Autoconhecimento

Você consegue ficar um minuto sem pensar nada?

Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras
Oare. Respire. Agora tente não pensar em anda… Parece difícil?

E pode ser mesmo. Ter o controle da mente é uma tarefa desafiadora. Mas conseguir chegar nesse ponto é gratificante. Já reparou que diversos problemas que você tem estão relacionados à falta de controle da sua mente? Vou dar um exemplo: quantas vezes você não conseguiu terminar um trabalho porque estava preocupado com o resultado de um exame médico, ou do resultado de uma prova difícil, ou até mesmo porque ficou esperando a mensagem daquela pessoa que não responde no WhatsApp?

O controle da mente é algo que pode mudar a sua vida para melhor. E o melhor de tudo é que é algo que pode ser treinado e aprendido por todos! Toda pessoa tem o potencial de controlar a mente e ter uma qualidade de vida melhor a partir disso. E é esse aprendizado que muitas práticas orientais, como a yoga e diversos tipos de meditação, têm como um de seus objetivos.

A sua produtividade vai melhorar, a ansiedade vai diminuir, vai ser muito mais fácil focar em um assunto por vez e o equilíbrio emocional vai ser uma realidade. Se você controlar a sua mente.

Para aprender a esvaziar a mente, vou propor um exercício.

Todos os dias, escolha um horário em que você não seja incomodado. Logo cedo ou antes de dormir pode ser uma boa escolha, por ter menos barulho nesses horários. Você vai precisar de cinco minutos. Deixe um despertador para avisar quando terminar o tempo.

Sente ou deite de forma bem confortável e observe os seus pensamentos como se fosse uma terceira pessoa olhando do lado de fora. Nesse primeiro momento, não interfira neles. Deixe eles fluírem. Depois de terminar o tempo, reflita sobre os pensamentos que mais vêm à sua mente e quais vêm primeiro. Tome consciência do que pode ser resolvido e do que você não precisa se preocupar nesse instante. Dia após dia, quando você tiver tomado consciência de quais são os pensamentos que o importunam, comece a afastá-los durante esses cinco minutos. Treine aos poucos. Não tente forçar a mente a ficar vazia. Tente afastar de forma natural os pensamentos, um a um. Diga para si mesmo “não preciso desse pensamento agora”.

Com prática, você pode aumentar para dez minutos ou até mais se desejar. A ideia desse exercício é aprender a controlar os pensamentos aos poucos, sem se forçar a esvaziar a mente toda de uma vez. Afinal, não somos monges que vivem no meio da montanha e as nossas rotinas exigem um treino leve e com um passo de cada vez.

Se você se interessar pela meditação e perceber como ela pode beneficiá-lo, procure algum centro ou escola em sua cidade para aprender práticas mais avançadas. A sua mente e o seu bem-estar agradecem!


Texto escrito por Ricardo Sturk da Equipe Eu Sem Fronteiras

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]