Espiritualidade Xamanismo

Xamanismo, Mediunidade e Espiritismo

Sendo o xamanismo a primeira forma espiritual reconhecida historicamente ao ser humano, é muito natural que nas suas atuais expressões integre evoluções. Assim, não é necessário entender o xamanismo como uma prática espiritual com regras universais absolutas.

Cada cultura, cada percurso histórico determinou pela experiência pessoal e social os processos pelos quais o xamanismo se desenvolveu. As religiões atuais derivam todas elas de conceitos xamânicos mais ou menos alterados e adaptados ao poder instalado. As religiões surgiram da necessidade de fundamentar um poder que não poderia ser apenas militar ou social, mas que necessitava ser espiritual também.

Ilustração de silhueta de buda meditando

Desse modo o poder torna-se autossustentável. Existem, no entanto, princípios com que se pode reconhecer a autenticidade da origem. No xamanismo, o espiritismo não é o fundamento, mas sim o contexto.

A mediunidade não é o objetivo, mas sim o instrumento de trabalho. Isso porque o xamã não pode ser possuído por um espírito, mas sim complementado por este. Na possessão o xamã não poderia manter a neutralidade ficando sujeito a julgamentos que ultrapassaram a sua compreensão. O xamã é um parceiro de trabalho, não um empregado dos espíritos. Os espíritos também não são empregados do xamã, mas sim seus parceiros. Assim, qualquer trabalho xamânico precisa respeitar este princípio – a parceria no trabalho. Quando essa parceria não existe, torna-se algo que não é xamanismo.

Ilustração de mulher meditando

Você também pode gostar de:

Assim o trabalho xamânico pode usar diversas ferramentas, incluindo o trabalho mediúnico, mas nunca perdendo a sua característica essencial. Essa essência xamânica está na fé nos ancestrais e num fluir dinâmico com as forças não visíveis, evitando sempre que possível

a possessão ou o descontrole espiritual. Uma viagem xamânica necessita da presença consciente do trabalhador para que todas as informações sejam corretamente interpretadas e direcionadas. Ninguém físico se deve substituir ao saber astral, mas sim ampliar o seu próprio horizonte de eventos. Ahow!

Sobre o autor

Shakteer StarShaman

Shakteer StarShaman

Cursos e Formação:
“Heart Essence Method” – Susan M. Castle (USA)

EFT, AFT, Alpha/Theta Healing – Paul Bauer (USA)

Método Hatmara – Naomi Feinberg (ISR)

Reiki:

Iniciado pelo Mestre Chetan Aseem (CAN) nos níveis I e II de Reiki no sistema Usui Shiki Ryoho

Formado pelo Centro Tibetano de Energias Alternativas com o Mestre Pedro Cebola no Nível de Mestre em Reiki Essencial;

Setembro de 2002 – Retiro com Chokyi Nyima Rinpoche em Almancil

Dezembro 2003 – Satsang com o Mestre Chetan Aseem

Outubro 2005 – Retiro com Naomi Inber Feinberg (Israel)

Janeiro/Fevereiro 2006 – Retiro com Susan M. Castle (USA), Paul Bauer (USA) e Rahelio (Xama nativo-americano) em Sedona-USA

Março 2006 – Curso de Hatmara Nível I com Naomi Feinberg (ISR) em Viana do Castelo

Maio/Junho 2007 – Participação no 2º Congresaso Internacional de Anjos (Engelkongress – Hamburgo) com a presença de Doreen Virtue, Diana Cooper, Sabrina Fox, Alexa Kriele Angela McGerr, Kimberly Marooney e Steven Farmer

Curso de “Técnicas de cura I – Curso básico de Xamanismo” com Eva e Walter Honegger (Sui) – Junho 2007

Terapeuta/Especialista Inter Estelar “CEO – Cura Estelar de Orion” com Kyra Abreu – Janeiro 2015

Curso de Mesa Radiônica Quântica com Áurea – Dezembro 2015

Autor do Livro “O Relaxamento através da Natureza: fogo, ar, terra, água e madeira” - Editado pelas Publicações Europa América – 2004

Linhagem Reiki: Mikao Usui; Chujiro Hayashi; Hawayo Takata; Iris Ishikuro; Arthur Robertson; Roger Foisy; Chetan Aseem (Usui Shiki Ryoho) e Pedro Cebola (Essencial)

Colaborei com UPN, Mind Center, Inspiro e Certform.

Contato:
Email: [email protected]
Blog: shakteer.com