Autoconhecimento

Vítima ou protagonista? A escolha é sua. Assuma as rédeas de sua vida com a autorresponsabilidade

Homem branco olhando para o lado com a mão na boca.
Mael BALLAND / Unsplash

É muito comum que uma pessoa insatisfeita com a vida reclame de tudo e de todos, sem nunca assumir a responsabilidade de suas próprias escolhas. Agir assim apenas alimenta o vitimismo, além de criar uma vibração baixa, que repele a abundância e a prosperidade da nossa vida.

Que crença sabotadora se esconde por trás disso? Será um sentimento de não merecimento, uma frustração ou um medo inconsciente? Será uma crença de incapacidade, de inferioridade ou mesmo a insegurança de abandonar a zona de conforto?

Toda conquista requer dedicação. É necessário pagar o preço, não temer os riscos e saber que somos capazes de realizar tudo o que sonhamos. Dedicar-se é reconhecer que precisamos semear e cultivar, para, em seguida, colher. É compreender que precisamos dar para receber, que temos de nos comprometer com o nosso propósito de vida, desempenhando nossas atividades com amor, excelência e compromisso.

Um dos processos verbais de Access que nos auxiliam a tomar as rédeas de nossa vida é fazermos perguntas ao Universo:

“Como eu posso melhorar isso?”;

“Que crença preciso desenvolver para reconhecer e desenvolver minha potência?”;

Homem branco de costas no topo de colina.
Tim Bogdanov / Unsplash

“Como seria se eu me permitisse arriscar mais e reclamar menos?”.

As perguntas expandem nossa mente, ativam nosso subconsciente e movimentam a energias que nos cercam, de modo a fazer com que possamos acessar as infinitas possibilidades. Dessa forma, saímos da condição de vítimas e passamos a ser protagonistas de nossas vidas.

Autorresponsabilidade é o início da mudança para outro nível de consciência. Quando reconhecemos que cocriamos a nossa realidade, finalmente entendemos o poder que há dentro de nós e compreendemos as leis que regem o Universo.

Você também pode gostar

Assumir o protagonismo é saber comandar nossa mente e escolher o nosso destino. É confiar no Universo, com a plena certeza de que nos tornamos o que nascemos para ser, cumprindo nosso propósito e nossa missão de vida.

Sobre o autor

Maria Cleide Pereira (MCSCP)

Maria Cleide da Silva Cardoso Pereira, ou Maria Cleide Pereira (MCSCP), é professora de língua portuguesa e especialista em gestão de pessoas. Estudiosa da psicologia analítica, é autora do livro "O universo simbólico da obra 'O Saci': um estudo junguiano sobre a obra infantil de Monteiro Lobato".

Fascinada pelas práticas integrativas e complementares, participou de cursos de massoterapia, reiki, medicina tradicional chinesa, fitoterapia, cristaloterapia, sistemas de curas vibracionais, entre outros.

Aquariana apaixonada pela humanidade, sempre acredita no melhor das pessoas. Seu propósito de vida é auxiliar o processo de expansão da consciência por meio do desenvolvimento integral dos indivíduos, aprimorando suas aptidões naturais, reconhecendo seus propósitos e fortalecendo suas competências, habilidades e atitudes.

Poetisa inspirada pela espiritualidade, imprime em seus versos e em sua prosa poética a linguagem do coração, convidando cada leitor e leitora a um profundo mergulho na própria alma.

A escritora é membro das seguintes academias literárias:

Academia Castanhalense de Letras

Academia Internacional da União Cultural

Academia de Letras da América Latina

Academia Literária Internacional de Poetas e Escritores

Contatos:
Email: mariacleidescpereira@gmail.com
Facebook: mariacleide.pereira