Autoconhecimento

10 afirmações que vão te ajudar a se perdoar

Uma mulher se abraçando.
khosrork / 123RF
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Entre todos os sentimentos negativos que podem se apossar da nossa consciência e nos fazer sofrer, um deles é bem cruel: a culpa! Quando erramos, é normal sentirmos culpa; o que não é normal é nos impedirmos de nos perdoarmos para que seja possível reorganizarmos a vida e seguir em frente.

Mas isso é mais comum do que se imagina! Todos temos erros que cometemos e que até hoje doem, trazem culpa e arrependimento. Porém essas mágoas somente nos atrasam e nos impedem de construir uma vida em prol daquilo que nos faz bem e nos ajuda a crescer.

Se você está passando por uma fase em que sente dificuldade de se perdoar por estar consumido em culpa, este artigo pode ajudá-lo! Preparamos uma lista com 10 afirmações que vão te ajudar a se perdoar, para que você recupere suas forças e entenda que os seus erros não te definem. Confira!

1 – Eu preciso cuidar de mim

Ainda que tenhamos amigos, familiares e parceiros ao longo da vida, cada uma dessas pessoas tem sua própria vida pra cuidar, ainda que te amem e se importem muito com você. Por mais que elas possam te ajudar a se sentir bem, no fim do dia, quando você deita a cabeça no travesseiro, é você consigo mesmo.

Uma mulher se abraçando. Ela sorri.
Albina Gavrilovic de Getty Images / Canva

Então pense o seguinte: ninguém vai cuidar de você se você não cuidar de si em primeiro lugar. Por isso, machucar-se ainda mais com culpas e arrependimentos só vai atrapalhar o seu processo de recuperação. Você é o seu super-herói, o seu salvador. Ninguém pode fazer isso por você, então levante-se e vá à luta por si. Perdoe-se!

2 – Eu sou uma boa pessoa

Quanto cometemos um erro, machucamos alguém ou fazemos uma escolha da qual nos arrependemos em seguida, é comum que comece a martelar em nossa cabeça a ideia distorcida de que não somos boas pessoas. Se erramos e fizemos mal a alguém ou a nós mesmos, como podemos ser boas pessoas?

Podemos, sim. Aquele famoso ditado que usamos quando erramos diz tudo: “Errei, sou humano”. Somos humanos, somos falhos. Tomamos decisões ruins e cometemos erros com as pessoas, mas isso não significa que sejamos ruins. Não deixe um deslize virar uma tatuagem na pele. Você não se resume a um erro. Você é uma boa pessoa!

3 – Eu tenho compreensão e paciência comigo

Você consegue se imaginar dando broncas, gritando e repetindo “Você errou!” para uma pessoa que está machucada por ter cometido um erro e, portanto, está precisando de ajuda, apoio e acolhimento? Seria crueldade demais fazer isso com alguém, certo?

Então por que faz isso com você mesmo? Por que pega tão pesado quando, na verdade, está precisando é de amor, abraço e colo? Se você não for paciente e compreensivo consigo, quem será? E por que consegue ser com todos, menos com você? Exercite sua paciência e sua compreensão consigo mesmo!

4 – Eu tenho o direito de errar

Sim, todos podemos errar. Somos humanos e erraremos. Contudo isso não significa que podemos errar de propósito e justificar o erro com essa afirmação. Apenas significa que errar é inevitável para nós, seres humanos. Então, quando errar, pense que não está cometendo nenhum absurdo.

Uma mulher sentada à mesa enquanto debruça sua cabeça sobre a sua mão direita. Nessa mesa, um laptop e uma xícara.
studioroman / Canva

Aliás, pense em todas as boas decisões que você tomou recentemente, em como faz bem para as pessoas que fazem parte da sua vida e em todas as vezes em que, podendo errar, conseguiu acertar. Perceba como você tem “crédito” e, se errou, vai aprender e evoluir!

5 – Eu estou evoluindo constantemente

E chegamos a este ponto! Aquele que não enfrenta desafios simplesmente não consegue evoluir. Nosso lado emocional é como os músculos do nosso corpo, que, para se desenvolverem, precisam ser exercitados. Se você não erra e não enfrenta desafios, vai ficando emocionalmente atrofiado.

Portanto, em vez de enxergar um erro como um deslize, como um tropeço, passe a enxergar como um degrau: um degrau a mais que você subiu e escalou rumo ao topo, mantendo sua tendência de crescimento e desenvolvimento. Os seus erros é que te tornaram do tamanho que você é hoje!

6 – Eu confio em mim mesmo

Perder a confiança em nós mesmos é uma das piores consequências de quando cometemos um erro e não conseguimos nos perdoar. Mas isso simplesmente não é justo! Erros, todos cometeremos. Então por que você é menos confiável do que outras pessoas se todos tropeçam?

Além disso, para quantas pessoas já estendeu a mão, e quantos objetivos impôs a si mesmo e conseguiu cumprir com sucesso? Então pare de diminuir a sua confiança por causa de um erro. Não importa o tamanho do erro, perdoe-se, para restabelecer a sua confiança em si e seguir firme e forte, conquistando muito mais!

7 – Eu não sou os meus erros

Quando cometemos um erro, parece até que esse erro vira nosso sobrenome, porque passamos a vê-lo em todos os lugares e a sentir que as pessoas nos julgam com base nele, por exemplo. Chegou a hora de mudar isso! Parte do processo de autoperdão é entender que os seus erros não te definem.

Uma fotografia que enquadrada somente a metade direita de um rosto feminino.
Patricia Davies Boyce de Getty Images / Canva

É justo um deslize e um tropeço definirem quem você é, mas não as suas vitórias e os seus sucessos? Na hora de decidir quem você é, não se esqueça de colocar as suas glórias na balança também, porque meia dúzia de vacilos não são capazes de resumir a pessoa incrível que você se tornou.

8 – Eu não sou quem fui no passado

Esta afirmação é uma que temos que repetir constantemente. Alguns sentimentos que vêm quando pensamos no passado e nos erros que cometemos, como vergonha e constrangimento, são frutos do pensamento de que não éramos tão maduros, por exemplo, no passado. Mas você não é quem foi, você agora é outra pessoa!

Há mudanças que se realizam ao longo do tempo, e você certamente consegue analisar o que fez há anos e que não faz mais. Porém há também aquelas mudanças de postura que acontecem da noite para o dia, literalmente. Então, se você não é o mesmo de ontem, no sentido literal mesmo, por que deixar seu passado te definir?

9 – Eu cheguei até aqui

Todos os erros, todos os deslizes, todos os tropeços, todos os vacilos… Sim, você superou tudo isso, tanto é que está aqui, não? Você venceu todos os dias ruins da sua vida, todos os períodos nebulosos e as tempestades. Você é, acima de tudo, um grande sobrevivente.

E você só conseguiu avançar tanto porque foi aprendendo a deixar a passado para trás para poder focar o presente e o futuro. Se tivesse ficado preso a erros do passado, quem você seria? Pense aí em um erro do passado e o que teria acontecido se mantivesse aquela postura. Entenda: você chegou até aqui e vai avançar ainda mais.

10 – Eu sou o maior merecedor do meu amor

É incrível como, muitas vezes na vida, nos pegamos entregando um caminhão de amor a pessoas que não merecem nem mesmo a nossa mísera consideração, não é? E aí, na hora em que precisamos entregar a nós mesmos – a pessoa mais importante de nossa vida – um pouco desse grande amor, não temos para dar…

Uma mulher realizando um coração com as suas mãos.
Nicola Katie de Getty Images Signature / Canva

Você precisa entender que, mais do que ninguém, você é o maior merecedor do seu amor! Você é a pessoa que mais merece as suas palavras de carinho, de acolhimento, de amor e de cuidado. Comece a praticar esse autoamor e aprenda a se perdoar pelos erros cometidos no passado. Você merece o seu perdão e vai conquistá-lo!

Você também pode gostar

Perdoar-se pelos erros cometidos é essencial para levar uma vida emocionalmente saudável e também para se acolher e entregar a si mesmo o cuidado e o carinho que você merece. Por isso, use e abuse dessas afirmações para se curar e se dedicar o seu merecido perdão!

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para colunistas@eusemfronteiras.com.br