Nutrição Saúde Integral

Como manter uma alimentação saudável no verão

Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

No verão, suamos mais e, assim, perdemos muita água e sais minerais. Essa perda reforça a importância de nos alimentarmos bem. Selecionamos algumas dicas para manter uma alimentação saudável no verão e curtir a estação mais quente do ano com muita saúde.

Hidratação: alimentação saudável no verão

Beber de 1.5 a 2 litros de água é fundamental para uma alimentação balanceada nos dias quentes. O líquido elimina toxinas e estimula o bom funcionamento do metabolismo. O primeiro copo d’água deve ser bebido em jejum; se for gelada, melhor ainda.

Uma dica legal é colocar a água em um squeeze e adicionar pedaços de gengibre, para turbinar a hidratação e o metabolismo. Outra maneira de manter a hidratação em dia é tomar água de coco, sucos naturais e chá gelados.

Os refrigerantes são contraindicados, pois são bombas de açúcar. Os sucos industrializados também possuem açúcar em excesso, por isso seu consumo deve ser restrito às festas, assim como as bebidas alcoólicas.

Alimentos naturais

A quem se pergunta o que comer no verão, deve saber que alimentos frescos são essenciais. Comida industrializada possui corantes, conservantes e muito sal. Quem frequenta restaurantes também precisa ficar atento, principalmente com pratos à base de leite, ovos e maionese. Sempre que possível, faça sua própria comida.

Comida colorida

A alimentação ideal para o calor deve ser bem colorida. Invista em itens vermelhos e amarelos. Entenda:

  • Frutas e legumes amarelos: ricos em betacaroteno, substância que favorece o bronzeamento saudável. Manga, laranja, cenoura e abóbora são exemplos de frutas e legumes amarelos;
  • Frutas vermelhas: fontes de antioxidantes que retardam o envelhecimento das células. Morango, ameixa, açaí, blueberry, gogi berry e cranberry são bons exemplos de frutas vermelhas.

Produtos integrais

Grãos e produtos integrais também são alimentos ideais para comer no verão. A aveia, por exemplo, contém betagucana, substância que regula o intestino e, consequentemente, ajuda a eliminar toxinas. Invista também nos pães, no arroz e macarrão integral.

Carnes magras

As carnes magras são ótimos alimentos para o verão. Prefira os peixes, fontes de ômega 3, que ajudam a estabilizar a frequência cardíaca após esforço físico. Mas atente-se: peixes devem ser consumidos grelhados, nunca fritos.

Sobremesas

As sobremesas também podem ser fontes de uma alimentação saudável no calor. Coma frutas in natura, mas se você não abre mão de um sorvetinho, invista nos de fruta e/ou sem açúcar. Melancia, limão, abacaxi, melão e maracujá são frutas com muita água.

Sugestão de cardápio para um verão saudável

Confira uma sugestão de cardápio balanceado para o verão:

Café da manhã

Iogurte desnatado, cereais, pão integral, queijo branco e frutas.

Almoço e jantar

Salmão ou peixe ensopado com legumes, salada, arroz integral e fruta de sobremesa.

Você já viu dicas de alimentação saudável no verão. Que tal ver mais dicas para ficar bem nesta estação? É só clicar aqui.


Texto escrito por Sumaia de Santana Salgado da Equipe Eu Sem Fronteiras

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]