Autoconhecimento Psicologia

Como superar o medo numa onda de incertezas?

Monica Dorin Schumer
O medo é complicado, ele geralmente revela para nós o que precisamos ver dentro de nós, mas, mais do que isso, nos mostra as ilusões que criamos.

Você já pensou sobre todos aqueles loucos “e se” cenários que a sua mente cria? Fazemos muito isso quando estamos pensando em excesso numa situação.

Por exemplo, torcemos o pé e ficamos preocupados com uma lesão dolorosa. Aí a sua mente começa a criar todas essas histórias ridículas: e se eu não puder andar agora? E se algo acontecer e eu perder meu emprego? E, se eu precisar ficar muito tempo fora, como vou fazer? E se eu tiver que ir para o hospital? E se o médico não me ligar de volta? E se?

Quanto mais fundo cavamos, mais ridículo o cenário fica. Embora 99,9% desses cenários sejam irreais, nós os criamos na nossa cabeça. É como o Ego cria o seu próprio programa de TV e enche de falsas percepções da nossa realidade, repleta de drama, morte, medo e incerteza.

Este é apenas um breve exemplo de quão verdadeiramente poderosa a nossa mente pode ser.

Beautiful woman sitting and daydreaming by the window

A Raiz do Medo é baseada em duas coisas:

1. Baseia-se estritamente no psicológico

Todos os seus medos são baseados em uma raiz psicológica a partir de uma memória que você experimentou em sua vida, muitas vezes estão enraizadas dentro de nossas memórias de infância ou adolescência. O medo é psicológico.

É essencialmente uma ilusão criada a partir de um medo do futuro que ainda está para acontecer. Da mesma forma, é uma ilusão que criamos através da nossa imaginação onde acreditamos que, de repente, algo está lá, quando não está. É dentro de nossas mentes através da percepção de pensar muito no futuro.

“Quanto mais fundo cavamos, mais ridículo o cenário fica. Embora 99,9% desses cenários sejam irreais, nós os criamos na nossa cabeça”

A ansiedade é um problema enorme no meio da multidão. Ao tomar consciência, isso naturalmente faz sentido. A ansiedade é uma ilusão. É criada pelo poder do pensamento futuro.

Nossas mentes estão se movendo mais rápido do que o nosso corpo pode alcançá-las, assim que, por sua vez, criam um espaço vazio ou o que gosto de chamar de “o buraco negro do pensamento”.

A ansiedade é um produto dos nossos próprios pensamentos de reciclagem. Parece um hamster correndo em uma roda. Isto é o que a ansiedade é, e a única forma de controlá-la é olhar de frente para nós mesmos.

Você não é seus pensamentos

Em vez disso, perceba que você está guiando seus pensamentos. Não precisa aceitá-los todos, em vez disso, deixe-os passar como o vento (meditação é um ótimo treino). Pensamentos estão influenciando a sua realidade o tempo todo, por isso é melhor orientá-los e mudar seu foco de volta para o momento presente, tanto quanto possível.

Está tudo na sua cabeça, literalmente.

2. Trata-se de surfar a onda de incertezas

Sempre que você se depara com medo, seja em relação a um relacionamento, uma manifestação, um novo emprego ou seja o que for, está literalmente surfando na onda de incerteza.

A incerteza cria uma energia desconfortável de pânico e descontentamento, isso é porque estamos entrando em algo que é completamente fora de nosso controle.

Nos fixamos em algo que ainda nem aconteceu!

Este é o quão absurdo o medo pode ser em nossa realidade. Estamos penando sobre o futuro da situação, o aspecto que está fora do nosso alcance que, em troca, nos faz perder o momento presente.

Exercícios

Encarar as Resistências
“Se conscientemente você observar onde a resistência está sendo diretamente ativada, vai ajudar a identificar o que está acontecendo com a mente que em troca nos permite deixar a resistência ir muito mais fácil”

Quando identificamos uma resistência, é sinal de que você está se recusando a deixar ir uma identidade do passado. Este é um ponto crucial da descoberta, porque você será capaz de empurrar lentamente o passado no limiar do medo. Ela vai te ajudar a entender seus gatilhos emocionais. Se conscientemente você observar onde a resistência está sendo diretamente ativada, vai ajudar a identificar o que está acontecendo com a mente que em troca nos permite deixar a resistência ir muito mais fácil.

PERGUNTA: Onde está a conexão de memória provocando esse medo do meu passado?

AÇÃO: Permita-se estar presente com você mesmo de 30min a 1h hoje onde esteja completamente no momento presente, conscientemente se concentrando em seu próprio corpo.

MANTRA: Agora é outro tempo.

Desapegar
“Temos que deixar ir o que não serve mais, para ajudar-nos a curar e remover o que não está funcionando em nossa vida atual”

Deixar ir nem sempre é fácil, mas é necessário avançar. Até que estejamos prontos para realmente deixar ir, a nossa mente continuamente aperta o botão da repetição. Como podemos deixar ir o que não nos serve mais em nossa realidade presente?

Deixar de lado tudo o que está dificultando e limitando-nos como uma alma na Terra. Esta etapa pode ser difícil, mas temos que deixar ir o que não serve mais, para ajudar-nos a curar e remover o que não está funcionando em nossa vida atual.

PERGUNTA: O que está limitando meu potencial mais elevado?

AÇÃO: Livre-se hoje de 5 itens físicos de que não precisa. Restos de comida, roupas velhas, lixo que nunca é usado etc. Avise sua alma que é hora de deixar ir.

MANTRA: Se não me ajuda, deixo ir.

Acreditar e Entregar

O primeiro passo é deixar ir, o segundo é a capacidade de confiar pela fé ativa e entrega absoluta.

A fé ativa é a capacidade de acreditar e se preparar para algo mesmo que você não pode vê-lo fisicamente ainda. Quando você é capaz de ter fé ativa, sua intuição só sabe que vai ficar tudo bem porque o universo está tomando conta de você.

“A questão é: você está resistindo a ela ou está se entregando ao fluxo?”

A fé ativa é o equivalente a surfar a onda de incerteza e saber que ainda vai sair por cima…

Tudo vai ficar bem, porque sua mente está se concentrando na crença de que, apesar do que acontecer, você vai estar bem. Você vai nadar através da resistência, a ansiedade e o medo. Uma vez que você sai, percebe que é apenas uma construção mental criada como uma ilusão, então deixará ir o velho.

Quando a mente tem fé ativa, podemos finalmente render-nos e relaxar no resultado desejado. Isto é porque sabemos que no fundo estamos em boas mãos. O universo não está nos preparando para o fracasso, ele está abrindo o caminho para a grandeza.

A questão é: você está resistindo a ela ou está se entregando ao fluxo?

A maioria de nós está resistindo porque não temos um elemento de fé ativa nos levando a crer no desfrute de algo desejado. Temos de parar e perceber, o universo está nos dando piscadelas cósmicas o tempo todo, sussurrando: “Ei, eu dei um chute inicial aqui…” Você está realmente prestando atenção? Os sinais estão por toda parte!

PERGUNTA: Como estou resistindo à situação e como posso confiar através da entrega?

O que não estou vendo?

AÇÃO: Crie um símbolo de fé ativa da próxima vez que enfrentar a incerteza. Use este símbolo para criar um talismã de confiança que tudo vai ficar bem. Quer se trate de uma entrevista de emprego, uma manifestação, um novo relacionamento ou até mesmo um ataque de ansiedade. Deixe-se guiar pela fé ativa para que possa se render à beleza.

MANTRA: Eu confio que mereço.

Não se subestime

A mente é poderosa, tão poderosa que podemos nos tornar alheios às coisas óbvias, como o nosso corpo energético, nossas crenças e como podemos ver a realidade de dentro para fora.

“A sua resistência, os medos e a incerteza do futuro não são reais”

Tudo é psicológico e a beleza do que está realizando essas ilusões que criamos através do medo é nada mais que ilusão.

A sua resistência, os medos e a incerteza do futuro não são reais.

Você vai ser sempre guiado pelo seu Eu Superior ou, se preferir, sua parte mais sábia e divina que vai te presentear com pistas o tempo todo. Nós apenas precisamos começar a ouvir e prestar mais atenção a elas.

Em última análise, quando estiver na dúvida, o amor é a verdade mais elevada que estará segurando a sua mão através da escuridão do medo. Sempre!

Sua opinião é bem-vinda, sempre que colocada com a educação e o respeito que todos merecem. Os comentários deixados neste artigo são de exclusiva responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site.

Sobre o autor

Monica Dorin Schumer

Monica Dorin Schumer

Minha primeira formação foi em Ciências Sociais. Me encantei com a Antropologia, ela me ajudou muito a observar o sujeito sem o pré-conceito de como ele deveria ser, neutralizando meu olhar.

Depois de ser co-terapeuta em grupos como Socióloga decidi tirar o CRP, e fiz faculdade de Psicologia. Seguindo com a especialização em Terapia Sistêmica Familiar.

Incorporei os florais como ferramenta de apoio para o emocional dos meus clientes, depois de usar por alguns anos e comprovar os efeitos em mim mesma, amigos e familiares. Decidi então fazer o curso de Especialista em Homeopatia. São inúmeros estudos que comprovam o sucesso na cura de processos mentais e emocionais, além do plus de curar o corpo físico.

Entusiasta das terapias holísticas, acabei por realizar a minha formação também em Reiki. Hoje sou mestre em Reiki Integrado que abrange os sistemas: Usui, Osho, Karuna, Teramai e All Love (antigo Seichim/Sekhem/ Reiki Egípcio).

Minha formação em Alinhamento Energético aconteceu após ter experimentado como cliente e vivido os resultados transformadores da técnica.

Contatos:

Site: monicadorinschumer.com
Facebook: facebook.com/monica.dorin.schumer.menucha
Instagram: @monica.dorin.schumer/
Youtube: Canal Monica Dorin Schumer
Celular: (021) 98749-4949

Atendimentos presenciais no Rio de Janeiro ou por Skype.