Autoconhecimento Comportamento

03 Lições sobre o empreendedorismo que ninguém vai te contar por aí!

Pessoa trabalhando no escritório
bongkarn thanyakij / Pexels / Canva
Escrito por Terapeutas Digitais

Lição número 01: quando gerenciamos o nosso próprio negócio, passamos por coisas que geralmente só nós sabemos, no máximo pessoas mais próximas.

Os desafios de empreender, independentemente do negócio em que estamos atuando, requer um jogo de cintura altíssimo. Envolvem desafios e adversidades com os quais nem sempre estamos 100% preparados para lidar.

A economia, o mercado, concorrentes, fornecedores, clientes e até mesmo os próprios serviços podem ser motivos de grandes desafios no dia a dia.

Mulher estressada trabalhando
energepic.com / Pexels / Canva

Ninguém quer saber se você acordou doente ou com algum imprevisto. As pessoas apenas querem que as entregas sejam feitas, então cabe a cada um de nós saber administrar tudo isso da melhor forma possível.

Nos bastidores, a coisa pode estar pegando fogo, mas no palco o espectador só quer o espetáculo.

Por causa de tudo isso, é importante aprender a gerenciar todos esses contratempos, não os enterrando para ninguém vê-los, mas trabalhando de verdade para viver bem.

Aqui os desafios são inúmeros, bem como os trabalhos a desenvolver nesse ponto, afinal todos somos seres humanos. O que fazer a respeito é o grande lance.

Lição número 02: focar na consistência, não no imediatismo.

  • Um engenheiro leva 5 anos para se formar.
  • Um advogado leva 5 anos para se formar.
  • Um médico leva um pouco mais de 10 anos até se especializar.
  • Um administrador leva 4 anos para se formar…
Mulher trabalhando em seu escritório
PIKSEL / Getty Images Pro / Canva

Uma empresa leva aproximadamente 33 meses para atingir o breakeven…

…E tem gente que, se não tiver retorno sobre os investimentos nas redes sociais em menos de 3 meses, desiste de tudo porque ainda não teve um retorno.

Infelizmente as pessoas estão cada vez mais imediatistas. Junte isso ao fato de aparecer um “guru” por segundo dizendo que é possível obter resultados que não existem nem no mundo de Bob, o que acaba criando pessoas ansiosas e desacreditadas no seu trabalho.

Pare de pensar que as coisas estão demorando para você e comece a ver o que você está fazendo no seu dia a dia para dar certo.

Nada acontece rapidamente.

Tudo leva tempo e terá resultado se você fizer de forma estratégica.

Respire fundo, continue e foque o seu processo.

Lição número 03: entender a importância de dar um retorno e fazer acompanhamento.

Quando alguém solicita para você um orçamento ou uma proposta mais elaborada sobre seus serviços, você geralmente quer saber o feedback mais tarde, certo?

Aperto de mãos durante reunião de negócios
Giang Nguyen / Getty Images Pro / Canva

Em vendas, chamamos esse feedback de FOLLOW-UP. Uma palavra em inglês que basicamente quer dizer ACOMPANHAMENTO. Ou seja, quando buscamos uma resposta sobre um orçamento ou uma proposta enviada, até o seu fechamento (uma venda efetivada), estamos fazendo um follow-up.

Todo lugar que se dedique a estudar de forma personalizada seus serviços ou produtos, analisa vários aspectos e pontos para destacar em cada envio. Isso tudo leva um tempo para estimar. Infelizmente nem todos entendem esse processo. Muitas pessoas acabam indo atrás de um orçamento e a maior parte delas acabam não dando um retorno sobre o que elas mesmas solicitaram, mesmo quando um profissional vai em busca desse acompanhamento.

Eu sei que isso é bem chato, pois isso acontece em qualquer segmento, mercado ou negócio. Só quando estamos do outro lado é que entendemos que cada feedback dado, mesmo quando não vamos fechar, é importante para alguém.

Você também pode gostar

Muitas vezes, informar o motivo pelo qual uma pessoa não vai fechar um negócio agora fará diferença para quem enviou, não é mesmo? Nada profissional fica quando a pessoa recebe a solicitação e, mesmo quando perguntam sobre, essa pessoa não responde. Às vezes a simpatia até acaba quando a expectativa não é atendida (risos).

Independentemente do lado em que você estiver, afinal estamos o tempo todo em ambos os lados, dê retorno e faça acompanhamento. Não custa nada ser cordial e finalizar um atendimento com educação.

Fazendo isso, você semeia uma virtude cultivada por poucos.

Sobre o autor

Terapeutas Digitais

Empreendedorismo & Marketing com Propósito.

Consultoria e Mentoria Online para Agentes da Transformação.

De uma terapeuta holística para outra, quero elevar o seu negócio com autenticidade, leveza e alegria!

Minha missão é te ajudar a estruturar e implementar as melhores práticas de gestão no seu espaço terapêutico, estúdio de yoga e até mesmo quando se trata de espaços terceirizados que você utiliza de forma autônoma, de maneira leve e harmoniosa.

Confira os links abaixo:

Email: contato@terapeutasdigitais.com
Site: terapeutasdigitais.com
Facebook: @TerapeutasDigitais
Instagram: @Terap_Digitais
Twitter: @TerapeutasDigitais
LinkedIn: Terapeutas Digitais
Spotify: Spotify Terapeutas Digitais