Energia em Equilíbrio

10 dicas para viver bem de acordo com a regra de Ouro e a Ética da Reciprocidade

Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Para quem não conhece, a Regra de Ouro e a Ética da Reciprocidade são mandamentos que resumem os deveres entre os homens. É uma forma de deixar os homens mais felizes e livres, e pode ser resumida nesta frase: “Trate os outros como gostaria que lhe tratassem”.

A seguir 10 dicas para viver bem baseadas na Regra de Ouro e a Ética da Reciprocidade.

1 – Seja educado

Trate os outros como gostaria de ser tratado. Estenda a mão e mostre-se solidário. A educação é uma das atitudes mais bonitas que o ser humano pode ter. Seja educado com todos, sem discriminação em relação à crença, religião, cor e raça;

2 – Escute os outros

Escute o que os outros têm a falar. Você não tem a obrigação de concordar, mas seja respeitoso em escutar. Nada mais desagradável do que alguém falando e as outras pessoas não se mostrando interessadas.

3 – Pratique compaixão

Ajude o outro. Seja bondoso. Preocupe-se com outro de forma solidária, e não com pena. Há uma frase de Dalai Lama que diz o seguinte: “Se você quer que os outros sejam felizes, pratique compaixão. Se você quer ser feliz, pratique compaixão”.

4 – Ajude os outros

Muitos precisam de ajuda. Se você se sentir preparado e com o coração aberto, se disponha em ajudar os outros. Uma pequena atitude pode fazer uma enorme diferença na vida de muitas pessoas.

5 – Seja humilde

Independente de sua relação social, a humildade é essencial para o ser humano. É um afeto, um ato social.  Não se subestime. Você não é mais do que ninguém. Independente de sua conta bancária, não se vanglorie. Perder a humildade é perder o sentido da vida.

3fotos

6 – Cultive laços familiares

Cultive uma relação próspera com sua família. Defeito todas tem. Mas saiba que a família é um laço onde nós podemos apoiar e se sentir firmes e seguros.

7 – Seja grato

Agradeça, agradeça. Estamos tão acostumados a pedir as coisas e não agrademos em troca. Agradeça ao universo, ele conspira, acredite nisso. Agradeça por sua família, ao lugar que mora, trabalho. E se você não está satisfeito, sempre pode mudar desde que tenha um propósito de vida e cultive a espiritualidade.

8 – Ame

Ame a você em primeiro lugar. Ame aos próximos. Sinta amor pela vida, por sua vida. O amor é um sentimento puro e não está apenas relacionado ao sentimento por outra pessoa, é também a compaixão pela vida. Ame a natureza está ligação que é tão importante para o ser humano. Ame!

9 – Coloque-se no lugar do outro

Antes de julgar, coloque-se no lugar do outro. Não saia pré-definindo casos ou situações. Quando nos colocamos no lugar dos outros, temos outra opinião.

10 – Não julgue

Não cabe a você julgar o outro. Se reserve. Cuide da sua vida, de suas reflexões e ações. Julgar o outro é tirar uma culpa de nós mesmos. Quando julgamos o outro, nos colocamos no lugar daquele que tem razão e sabe das coisas. Mas quem somos nós para julgar? Reflita!

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]