Autoconhecimento Comportamento

10 mandamentos para ser uma pessoa mais alegre

Imagem de três mulheres vestidas de camisa branca. Elas estão alegres e felizes e assomprando papéis coloridos.
Sheila Santillan / Pixabay
Escrito por Eu Sem Fronteiras

A alegria é um sentimento que demonstra o prazer de viver, é o estado de contentamento e satisfação. Essa emoção pode ser causada por diversos fatores, do mais simples ao mais exuberante, isso porque é expressada de diferentes maneiras e significados nas pessoas, já que cada uma é de um jeito. A única certeza e semelhança é que a alegria é promovida por momentos felizes, os quais causam sensações de bem-estar e positividade.

É válido ressaltar que esse sentimento de alegria não pode nem deve ser forçado, de modo geral, costuma acontecer naturalmente. Quando se está alegre, as pessoas conseguem exteriorizar esse sentimento por meio do sorriso ou até mesmo chorar de alegria. Cada ação tem a sua reação, independentemente das causas e consequências, o importante é ser alegre!

Estudos com base em pesquisas mostram que o sentimento de alegria traz benefícios à saúde mental e física, melhorando vários aspectos da vida e, principalmente, sua qualidade. Como dito anteriormente, não é uma emoção que ocorre de maneira forçada, deve ser natural, mas existem formas de plantar esse sentimento para colher os seus frutos.

Imagem de um lindo campo florido de cor alaranjada. No centro desse campo, uma linda moça de cabelos longos e escuro sorrindo e com as mãos abertas em sinal de gratidão.
StockSnap / Pixabay

Veja agora 10 mandamentos para você realizar diariamente para ser mais alegre:

1. Seja grato

Praticar a gratidão tem o poder de tornar as pessoas mais felizes. Isso porque pessoas que são gratas tendem a possuir pensamentos mais positivos e, com isso, atrair mais energia positiva para o seu dia. A consequência disso? Alegria! Às vezes pode até ser difícil enxergar motivos para ser grato em momentos difíceis, mas é quando mais se precisa, pois ajuda a focar e buscar o lado positivo em todos os momentos.

2. Seja altruísta

Ser uma pessoa altruísta significa enxergar a felicidade além de você e conseguir se alegrar com as conquistas dos outros, sem esperar nada em troca. Desenvolvendo esse ensinamento, você acaba praticando mais o bem e o amor ao próximo, tendo como resultado o sentimento real de alegria e satisfação.

3. Faça-se presente

Vivendo na era digital, existem milhares de distrações que prendem a atenção e, por muitas vezes, as pessoas acabam não aproveitando de maneira adequada os momentos presentes. Muitos não olham para o céu para aproveitar o lindo pôr do sol, as estrelas ou até mesmo a viagem à praia, sem que seja para tirar uma foto para as redes sociais. Por mais que os momentos fiquem registrados, as lembranças são vagas. O ideal é estar presente de corpo e alma em todos os momentos para usufruir o máximo possível, isso desperta a sensação de completa e real alegria.

Imagem de uma praia e ao fundo um lindo mar azul. Uma mulher está na areia molhada olhando para o mar. Ela segura nos braços uma prancha de surfe.
Free-Photos / Pixabay

4. Pratique exercícios físicos

Você sabia que ao praticar atividades físicas o seu organismo libera endorfinas as quais fazem você se sentir mais disposto e com a sensação de bem-estar? E é claro que o resultado disso tudo, além de melhorar sua saúde, te transforma em uma pessoa mais alegre e de bem com a vida!

5. Alimente pensamentos positivos

Às vezes, em meio a situações difíceis, pode parecer muito complicado manter a fé e a positividade, porém é muito importante nutrir pensamentos saudáveis e positivos para que seja possível alcançar o esperado. Os pensamentos positivos são essenciais para uma vida alegre, já que eles têm o poder de fazer perceber diferentes perspectivas para agir da melhor forma em busca de paz e alegria. Pensamentos positivos atraem energias positivas.

6. Pratique meditação

A meditação é uma prática bastante antiga, porém muito conhecida pelos benefícios que proporciona ao corpo e à mente, e também pela sua acessível prática sem restrições. A meditação reduz estresse e ansiedade, melhora o foco e a atenção, auxilia na melhora dos distúrbios do sono e causa sensação de bem-estar, fora outras inúmeras vantagens. Tudo isso colabora para uma vida mais alegre e cheia de prazer!

Imagem de uma família, composta por pai, mãe e filho. A criança está no colo da mãe e no centro dela e do pai. Os três estão sorrindo e muito felizes.
Brad Dorsey / Pixabay

7. Inspire confiança

Possuir confiança é acreditar no melhor para si, é ter a capacidade de ir além, enfrentando e superando todos os obstáculos rumo ao sucesso. Uma pessoa confiante adora a vida, mesmo nos dias “ruins”, e isso é fundamental para alcançar a satisfação e, consequentemente, uma pessoa de sucesso é alguém alegre.

8. Aprenda com os erros

Algumas pessoas não conseguem lidar com as dificuldades e tornam-se frustradas e infelizes, que alimentam mágoas. É fundamental saber suportar os erros e aprender com eles, afinal só é possível consertá-los, enxergar além e adquirir sabedoria com os aprendizados que a vida impõe. Errar não torna uma pessoa pior que a outra, pelo contrário, traz a oportunidade de se tornar alguém melhor, mais sábio e, por conta disso, mais alegre e contente.

9. Abuse da criatividade

Desenvolver a criatividade pode te ajudar a perceber a vida de outra maneira, trazendo várias vantagens para o seu dia a dia, tanto pessoal como profissional, resultando em sentimentos de conquistas e alegria. Quer saber como? Por exemplo, a criatividade te faz pensar e agir de forma inovadora, fazendo você se destacar, além de aprimorar a inteligência e te dar confiança para enfrentar desafios e se adaptar ao novo.

10. Aproveite cada momento da vida

Na correria do dia a dia, muitas vezes deixamos escapar os pequenos detalhes que podem fazer uma grande diferença em nossos dias. Por isso, é importante que se tente aproveitar ao máximo tudo e todos que estão em sua volta, mesmo os mais simples gestos, pois é nesses momentos que encontramos motivos para sorrir e são eles que completam o coração de pura alegria.

Imagem de três mulheres felizes e sorridentes. Elas estão sentadas em um banco de madeira. Todas vestem um vestido de renda 
 nas cores amarelo, vermelho e branco e chapéus de palha.
Pexels / Pixabay

Você também pode gostar

O estado de alegria pode variar muito de pessoa para pessoa, porém uma coisa é certa, ele é fundamental para viver uma vida de prazeres e satisfação. E isso é tudo o que todo mundo deseja, certo? Afinal, é de momentos alegres que se vive bem a vida, eles fazem bem para o corpo e trazem paz para a alma, gerando pessoas de sucesso.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para colunistas@eusemfronteiras.com.br