para sentir a presença do Mestre Fogo.

“Escolha um local agradável. Sente de maneira confortável. Coluna ereta. Permaneça atenta a sua respiração, por um ou dois minutos. Agora, na tela da sua mente, imagine uma noite estrelada, você caminhando, tranquilamente em direção a uma clareira. Sinta a brisa da noite, os sons, o perfume das flores. Você chega perto da clareira e vê uma fogueira, o calor é agradável. Você senta em frente ao fogo, observa sua dança ritmada, sua energia, suas qualidades. O Mestre Fogo se aproxima de você, se apresenta e fala sobre si. O que ele diz para você? O que você sente? Ele ouve com amor e carinho, inspira você a realizar mudanças na sua vida. O Fogo Sagrado está a sua disposição para receber tudo o que você quer transmutar. Devagar o Mestre caminha até a fogueira e se mistura a ela. Você levanta, faz um gesto de gratidão, inspira e expira profunda e suavemente. Caminha pela mesma trilha, observando a noite, os sons, o perfume das flores, senta seus passos leves e firmes. Volte ao local onde iniciou o exercício. Abra os olhos lentamente e observe seu estado físico, mental e emocional”.

Registre a experiência, desenhando, cantando, dançando, escrevendo uma poesia. Use a criatividade do Mestre Fogo.

Medite pela manhã e no final do dia honrando a luz do Sol!

Desejo lindas experiências para o Verão!

Abraço carinhoso!

Sobre o autor

Anna Maria Oliveira

Anna Maria Oliveira

Atuo como palestrante, consultora, professora formadora na abordagem meditação e yoga lúdico na educação, desenvolvida por mim. Graduada em cursos complementares, como arte contemporânea, xilogravura, educadora brincante, reiki tibetano, técnicas corporais ayurveda, instrutora de yoga na educação com crianças.

Vasta experiência em educação pública e no terceiro setor.

Realizo atendimento individualizado para profissionais da educação, utilizando a abordagem consultoria integrada experiencial.

Fundadora da Academia Confluência, escola de desenvolvimento humano para autogestão.

CONTATOS
E-mail: [email protected]
Site: academiaconfluencia.com.br
Facebook: academiaconfluencia
Instagram: @academiaconfluencia
Linkedin: Anna Maria de Oliveira